segunda-feira, 6 de junho de 2016

Feliz Dia dos Namorados é o mais novo livro da autora Neyd Montingelli

Nascida em Curitiba, a cidade dos casacos, casada com Tadeu Antonio Montingelli, mãe de 4 filhas e agora avó de um lindo netinho. Formou-se em Psicologia pela Universidade Tuiuti, mas durante sua vida, fez outros cursos, pós graduações e especializações conforme o trabalho ia exigindo. Trabalhou na Caixa Econômica Federal e por lá se aposentou. Teve um Laticínio e se especializou em queijos e derivados finos com o Leite de Cabra. Compartilha seus conhecimentos sobre leite e queijos com produtores em sites na internet gratuitamente. Escreveu o primeiro livro em 2007, Culinária com Produtos Caprinos, o segundo foi um presente para a filha que  ia casar e não parou mais. Os outros livros foram histórias do tempo de trabalho e agora escreve contos. Todos os dias as ideias surgem, os personagens, os temas e as tramas surgem e transformam-se em contos que logo vão se transformar em mais um livro.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Como foi o início de Neyd Montingelli no meio literário?

Neyd Montingelli
Neyd Montingelli: Em 2007 Eu queria colocar em livro algumas receitas, modo de fazer queijo e um pouco da minha história com as cabras e o leite. A Editora 5 Continentes aceitou minhas ideias e aprovou o meu livro, sem custos. Foi interessante e gratificante receber impresso um trabalho que era só meu. Depois desse seguiram-se mais 76 entre antologias e livros solo.

Conexão Literatura: Você é uma escritora ativa e tem muitos livros publicados, entre eles "Feliz Natal - Poesias", "Contos Premiados", "Cavalos e Contos", "Dançar em Paris", "A Bordo do Mundo", "E Agora", “Sangue é Sangue", entre outros. Qual mais lhe marcou e por quê?

Neyd Montingelli: O livro Sangue é sangue é um deles que gosto muito. Os quatro contos foram escritos depois de muita pesquisa e parti da inspiração através de um sonho muito esquisito, de duas das muitas histórias que ouvi de familiares e lembranças um tanto fantasiosas da minha infância. A capa foi idealizada por Diogo Cesar que bem traduz um dos contos, com um quadro do Jardim Botânico aqui de Curitiba ao fundo.

Conexão Literatura: É verdade que você ainda tem vários escritos guardados na gaveta?

Neyd Montingelli: E muitos! Meu desktop está coberto com ícones de novos títulos. Eu tenho a ideia, idealizo o título (para poder pensar sobre ele ou achá-lo no computador), delineio os personagens principais, ambiente e tópicos gerais do enredo. Todo dia dou uma beliscadinha em alguns desses, escrevendo um parágrafo, uma página. Hoje estou com 29 títulos, apenas, alinhados e aguardando... 

Conexão Literatura: Você também é autora do livro "Receitas para minha filha que vai Casar", obra da qual achei bem interessante, pois você elaborou inicialmente um manuscrito que seria para sua filha que casou. Conte para a gente como foi toda essa história e o que os leitores encontrarão neste livro.

Neyd Montingelli: Quando minha filha estava para casar ela pediu que eu fizesse um arquivo no computador com as receitas das comidas que ela mais gostava. Comecei a escrever e a cada receita eu ficava preocupada, pois esta filha (e todas as filhas desta geração) não sabe cozinhar, então eu não poderia simplesmente escrever a receita, teria que explicar timtim, por timtim. Assim fiz. Não satisfeita, pensei: “além de não saber cozinhar, ela (e as outras) também não vai saber lavar essa panela em que cozinhou”. Então fiz um capítulo ensinando a lavar a louça. Depois, veio: e a geladeira? Outro capítulo: Como limpar a geladeira e o freezer. E assim foi. Ficou comprido o arquivo. Afinal, a gente cria a filha para nós, não pensa que ela vai ter a vida dela, não vai ter a mamãe perto e isto é um erro. Com o livro, tentei colocar as dicas de como cuidar da casa e dos afazeres domésticos, cumprindo essas tarefas ela mesma, junto com o marido ou dando ordens para uma empregada ou diarista, pois coloquei até um capítulo de como comandar uma funcionária, caso ela trabalhe fora. Por isso que no título do livro tem um complemento: Para a cozinha e para a vida. Além das receitas coloquei algumas dicas de relacionamento com a sogra e com o marido. Eu quero que o casamento dela seja: Felizes para sempre.

Conexão Literatura: Você teve um Laticínio e se especializou em queijos e derivados finos com o Leite de Cabra, o que resultou também na criação do livro "Culinária com produtos Caprinos". Fale mais sobre este livro e para quem você o indicaria.

Neyd Montingelli: Quando fiz este livro a intenção era compartilhar o que aprendi com a criação de cabras e com o meu trabalho no Laticínio. A Editora aceitou o meu livro e fez a edição sem custos para mim, o que agradeço profundamente. É uma pequena amostra do que tenho para dividir com as pessoas. Quem gosta de carne, leite e queijos de cabra encontrará 74 receitas fáceis. Coloquei também algumas receitas de fabricação de queijos caseiros e falo do começo da minha história com as cabras. O leite de cabra é nutritivo, saboroso, mais digestivo e com indicações até médicas para auxiliar na recuperação de convalescentes, idosos, pessoas com problemas digestivos e crianças. O queijo tem sabor diferenciado e na Europa é requisitado nos melhores pratos.

Conexão Literatura: Agora você lançará o livro "Feliz dia dos namorados". Poderia comentar?

Neyd Montingelli: Este é o quarto livro da série Feliz Viver. Já lancei o Feliz Natal, Feliz Páscoa e Feliz Dia das Mães. Nestes livros coloco Contos, Poesias e Receitas deliciosas. O Feliz Dia dos Namorados está com poesias delicadas e amorosas e os contos retratam o amor e carinho entre os namorados. Todos os livros vêm acompanhados de brindes para os leitores. Para os namorados, um colar com pingente de corações. As receitas são fáceis e estão bem explicadas. O próximo será um presente para as vovós, em julho.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de "Feliz dia dos namorados", especialmente para os nossos leitores?

Torcida

A tela verde ligada,
A sala preparada.
Aconchegados no sofá,
A espera do apito inicial.
Abraçados no gol, separados nos pênaltis,
Torcemos, vibramos.
Mas, eu confesso:
Não é a bola no pé
Que me faz vibrar.
É a sua companhia,
Com essa alegria.
                     Neyd Montingelli

Conexão Literatura: Como os leitores deverão proceder para adquirir seus livros e para saber mais sobre você?

Neyd Montingelli: Através do meu site: www.neydmontingelli.com.br, pelo Facebook: https://www.facebook.com/Neyd-Montingelli-e-seus-livros-461223380614644/ e Livrarias Curitiba, pelo site www.livrariascuritiba.com.br  ou nas lojas físicas.

Perguntas Rápidas:

Um livro: Jesus o Cristo
Um(a) autor(a): Aghata Christie
Um ator ou atriz: Sean Connor
Um filme: O segredo do Abismo
Um dia especial: Hoje

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Neyd Montingelli: Introdução do meu livro Feliz Dia dos Namorados:
Namorados para sempre,
eternamente!
Amar é alimentar a vida.
Os enamorados são mais felizes, respiram melhor, vivem mais.
Nada melhor que amar e ser amado!
Todos merecemos esta felicidade. Se você tem um amor, ame mais, todo dia, todo instante e demonstre seu amor. Se você não tem um amor, busque, procure, ache o seu amor longe ou perto e seja feliz.
A promessa do amor é a constante felicidade, maior que todas as ações da vida.
                            

Compartilhe:

2 comentários:

  1. Agradeço imensamente pela entrevista. A Revista Conexão Literatura sempre apoiando os escritores.

    ResponderExcluir
  2. Também agradecemos por ceder a entrevista e desejamos muito sucesso no lançamento do seu livro :) Abraços.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels