quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Jovem promessa da literatura nacional comenta sobre seus livros e influências

Thays Martins de Paiva
ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Conte pra gente como foi seu início no meio literário, influências, etc.

Thays Martins de Paiva: Bom, minha mãe é professora de português então desde sempre ela, de alguma forma, me influenciou. Lembro-me do dia em que ela foi comigo até a escola ela dava aula – e eu passei a estudar – para fazer uma conta na biblioteca. A partir daí eu estava sempre lá. Mas confesso que grande parte do meu amor pela leitura começou depois que conheci Harry Potter. Após  ler o primeiro livro da saga em menos de um dia, pedir o segundo e em seguida devora-lo na mesma velocidade não parei mais de ler.

Conexão Literatura: É verdade que você chega a ler quatro livros ao mesmo tempo?

Thays Martins de Paiva: Sim, porém, nos últimos tempos não pude fazer tanto isso, pois final de faculdade é algo que pesa e nos faz usar o tempo livre para as leituras exigidas pelos professores e pelo trabalho final de curso.

Conexão Literatura: Aos 15 anos você começou a escrever seu primeiro romance, mas parece que ainda não foi finalizado por se tratar de uma série de cinco livros. Conta mais pra gente.

Thays Martins de Paiva: Sim, o primeiro livro está pronto. Comecei a revisa-lo há alguns meses, mas parei por conta da faculdade e trabalho. Já tenho ideias para início do segundo e tramas do terceiro e quarto, bem como do final do quinto livro. É um livro de lobisomens, mais especificamente, um jovem lobisomem, mas ele não é tão cheio de magia ou coisas supernaturais, exceto o fato lobisomem em si haha. O que preciso mesmo é de tempo e um pouquinho mais de dedicação, confesso, no entanto para o estudante em seus momentos finais de curso, como já mencionei, dedicar à coisas que não dizem respeito à monografia e faculdade, em geral, é algo bem difícil haha.

Conexão Literatura: Você é amante da Língua Portuguesa e também estuda outros idiomas. É fluente no inglês, estuda alemão, francês, italiano e ainda possui um livro de contos finalizado, um romance esperando ser aceito por alguma editora e dois livros de poesia. Você escreve e estuda muito. Como é o seu dia-a-dia? Existe algum ritual para conseguir fazer tantas atividades? 

Blog "O Estranho mundo de Thays"
Thays Martins de Paiva: Sim, adoro Português, mas adoro aprender outros idiomas também. O último semestre foi bem conturbado e não pude me dedicar como gostaria ao estudo de todas as línguas, mas nunca deixo de dar pelo menos uma olhada em algo para não esquecer, e claro, os planos para esse segundo semestre incluem voltar a estudar todas com afinco. Escrever pra mim é tão natural quanto... sei lá, respirar. Portanto, terminar os livros de poesia foi bem fácil, pois escrevo em qualquer lugar e a qualquer momento. Os contos eu demoro mais pra escrever, inclusive, há dois ou três no blog que não foram postados por completo, pois eles exigem mais preparo e revisão. O ritual é basicamente não ceder ao cansaço e a não procrastinar, o que apesar de ter sido algo quase impossível esse semestre devido a diversos fatores é uma coisa que já está mudando...

Conexão Literatura: Um dos seus títulos aguardando por publicação é o Confissões de um Suicida. O seu livro reúne dezenas de poemas em tons sombrios e soturnos. Poderia comentar? 

Thays Martins de Paiva: Sim, claro. É o meu segundo livro de poesias e ele é divido em três partes: Nascimento, Morte e Vida Após a Morte. As poesias são dividas de acordo com o sentimento, nesse caso, morte é o que acontece quando nos apaixonamos, pois é um ato doloroso apesar de bom. Os poemas falam de amor, mas no meu jeito e modo de escrever, sempre soturno a la Augusto dos Anjos. A Vida Após a Morte é o que sinto quando a poesia fala comigo e eu com ela, quando escrevo, quando estou bem para colocar no papel aquilo que não consigo falar. O Nascimento é quando me dou conta de que posso escrever e falar através da poesia.

Conexão Literatura: Você também ministra aulas particulares?

Thays Martins de Paiva: Sim, sou professora de inglês e português.

Conexão Literatura: Comente sobre os seus blogs.

Thays Martins de Paiva: O Estranho Mundo de Thays (www.taliesinperdido.com.br) é meu blog pessoal o qual criei em 2012 para postar meus poemas, textos aleatórios e contos. Mais tarde fiz parcerias e comecei a usa-lo também  para divulgar meus trabalhos que foram publicados. O Traducere (www.traducere.net.br) é o blog que criei com intuito profissional, ou seja, a ideia é divulgar, principalmente, meu trabalho como tradutora e revisora de textos em português e inglês. O Conversas de Leitor, apesar de estar parado há certo tempo é o blog de resenhas de filmes, séries e claro... livros, sempre quis ter um, mas vivia enrolando para criar.

Perguntas rápidas:

Um livro: Garota, Interrompida ( todos Harry Potter, rs )
Um (a) autor (a): J.K Rowling
Um ator ou atriz: Angelina Jolie
Um filme: Sr. Ninguém
Um dia especial: 21 de abril de 2016

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Thays Martins de Paiva: Gostaria de agradecer à Revista Conexão Literatura pelo interesse e claro, elogiar a revista que é, de fato, maravilhosa em todos os aspectos. 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels