sexta-feira, 10 de junho de 2016

Autor lança livro sobre trabalho nos terminais de combustíveis

Arthur Madagascar
Nasceu em Recife-PE, primeiro dos 4 filhos de uma família que veio do sertão para a capital na década de 50. Teve muita dificuldade para trabalhar e estudar. Ingressou em 1980 na UFPE (Engenharia de Minas). Não conseguiu terminar (estudou 3 anos). Interrompeu o curso para ingressar em 1983 na Petrobras por concurso. Viagens, trabalho de turno, 32 anos de trabalho (estagiário, operador, supervisor, gerente); a nova família chegando, novas responsabilidades. Não pode retornar a universidade. Paralelamente participou e ainda participa de trabalho voluntário, onde criou o blog Voluntários Amigos da Luz, para ajudar no combate a violência no Recife de 2005 (já desativado, conforme planejaram). Hoje, tem 2 filhos (um Biólogo e uma Internacionalista) e uma esposa que o ajudou e ajuda muito nesta caminhada. O autor está oito meses aposentado e terminando este ano o curso de Processos Gerenciais (tecnólogo); para dar continuidade ao trabalho voluntário.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Arthur Madagascar:  Desde os 13 ou 14 anos que escrevo muita coisa. Já no tempo da universidade foi escolhida uma de minhas poesias para divulgação. Com o tempo continuei escrevendo e sempre guardando, sem o pensamento em divulgar. Parecia muito hermético para o leitor comum. Parecem conter mensagens; eu as entendo quase sempre. Guardei-os, até minha família atual e alguns amigos, insistirem na publicação. Resolvi atendê-los.

Conexão Literatura: Você é autor do livro "O Trabalho nos terminais de combustíveis" (Biblioteca 24h). Poderia comentar?

Para adquirir o livro: clique aqui
Arthur Madagascar: Sim. Este livro é o segundo livro, de três que já publiquei. Esta é uma história longa, pois seria natural a publicação das poesias primeiro, já que estavam prontas por muitos anos. Porém em 2012, depois de diversas viagens pela empresa, principalmente norte e nordeste; verificando a condição de conhecimento dos profissionais iniciantes no trabalho com: Terminais, navios, GLP, LGN, trabalho em píer, portos de derivados, tancagens, etc.  Observei que não existia essa literatura de forma simples e objetiva para este trabalho, que tende a crescer após a quebra do monopólio e a chegada do pre-sal. Resolvi ajudar primeiro esse público. A ideia é repassar esse conhecimento (sem fins lucrativos) de forma segura e sustentável para os profissionais, através das escolas e empresas.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Arthur Madagascar: Destaco a função do Supervisor “O Supervisor de Operação de Transferência e Estocagem, geralmente já executou no passado, a tarefa de Operador de Transferência e tem grande experiência na área de Terminais. Além do equilíbrio gerencial, para manter o trabalho operacional diário, necessita realizar principalmente algumas fainas: 
- Postura e comportamento operacional da equipe;
- Participar como líder de uma Brigada de Emergência;
- Vistoria e assinatura de documentos ligados às tarefas operacionais;
- Realizar TOLT (Treinamento Operacional no Local de Trabalho), para Operadores e Auxiliares;
- Melhoria da motivação e disciplina operacional;
- Elaboração dos Procedimentos operacionais;
- Análise e execução da Programação operacional;
- Substituição interinamente do Gerente Operacional
- Análise nos relatórios de sobre estadias de navios, etc.”

Conexão Literatura: Para quem você indicaria a leitura de "O Trabalho nos terminais de combustíveis"?

Arthur Madagascar: Devido a linguagem simples; todos que tenham interesse em conhecer noções desse campo de trabalho da indústria de petróleo e derivados; da indústria que trabalha com tancagem, bombas, dutos, caminhões tanque e líquidos em geral. Estudantes da área técnica e professores; Empresas que trabalham com o GLP; Profissionais e estudantes de cursos de petróleo e gás; Empregados da indústria em geral que queiram expandir o conhecimento, etc.

Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Arthur Madagascar: O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Biblioteca 24h (com desconto) ou nas Livrarias Cultura do País.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Arthur Madagascar: Estamos finalizando os registros de mais 2 livros (estão no blog). Mais um técnico (TREINAMENTO OPERACIONAL) e o primeiro de poesias (AS QUADRAS DE MADAGASCAR). Temos a ideia de mudar de foco técnico e aprofundar em outras áreas. Escrever futuramente sobre a vida e os seres humanos (já temos alguns rascunhos). Pensamos também em traduzir futuramente os livros técnicos para o inglês.

Perguntas rápidas:

Um livro: Banquetes Mortais
Um (a) autor (a): Humberto Rhoden
Um ator ou atriz: Lima Duarte
Um filme: O expresso da meia noite
Um dia especial: todos!

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?
Arthur Madagascar: Estamos sempre que possível atualizando o BLOG: ARTHUR MADAGASCAR (http://arthurmadaga.blogspot.com.br).  Lá você verá os outros dois livros já publicados e os próximos 2 lançamentos (mais um técnico e um de poesia). Os livros podem também ser acessados pelo Google book e Amazon.com.        Abraço para todos e obrigado!

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels