quarta-feira, 18 de maio de 2016

Resenha de Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares


Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (Leya Brasil) é uma mix de tudo o que você já viu e, mesmo assim, é uma  obra que consegue ser singular. Sua história aborda pessoas com poderes inexplicáveis (lembrou de X-men?), viagem no tempo (De volta para o futuro?), um jovem garoto descobrindo um mundo de magia (Harry Potter?) e outras referências mais que não cabem ser ressaltadas para evitar spoilers.

Resumidamente, Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares conta a história de Jacob, um jovem de 16 anos muito próximo de seu avô, que afirma ter passado parte de sua vida em um orfanato com crianças fora do comum. Para provar, ele mostra a Jacob algumas fotos de seus antigos companheiros, como uma menina capaz de flutuar (que está reproduzida na capa do livro) e um garoto erguendo um grande rochedo com apenas uma mão. Após uma série de acontecimentos, Jacob vai até o local onde fica localizado o tal orfanato e descobre que as histórias de seu avô são reais.

Além de bem escrito, o livro possui um enredo amarrado de forma meticulosa. Após o término da leitura, é forte a sensação de que tudo o que está na história deveria estar, sem colocar nem por. E a trama sempre mantém uma dúvida no ar; quando ela é respondida, surge uma nova, o que ajuda a manter a atenção às novidades descobertas por Jacob (e pelo leitor, ao acompanhar a jornada do garoto). Ainda sobre o enredo, é fantástico como praticamente não há pontos soltos.

Outros destaques são os personagens muito bem construídos e a relação entre eles. A admiração de Jacob pelo avô, por exemplo, é justificável, sobretudo, pela pouca proximidade que o garoto tem com o pai. O mesmo vale para a necessidade de socialização de Jacob com as crianças peculiares. Afinal, o garoto quase não tem amigos e se depara com um grupo em que é querido. Esse cuidado com os detalhes dos relacionamentos ajuda (e muito) a dar credibilidade a trama, facilitando a imersão.

É necessário ressaltar também o que o livro tem de mais legal: as fotos. Jacob comenta que o avô lhe mostrou a foto de uma garoto flutuando, você vira a página e... a foto está lá. Alguém afirma que um personagem dorme armado e que tirou uma foto para provar. E a foto também está lá. A proposta não é a mais inovadora do mundo literário, mas funciona tão bem que cria uma experiência de leitura única e que certamente fará com que o leitor diferencie o Orfanato da Srta. Peregrine dos demais livros que ler.

Em breve, nos cinemas

Se você entende de cinema, existe uma grande chance de pensar naturalmente nas criações bizarras de Tim Burton enquanto conhece os personagens incomuns (há uma garota com boca na nuca. E ela só se alimenta por ela!) de Orfanato da Srta. Peregrine. Não é muito difícil imaginar Burton lendo o livro e concluindo que queria dirigi-lo. A prévia do resultado já pode ser vista na internet: o primeiro trailer já foi divulgado. Se você não assistiu, clique no link abaixo.


O longa-metragem chegará aos cinemas no dia 20 de setembro, tempo mais do que o suficiente para se divertir lendo o livro; ou melhor, os livros, já que Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma trilogia.  Cidade dos Etéreos, o segundo volume da série, está nas livrarias, e o terceiro livro não deve tardar a chegar por aqui.
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Sempre que vejo um filme gosto de ler o livro.Comprei o livro antes de ver sua resenha está emprestado com meu filho rsrsrs agora então aumentou mais ainda minha vontade de ler o livro e claro assistir o filme muito boa a sua dissertação adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Rosane. O livro é recomendadíssimo. Com certeza, você irá gostar,

      Excluir
  2. Estou louca por esse livro <3 Vi muitas resenhas positivas a respeito dele. Gostei da sua resenha! Pretendo assistir ao filme também.
    Bjs

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels