quinta-feira, 16 de junho de 2016

A Situação uma novela estranha de Jeff VanderMeer

Antes de falar sobre a novela estranha de Jeff VanderMeer temo que falar de New Weird é necessário para explicar o título deste post, afinal, a estranheza desse gênero  tem trazido muitos fãs que tentam desvendar os seus mistérios.

Surgido, provavelmente, durante a década de 90 o tema central é subverter as ideias românticas, combinando elementos da ficção científica, horror e fantasia. O objetivo do New Weird é não seguir as convenções ou exemplos estereotipados. Veio à tona no Brasil com algumas publicações por parte da Tarja Editorial, editora que infelizmente encerrou as suas atividades.

Minha Gerente era extremamente magra, feita de plástica, com papel recobrindo o plástico. Acho que sempre esperaram que um dia o coração dela começaria a bater, mas ele continuava tal qual uma folha seca dentro de sua caixa torácica, animada a subir e descer apenas por sua respiração.

A partir dessa pequeno conceito podemos avançar no livro A Situação de Jeff VanderMeer publicado em 2011 pela Editora Tarja Editorial. O tema principal, por incrível que pareça, remete ao mundo corporativo e seu organismo que é vivo e muito estranho.

Temos um protagonista que não sabemos seu nome e que vive os problemas dentro de uma corporação. Esse personagem encontra vários problemas que todo profissional enfrenta na disputa por um lugar ao sol. Intrigas internas e hierarquias autoritárias e uma empresa que não sabemos que relação tem com a sociedade compõe a estrutura do enredo.

O que é estranho nessa narração são os elementos colocados. A empresa na qual esse personagem trabalha produz criaturas mutantes e os personagens não são totalmente humanos. Alguns tem mutações orgânicas e outros tem partes mecânicas, inclusive, plástico como partes do corpo. Algo muito bizarro.

Os problemas corporativos não são novidades para ninguém, porém, com uma roupagem diferente e bizarra faz você repensar alguns aspectos do dia a dia, afinal, vivemos numa sociedade em que a competição é voraz e o livro destaca alguns elementos que nos lembra a todo momento essa voracidade.

Talvez dessa forma faz com que você faça discussões mais profundas, pois desconstrói aquele padrão de livros corporativos que as vezes prometem um futuro promissor com várias regras idiotas que nem mesmo aqueles que as escreveram seguem a risca. O livro é para chocar mesmo, com algo bizarro e promover discussões profundas.

Digo isso, pois as disputas selvagens que temos nas corporações algum dia terão que ser discutidas, afinal, essa loucura toda é muito bizarra e produz um contingente enorme de pessoas com problemas psicológicos. Há inúmeras pesquisas que ratificam esses problemas, inclusive, o mal do século, a depressão. 

Os elementos gráficos do livro seguem a narração, pois a cada título há uma imagem que foge do tradicional. É uma confusão de imagens que provocam sensações malucas  e desordenadas. Vale a pena ler, inclusive, pelas referências que faz do livro A Metamorfose de  Kafka.

Jeff VanderMeer nasceu nos Estados Unidos na Pensilvânia no dia 07 de julho de 1968. É escritor, editor e professor. Ganhou vários prêmios entre eles o Prêmio Nebula, Rhysling Award, Prêmio Britânico Fantasia, British SF Award, Wordl Fantasy Award três vezes e foi finalista do Prêmio Hugo. Atualmente vive em Tellahassee, na Flórida, com a esposa.




Autor: Jeff VanderMeer
Titulo: A Situação
Ano: 2011
ISBN: 9788561541286
Páginas: 120
Editora: Tarja Editorial
Nota Skoob: 3,4

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

MENTES ADOLESCENTES

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels