quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sandra Boveto lança O Mundo Exclamante, obra inspirada em seu filho Felipe

Sandra Boveto
Sandra Boveto é auditora fiscal da Receita Federal, graduada em Letras e Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Dedica seu tempo livre à leitura e à escrita. Possui contos publicados em antologias no Brasil e em Portugal. Estreia na literatura infantil com O mundo exclamante, livro inspirado e dedicado ao seu filho Felipe.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Sandra Boveto: De fato, posso considerar que ainda estou nesse início. A escrita me fascina desde muito jovem, mas eu me limitava a escrever apenas para mim. Sempre amei a literatura, sob qualquer gênero, tema ou estilo, e me encantavam o talento e a criatividade de muitos gênios literários. Eu admirava certos romancistas e poetas como se fossem seres sublimes, que viviam num universo à parte, ao qual eu teria acesso apenas como leitora.
Então, em janeiro de 2008, eu me tornei também um ser especial, quando a maternidade passou a fazer parte da minha vida. Eu não lia mais tantos livros, pois precisava ler uma criança em desenvolvimento, que passou a ser uma inspiração constante não apenas para a vida, mas também para a escrita como eu viria a descobrir depois.
E o “início desse início” foi assim. Há aproximadamente dois anos, meu filho me perguntou: “mamãe, se você pudesse ter outra profissão, qual você gostaria de ter?” Respondi a ele que gostaria de ser escritora. Então, ele me pediu que escrevesse um livro para ele. No mesmo dia, comecei a esboçar o meu primeiro trabalho como escritora: “O Mundo Exclamante”.
No final do ano passado, na busca de informações sobre como publicar um livro solo, descobri também o mundo das antologias, perfeito para quem, como eu, tem um trabalho de jornada integral e conta com um escasso tempo para dedicar à escrita.
A partir daí, escrever (também para publicar) tornou-se parte inseparável e indeclinável de cada cantinho e de todos os aspectos da minha vida. Em tudo encontro motivação para algum tipo de texto, ainda que o único destinatário seja eu mesma.

Conexão Literatura: Você é autora do livro "O Mundo Exclamante". Poderia comentar?

Para adquirir o livro: clique aqui
Sandra Boveto: “O Mundo Exclamante” conta a história de Felipower, um garotinho muito especial, que se surpreende ao acordar em um mundo diferente de tudo o que ele já conhecia. Nesse novo universo de cores, formas e sensações novas, Felipower encontra companheiros peculiares que o ajudam a desvendar esse novo mundo. A aventura desse garotinho o conduz a um aprendizado profundo e determinante para a maneira como ele enxergará o seu próprio universo e cada ser vivo do planeta.
Meu filho, Felipe, inspirou não apenas a iniciativa de escrever esse livro, mas também o seu personagem principal. Há muito do Felipe e de suas brincadeiras e observações ao longo dessa história de fantasia.
O nome Felipower teve origem em um jogo – uma brincadeira que criamos em casa – na forma de um quadro de incentivos para o Felipe. Houve o Felipower 1.0, o Felipower 2.0 e, assim, sucessivamente. O uso da expressão “power” deve-se a uma gíria que Felipe, por volta dos quatro anos, ouvia de um amigo mais velho, e que lhe chamava muito a atenção: “Isso é power!” -  dizia o amigo. Felipe apelidou o amigo de “tio Power”. Devido ao notório significado dessa palavra, pareceu adequado e sonoro juntá-la ao nome Felipe para incentivá-lo ainda mais na nossa brincadeira. E, como consequência, surgiu o nome do personagem principal deste livro. Os nomes dos demais personagens brincam com a ideia de somar um significado ao radical “Felip”. Há vários Felip(s) ao longo da história: Feliperdido, Feliperto, Feliporquê, Felipensante...
O Mundo Exclamante pretende envolver os pequenos num curioso universo, mas, além disso, deseja transmitir algumas reflexões como: o benefício de se observar e respeitar as diferenças entre as pessoas, diferenças essas desvinculadas da imagem do corpo; que cada ser humano, com suas características boas ou ruins, é, ao mesmo tempo, aprendiz e fonte de aprendizado; demonstrar que, dentro de nós mesmos, podemos encontrar respostas sobre como lidar com o nosso mundo; e que todos somos partes de um todo, de uma vida que vai além de nós mesmos, e que temos a missão de tornar esse todo melhor.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Sandra Boveto: Sim, há um trecho que confesso ser um dos meus preferidos:
(...)
Felipower e Feliporquê inspiraram fundo aquilo que parecia ser ar, com cheiro de algodão-doce, e decidiram passear por aquele mundo tantã.
Dessa vez, Felipower notou algumas diferenças no espaço em que circulavam. As coisas em volta movimentavam-se um pouco mais rápido. E os meninos, às vezes, precisavam desviar-se dos objetos malucos. As cores que atravessavam a atmosfera pareciam tocar a pele de Felipower. Não era apenas luz. Parecia ter uma massa tátil.
“Os fótons dessa luz são táteis. Seriam fóteis?” - pensou Felipower com o nariz encolhido.
Felipower tinha um objetivo nesse passeio: reencontrar o losango com a luz no centro, aquele que fizera com que ele voltasse para seu mundo. Mas não seria tarefa fácil encontrá-lo, porque os objetos movimentavam-se constantemente e não havia nada que pudesse indicar o lugar exato do losango. Então, pediu para Feliporquê ajudá-lo a montar objetos.
 – A gente só precisa juntá-los, Porquê.
 – Mas, por quê?
 – Eu não preciso te falar o porquê, Porquê! Porque você verá o porquê, entende?
Os meninos começaram a juntar algumas formas, montando novos objetos. Mas nada acontecia. Felipower olhou para o companheiro e levou um susto. Ele estava meio transparente.
 – Porquê, você está ficando difícil de enxergar!
Enquanto Felipower falava isso, as duas peças que haviam acabado de se juntar causaram um estalo. Com o estalo, Feliporquê desapareceu. Felipower, assustado, olhou em volta procurando o colega. “Cadê o Porquê?”

(...)

Conexão Literatura: Se fosse para você escolher uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?

Sandra Boveto: Essa é uma pergunta difícil, pois nunca havia pensado nisso. Mas talvez escolhesse “A Kind of Magic”, do Queen.

Conexão Literatura: Para quem você indicaria a leitura de "O mundo exclamante"?

Sandra Boveto: O público-alvo do meu livro é naturalmente o infantojuvenil, mas não apenas. Recebi alguns feedbacks de adultos que viram nele um entretenimento agradável e reflexivo. Procurei usar uma linguagem acessível às crianças, porém não subestimando sua capacidade de compreensão e desenvolvimento do vocabulário (tomando meu filho como referência). Somado a isso, não há apenas conteúdo direto, mas também reflexões nas entrelinhas, algumas que talvez apenas os mais velhos consigam identificar. Tais características ampliam o universo de leitores para além dos pequenos.

Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro?

Sandra Boveto: Tenho alguns exemplares para venda direta comigo (sem frete e com dedicatória rsss). Aos que tiverem interesse, poderão entrar em contato por mensagem particular, por meio da minha página no facebook.
Além dessa opção, ele é vendido em algumas livrarias online, tais como:
www.asabeca.com.br / www.martinsfontespaulista.com.br / www.ciadoslivros.com.br e, em breve, também na www.livrariacultura.com.br
Em Maringá/PR, está disponibilizado fisicamente nas Livrarias Curitiba.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Sandra Boveto: Há muitos projetos especiais em execução na minha vida e todos convergem, querendo ou não, para a escrita, uma vez que a escritora em mim é construída pelo empenho em cada um deles, a cada dia. Sou mãe escritora, esposa escritora, auditora-fiscal escritora, dona de casa escritora, mulher escritora, leitora escritora, etc.
Paradoxalmente, esse conjunto de papeis que acaba direta ou indiretamente inspirando a escrita é o mesmo que a limita. Digo isso, porque o saldo de tempo que me resta e que posso dedicar a essa atividade é muito restrito. Mas tenho, sim, alguns projetos específicos do mundo das letras. O mais importante, na fase em que me encontro, talvez seja o de aprimorar e amadurecer cada vez mais a minha escrita e, assim, ser capaz de transformar um texto meu em uma companhia especial e desejada pelo leitor.
Além de O Mundo Exclamante, tenho algumas outras publicações – contos e poemas participantes de antologias no Brasil e em Portugal. E, no caminho do meu aprimoramento como escritora, pretendo continuar com essas participações em antologias e também em concursos literários, pois, além de me manterem em constante e ativo contato com esse universo, permitem que eu exercite a escrita nos mais variados estilos e temas.
Tenho, também, ainda “na gaveta”, esboços iniciais para dois romances. Porém, para esses projetos precisarei de paciência, considerando o fato de ainda não poder dedicar minha vida profissional exclusivamente à escrita.

Perguntas rápidas:

Um livro: O Código Da Vinci
Um (a) autor (a): Jose Saramago
Um ator ou atriz: Edward Norton
Um filme: Matrix
Um dia especial: 02 de janeiro de 2008

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sandra Boveto: Gostaria de agradecer à Revista Conexão Literatura pela oportunidade oferecida. Tenho acompanhado há alguns meses as edições da revista e aprecio muito o trabalho nela desenvolvido. É um prazer agora poder participar desse trabalho não apenas como leitora.
Aos leitores, recomendo que embarquem seus pequenos (e juntem-se a eles) nessa curiosa viagem ao Mundo Exclamante, na companhia do adorável Felipower.
De modo geral, embarquem os pequenos em todas as viagens desse fantástico mundo da literatura sempre que possível. Esse universo é encantador em todas as idades, mas é especial quando você pensa na infância, ou mesmo na adolescência, períodos em que os alicerces do conhecimento, da cultura, e da própria vida são edificados. A literatura abre horizontes, estimula novas sinapses e revela, além do nosso próprio universo, infinitas possibilidades de mundos “exclamantes”.
Por fim, recomendo ainda uma visitinha na minha página do facebook, onde há outros escritos e registros que revelam um pouco mais do meu trabalho. Tenho, também, alguns contos disponíveis na plataforma Wattpad.

Serviço:
O Mundo Exclamante
Sandra Boveto
Ilustrações: Jota Cabral
Scortecci Editora
Literatura Infantojuvenil
ISBN 978-85-366-4820-0
Formato 15 x 22 cm
60 páginas
1ª edição - 2016

Compartilhe:

Um comentário:

  1. Muito interessante a Entrevista. O talento de Sandra Boveto - de quem recentemente tive o prazer de me tornar amigo - como escritora somo às suas inúmeras qualidades como ser humano. Lendo o trecho de "O Mundo Exclamante" na entrevista me fez lembrar "O Pequeno Príncipe" com o qual Exupèry arrebatou o mundo literário infanto-juvenil, mas, claro, com o encanto particular para descrever detalhes que só a Sandra possui. Não só terei o prazer de ler esse belíssimo trabalho dela, como presentearei minha netinha com ele. Parabéns Sandra e Felipe, dupla mais que dinâmica!!!

    ResponderExcluir

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels