sábado, 28 de maio de 2016

Entrevista com Paulo Luís Ferreira, autor do livro Século XXI

Paulo Luís Ferreira é natural de Recife/Pe. Nascido em 17/07/1953. Viajou para São Paulo em 1973 no intuito de estudar artes dramáticas. Perambulou por diversas escolas e grupos de teatro. No entanto, a lei da sobrevivência falou mais alto. Voltando assim, a trabalhar como fotógrafo, sua profissão nata. Quando começou sua peregrinação pelo Brasil, fotografando para Cartões Postais. No ano 2000 sofreu um grave acidente, pelo qual ficou inabilitado na especialidade de seu trabalho. Hoje é Professor de Geografia e História. Como escritor, escreveu para teatro, e ganhou o “Prêmio Estímulo à Literatura” pela Sec. de Cultura de S. B. do Campo, com o conto “Minha Família Querida”; e “O Escritor”, pela Faculdade do Paraná. Outros contos foram publicados pela Revista Literária “Tantas Letras” e “Ponto e Contraponto”. Monitorou diversas Oficinas Literárias. É autor do Romance, “Um Suco de Laranja sem Açúcar com Hortelã”

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Paulo Luís Ferreira
Paulo Luís Ferreira: Em um tempo de minha vida, (cerca de 25 anos) passei viajando de ônibus, barcos, trens... Por esse Brasil adentro, tomando “chá de banco”, em rodoviárias, aeroportos, hotéis... Nesses entrementes lia e escrevia tudo o que me era vivido, assistido e ouvido. Quando no ano 2000 sofri um acidente aéreo, em um monomotor, a trabalho. No período de (cerca de 30 meses) de convalescência passei a copilar meus escritos, dando-lhes alguma forma. Ao me recuperar das enfermidades, passei a participar de várias oficinas literárias, onde ganhei alguns prêmios. Tomei gosto. Então, hei-me aqui, anunciando meu livro de contos, e um romance já escrito.

Conexão Literatura: Você é autor do livro "Século XXI" (Clube de Autores). Poderia comentar?

Paulo Luís Ferreira: Século XXI é um conjunto de contos, cujo tema, necessariamente diga respeito única e exclusivamente ao século que vivenciamos, no entanto está impregnado com suas mazelas, sejam elas pelas incompreensões humanas, sejam pelos distúrbios pessoais de cada indivíduo, os quais fazem parte do cotidiano deste mesmo século. Isso dito ora de forma melancólica, ora com humor, ora com o trágico. Sendo o psicológico o mais contundente fator de sentidos das personagens.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Paulo Luís Ferreira: O remorso é o maior delator de um crime. Faz dias que eu não como e não durmo. O remorso dói como uma ferida aberta a sangrar pelos móveis, pelo teclado do computador, de onde escrevo agora. Pelas pernas, encharcando as meias de sangue. Eu fico olhando as paredes que eram brancas, vendo imagens que correm de lado a outro. Quando deparo com manchas de escarlate seiva desenhando a cara dela. Caminhando de cabeça para baixo pelo teto. A boca aberta. A língua, ora serpenteando, ora estirada, tesa. Apontando para mim, acusando-me. Falando coisas terríveis dentro do meu ouvido. Eu mando que cale a boca, mas ela não cala. Estou com a boca seca, o peito mole doendo. Difícil é engolir a noite, mastigá-la e sentir seu gosto amargo. Ouvir a campainha tocando sem parar. A angústia fazendo do desespero uma faca silenciosa cortando as fatias do medo e saber que serei a próxima vítima de mim mesmo.

Conexão Literatura: Para quem você indicaria a leitura de "Século XXI"?

Paulo Luís Ferreira:  “Século XXI” têm contos para todos os gostos: são contos repletos de: humor, tragicomédia, libidinagem, surrealismo, sonhos, pesadelos, inconformismo e incógnitas. Embora, aconselhável para depois dos 14 anos. Porque o ministério da cultura adverte: contêm cenas picantes.

Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Paulo Luís Ferreira: Pela internet: Através do Clube de Autores, site: www.clubedeautrores.com.br (Clique aqui), e ainda pelo Google e Facebook – pelo título ou nome do autor

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Paulo Luís Ferreira: Em construção mais um livro de contos e um romance curto, (novela).

Perguntas rápidas:

Um livro: “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago.
Um (a) autor (a): Rubens Fonseca.
Um ator ou atriz: Matheus Nastergale
Um filme: ½ Noite em Paris
Um dia especial: Dia de meu nascimento.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Paulo Luís Ferreira: Se o alimento alimenta o corpo, a leitura alimenta a mente.  Então leia: SÉCULO XXI .
E que esta divulgação realize o primordial para um escritor: ser lido, opinado, criticado.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels