quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Resenha de “400x1 - Uma história do Comando Vermelho”


Se você mora no Rio de Janeiro, é muito provável que tenha ouvido falar do Comando Vermelho. Trata-se de uma das maiores facções criminosas do Brasil, formada na década de 1970 por meio de um código de conduta que teve origem nas cadeias do estado. 400 x 1: Uma história do Comando Vermelho é o relato do único homem vivo responsável pela criação desse código de conduta: William da Lima Silva, o autor do livro. A obra (que já originou um filme disponível na Netflix), estava fora das livrarias desde 2002 e foi relançada recentemente pela Agência de Notícias de Favelas, em uma nova edição.

400 x 1 é um livro para quem tem estômago forte. A vida carcerária choca e ler a obra mostra o quanto o indivíduo, ao ser preso, é desumanizado sem qualquer possibilidade de se tornar uma pessoa melhor, para uma futura reintegração à sociedade. Fome, superlotação, surras, doenças constantes, privações e o frequente desejo de fugir fazem parte do dia a dia de William e de seus colegas, nas idas e vindas entre as principais penitenciárias do Rio de Janeiro. Aos poucos, os presos percebem que precisam se unir para lutar por seus diretos, criam um código e, anos depois, estava formado o Comando Vermelho. 400 x 1 explica todo o processo com detalhes.

O livro utiliza um discurso indireto livre bem empregado, que mostra os fatos e, pontualmente, revela a opinião de William sobre aquilo. Por ser um relato, não há aqui elementos de narrativas ficcionais, como ‘ponto de virada’. Ler 400 x 1 é como se sentar ao lado de William e ouvir sua história que, de fato, é digna de filme: foram mais de 30 anos preso, sendo a primeira prisão aos 17 anos, por furto. O verdadeiro arco narrativo que o leitor acompanha é a evolução de um garoto inconsequente que, atrás das grades, torna-se um homem respeitado pelos presos com o passar dos anos e, futuramente, um ser-humano reintegrado à sociedade.

Esta nova edição do livro traz um posfácio muito válido, que ajuda a contextualizar o fim do relato (que se dá no início dos anos 2000) com a atual vida de William. Outra novidade interessante são os poemas do autor ao longo do livro, que mostram sua sensibilidade mesmo nas dificuldades de viver em uma penitenciária.

400x1: Uma história do Comando Vermelho é um livro recomendado para os leitores que gostam de obras históricas e/ou para pessoas com curiosidade sobre a formação do Comando Vermelho, ou ainda para os interessados em saber mais sobre a vida carcerária. De todos os livros que já li sobre o mundo da prisão, esse foi um dos mais interessantes.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

MENTES ADOLESCENTES

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels