sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Em entrevista, Fathyma J. Carvalho comenta sobre seu livro Do Crepúsculo à Alvorada

Fathyma J. Carvalho
Fátima A. Jaguanharo Carvalho, nasceu na cidade de São Paulo – SP, em 28 de outubro de 1955. Graduada em Letras e Pedagogia, e pós graduada em  Especialização em Educação, dedicou-se vinte e seis anos ao magistério, ministrando aulas para Educação Básica e ensino profissionalizante, quando em 2008, recebeu Prêmio Professor Cidadão na região do Alto Tietê-SP.
 A partir de 2010 começou a participar de eventos literários e culturais, cuja ação estimulou sua paixão pela literatura e começou a escrever.
Desde o ano de 2014, faz parte do grupo de autores do Sistema Apostilado Educacional da CPV Educacional. Como poeta, contista e romancista utilizou o nome literário FATHYMA JAGUANHARO em seu primeiro romance e  FATHYMA J. CARVALHO  nos escritos posteriores.
Lançou, em 2014, o romance “Do Crepúsculo à Alvorada” pela Editora Baraúna; em 2015 participou das Coletâneas Poéticas “ Leveza da Alma” vol. 11 e “Livre Pensamento” vol.1, pela Sociedade Mundial dos Poetas. Foi agraciada, em 2015, pelo Movimento União Cultural de Taubaté-SP, com certificados de “Prêmio do Grande Mérito Literário” e “Construtora da Brasilidade”.

ENTREVISTA


Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Fathyma J. Carvalho: Como amante da literatura, sempre gostei de ler e escrever. Nas horas vagas escrevia poemas e  guardava todos. Certo dia, tentei publicar um livro de poesias, porém, tinha que ser como autor independente, pois, segundo as editoras, o gênero não era tão aceito no mercado literário exceto para autores já consagrados. Fiquei frustrada de início, pois não disponha de valores para publicação de um livro e nem sabia como divulgar. Comecei, então, a participar de eventos literários, lançamentos de livros de outros autores, saraus de amigos que divulgavam através das redes sociais e interagir com esse meio. Hoje tenho o privilégio de ter vários amigos escritores que conheci através das redes sociais.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Do Crepúsculo à Alvorada” (Editora Baraúna). Poderia comentar?

Para adquirir o livro: clique aqui
Fathyma J. Carvalho: Certo dia, num evento literário em Campo Grande-MS, um grande escritor da região me incentivou a escrever um livro. Então, como guardava comigo meus poemas, resolvi escrever um romance a partir dos textos poéticos. O enredo foi se desenvolvendo também, através de alguns fatos reais observados no meu dia a dia em diversos ambientes e diálogos, entrelaçados com fictícios. Algumas pessoas ao lerem a sinopse perguntam se é de autoajuda : não, não é. É um romance envolto à dramas e conflitos, onde qualquer semelhança é mera coincidência, ou não.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Fathyma J. Carvalho: “ Em sua trajetória, desde a infância, em meio aos percalços da vida, Fênix nunca deixou de acreditar que a fé remove montanhas, que depois da tempestade sempre vem a bonança, que depois da noite sempre raia um novo dia cheio de luz e esperança, que mesmo perdendo algumas batalhas nunca perderia a guerra, porque a vida é uma luta pela sobrevivência, pela realização dos nossos sonhos e, sempre, tudo vale a pena. Todo o drama vivido desde a infância com os conflitos familiares que se prolongaram ao longo do tempo, as perdas trágicas das pessoas que amava, ela nunca deixou de acreditar e lutar, uma vez que só conhecemos a nossa força quando a única alternativa é ser forte. “

Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Fathyma J. Carvalho: O livro está disponível nas lojas virtuais da Livraria Cultura e Editora Baraúna. Para disponibilizá-lo em loja física, o custo é muito alto para o autor e, infelizmente, as editoras não investem em novos autores.

Conexão Literatura: Você está com um livro no prelo pela A. R. Publisher. Como estão os preparativos?

Fathyma Jaguanharo: Sim. “Cárcere de Sonhos”, que apresenta uma coletânea de contos, numa sintonia entre os sonhos e a realidade de cada personagem. Está em processo de edição e provavelmente será lançado até o final deste ano.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Fathyma J. Carvalho: Sim. Está em fase de revisão um livro voltado para área de Pedagogia, cujo conteúdo é baseado em pesquisas com alunos do Ensino Médio, que retrata a Educação na era da globalização. Mas, por ora, estou me dedicando na divulgação dos livros citados e participação em eventos lítero culturais.

Perguntas rápidas:

Um livro: Transformando suor em ouro ( Bernardinho)
Um (a) autor (a): Martha Medeiros
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: O Pianista
Um dia especial: Todos os dias que eu acordo com o nascer do sol.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Fathyma J. Carvalho: Agradeço à Conexão Literatura pela oportunidade que me é dada de divulgar meu trabalho.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts populares

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels