quinta-feira, 28 de abril de 2016

5 Dicas de Livros Para Nos Tornar Mais Felizes

Misa Ferreira
A felicidade mora dentro das pessoas, não está nas coisas, mas na gente. Estamos sujeitos a tudo como perdas, doenças, dramas pessoais de toda a ordem. Impossível esperar estar tudo bem para ser feliz. É um treino, uma prática de vida. Ler livros que nos ensinam um pouco de como viver feliz faz parte do treino.

5 Dicas de Livros Para Nos Tornar Mais Felizes 

1- “Aprender a viver” – Luc Ferry – Luc Ferry é um filósofo defensor do Humanismo Secular. Este é um livro de iniciação à filosofia, voltado para adultos que querem entender a filosofia e jovens que desejam estudá-la mais a fundo e procuram uma base de conhecimento. Bem, o próprio título sugere que podemos aprender a viver, ou lidar com a vida caótica da segunda metade do século XX e início do século XXI. Gostei muito deste livro porque nos incita à reflexão. Para ser feliz é necessário se conhecer, conhecer o pensamento dos filósofos, conhecer o que pensavam e pensam sobre a felicidade e como viver bem.
 
2- “Campo Geral” – Guimarães Rosa – O tema da alegria é bastante importante e presente em toda obra de Rosa, em seus romances e contos. Sempre encontramos crianças cheias de sabedoria e sensibilidade como Miguilim. (“Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro!...”).

3- “Memórias de vida e luz”- Jacques Lusseyran – Este é um livro autobiográfico que posso dizer que mudou minha vida. O autor ficou cego em um acidente quando ainda era um menino. Completamente independente, participou da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial, e um dos pouquíssimos a sair vivo de um verdadeiro inferno. Seus companheiros, quando queriam conhecer determinada pessoa em quem ainda não podiam confiar, chamavam por Jacques, que mesmo sem olhos, era profundo conhecedor da alma humana. A cegueira dos olhos fez abrir novos e incríveis horizontes em sua vida, e o fez descobrir a alegria de viver. É um livro raro de preciosidade e raro de se encontrar, mas vale a pena procurar. (“A luz está dentro de nós, ainda que não tenhamos olhos.”) 
 
4-  “Minha vida é um Blog aberto” – Elika Takimoto – Um livro de crônicas ganhador do Prêmio Saraiva, 2014. Um conjunto de crônicas encantadoras. Textos que tratam de acontecimentos cotidianos, mas contados de uma maneira especial, não deixando o sorriso desaparecer de nosso semblante durante toda a leitura. (“Meus deleites”: “... cheiro de nenê, ver que meu colesterol está baixo, dar uma aula legal, ver um esquilo parado, cheiro de cocô de vaca, ver fotos antigas ...”)
 
5- “Filandras” – Adélia Prado – Um livro adorável de crônicas. E eu que pensava que Adélia Prado escrevia somente poesias. Crônicas geniais, que falam também da vida diária, dos fatos corriqueiros e singelos como o cão que vigiava os porcos e quando um deles fugia, o cãozinho partia em disparada para avisar a mãe de Adélia para que ela tomasse providências. São relatos de felicidade pura e simples, que todos têm ou podem descobrir em suas próprias vidas. 
“Entristecidos, porém alegres, como nos aconselha São Paulo”.

Misa Ferreira é mineira de Itajubá nas Minas Gerais. Bancária aposentada, começou a escrever da noite para o dia, e nunca mais parou. Escreve contos e crônicas. Já escreveu os livros: “Demência, o resgate da ternura”, um relato real sobre a demência de sua mãe, e “Santas mentiras”, um conjunto de crônicas e contos. Espera a publicação de um livro infantil e também de um romance. Recebeu alguns prêmios por contos e crônicas: “O amante”, 1º lugar no Concurso Nacional de Contos e Poesias 2006, promovido pelo Departamento de Letras da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (PR) – 1º lugar com a crônica “Linguagem de médico” no Concurso Cultural ANABB de 2013, 3º lugar com o conto “O espírito de Kenichi, no Concurso Bunkyo de contos” de 2014.  É articulista do “Conexão Itajubá”, e colabora com a revista “Conexão Literatura” de Ademir Pascale. Blog: http://misaferreirablog.blogspot.com.br.

Curta a fanpage da Revista Conexão Literatura: Clique aqui.

 
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

MENTES ADOLESCENTES

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels