quarta-feira, 27 de abril de 2016

Saiba mais e aprenda em 5 etapas o que é um fanzine e como criá-lo:

Thina Curtis ao fundo
1 - Conexão Literatura: Afinal, o que é um fanzineiro?
Thina Curtis: Ser fanzineiro(a) acima de tudo é ser apaixonado pelo que faz, é um estilo de vida.
Você não está necessariamente preocupado com dinheiro, mas sim pela emoção que é trocar fanzines, receber cartas e conhecer pessoas de todos locais possíveis. Tudo isso é devido aos fanzines.
Faço fanzines por amor, pois ele faz parte de mim. O fanzine é visceral em mim, faz parte da minha essência e da minha vida.

2 - Conexão Literatura: O que é preciso para criar um fanzine?
Thina Curtis: Primeiro você tem uma necessidade de expressar algo, seja poesias, artes de todas as formas e formatos, quadrinhos, política ou outros temas e à partir daí fazer algo. Você é o autor, protagonista e editor. Basta ter ideias e parafraseando Glauber Rocha: Uma ideia na cabeça, lápis e papel na mão. A ideia é que você faça algo você mesmo, fanzineiros são inquietos (rs).

3 - Conexão Literatura: O fanzineiro vai gastar muito dinheiro na produção do seu fanzine?
Thina Curtis: A ideia do fanzine é justamente não ter muito gasto, que o custo seja mínimo, então tudo vai de quantas cópias você vai fazer. 100 cópias é um número bacana pra divulgar e o preço sai mais em conta numa copiadora grande.

4 - Conexão Literatura: Após criar um fanzine, como ele poderá ser divulgado e lido pelos leitores?
Thina Curtis: Geralmente ele é divulgado em eventos, shows, Casas de Cultura, Bibliotecas e algumas escolas produzem e divulgam também.
Eles podem ser distribuídos em qualquer local. Já vi em trens, na Avenida Paulista(SP), Bares, Casas Noturnas, vernissages e Saraus.
O Café Ilustrado por exemplo foi lançado em um Encontro de Literatura e Bibliotecários na Rota Romântica na cidade de Picada Café/RS, numa Pousada Colonial.
O Poemas Ilustrados em uma grande Feira de Publicações Independentes em Porto Alegre.
O Unknow Pleasures lançado em 2013 foi lançado em um Sarau na Casa das Rosas. 

5 - Conexão Literatura: Como os interessados poderão conhecer e saber mais sobre os seus fanzines "Café Ilustrado", "Substance - Poesias em Quadrinhos" e "Poemas Ilustrados"?
Thina Curtis: As pessoas podem entrar em contato comigo pelo facebook (Thina Curtis), também tenho o grupo Fanzinada no facebook.
ou por e-mail: oficinadefanzine@gmail.com o  site é: www.fanzinada.com.br

Agradeço a você Ademir por ceder um espaço para se falar sobre os fanzines e pelo incentivo a nossa literatura nacional! Parabéns!!!
Thina Curtis: (Internacionalmente conhecida como Dona Fanzine, musa dos  fanzines e quadrinhos underground) é Andreense de nascimento, Poetisa, assídua Fanzineira, Arte-Educadora, Resenhista  de quadrinhos no site Impulso HQ, devoradora de quadrinhos e livros, dirigiu o documentário Punk S.A, ativista cultural desde a adolescência.
Produtora Cultural de Artes sem Medidas e Fronteiras. Ministra oficinas onde a literatura e a informação vem reforçar o senso crítico pela cidadania e consciência em debates sociais.
Responsável pelo evento de Fanzines, Publicações Independentes e Artes Integradas “Fanzinada” (A Fanzinada foi indicada ao Troféu HQ Mix na categoria de melhor evento).
A Fanzinada nasceu para se comemorar o Dia Internacional do Fanzine no Brasil, que é 29 de Abril que até então nunca tinha acontecido.
Publica Fanzines desde 1989, participou de inúmeros fanzines e editou outros tantos edita a 13 anos o Spell Work, Café Ilustrado, Poemas Ilustrados, Poesias em Quadrinhos, Closer, Unknow Pleasures.


Curta a fanpage da Revista Conexão Literatura: Clique aqui.

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Muito bom, Thina (Dna. Fanzine). E lembrando que 12 de outubro é o Dia Nacional do Fanzine.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels