quinta-feira, 6 de outubro de 2016

10 antologias de terror nacionais para ler no Halloween


Finalmente chegou outra vez o mês do Halloween, pessoal! E junto com o Halloween, agora temos outra data especial neste mês: AllHallow’sRead, o feriado, criado pelo Neil Gaiman, cujo propósito é ler e dar de presente livros de terror para aproveitar o clima de Halloween com literatura. (Veja aqui o próprio Gaiman explicando o AllHallow’sRead)
Porém, como já são indicados com frequência os clássicos de terror internacionais, desta vez a lista de indicações de leituras para o Halloween não vai ser com clássicos, mas com contemporâneos. Para ser mais específico, contemporâneos nacionais. Porque, sim, há muita coisa boa no cenário nacional atual de terror que vale a pena conhecer.
Algo que vem crescendo nos últimos anos no mercado literário nacional é a publicação de antologias de todos os estilos, desde poesia, contos policiais, crônicas, eas que compõem esta lista que são as de contos de terror.E apenas a classificação de antologias de terror já abrange muita coisa, pois aqui veremos antologias em homenagem a autores consagrados como Edgar Allan Poe, Stephen King e Lovecraft, antologias com temas sobre vampiros, fantasmas, zumbis e até mesmo contos de fadas mais sangrentos, além de uma antologia com contos de um só autor nacional que lançou no ano passado um livro com diversos de seus contos – e que, aliás, é o primeiro da lista:
  1. Mausoléu – Duda Falcão
            Esta antologia, com uma capa ilustrada em um estilo que lembra aqueles quadrinhos antigos de terror e um design muito bem elaborado (todas as páginas têm a ilustração de um morcego que voa quando você folheia o livro!) traz diversos contos do escritor Duda Falcão, o qual conheci através de publicações nas antologias Poe 200 anos e Autores fantásticos. Os contos variam entre várias áreas do terror, como já diz na capa, trazendo desde lobisomens, zumbis, fantasmas até outras criaturas.
Porém, o que mais me chamou atenção neste livro não foi a presença de seres sobrenaturais nas narrativas, mas as diversas e bem utilizadas referências à literatura clássica de terror. Recomendo principalmente a leitura dos contos “Relíquia”, “A Pena do Corvo”, “Museu do terror”, e “Humanos, monstros e máquinas”: nos dois primeiros vemos referências a Edgar Allan Poe, um contando sobre o gato preto e outro sobre um narrador mais do que obcecado com Poe – um conto que vale a pena do corvo ler e reler. Em “Museu do Terror” vemos um cenário fantástico onde há peças retiradas de diversas obras da ficção, o que torna esta narrativa uma incrível obra de meta-ficção, e no último dos contos mencionados, que é o último conto do livro, vemos ninguém mais ninguém menos do que Mary Shelley, Percy Shelley, Byron, Polidori e o Doutor Frankenstein como os protagonistas. Claro que há outros contos muito bons neste livro, mas a leitura destes citados acima já é um bom começo para o mês do Halloween – ou qualquer outro mês do ano.
  1. Poe 200 anos - Ademir Pascale e Maurício Montenegro (org)
Uma das obras mais cativantes desta lista, esta antologia, organizada por Ademir Pascale e Maurício Montenegro, é uma homenagem a Edgar Allan Poe, a qual traz ótimos contos de diversos escritores inspirados na obra de Poe. Já fiz uma resenha deste livro anteriormente, analisando conto por conto aqui. É incrível como os autores, cada um com seu estilo próprio, conseguiram captar a atmosfera de Poe, incluindo narradores perturbados e obsessivos, ou narrativas mais fantásticas onde elementos de contos do autor americano surgem de maneira quase surreal. Enfim, uma leitura essencial para fãs de terror e/ou de Poe –e perfeita para a época do Halloween.
  1. Nevermore - Ademir Pascale (org)

Depois de Poe 200 anos, um dos organizadores da primeira antologia, Ademir Pascale, organizou outra antologia em homenagem a Poe, esta chamada Nevermore. Com uma edição muito bonita, de capa dura e um design bem elaborado, esta antologia contém menos contos do que a anterior, mas narrativas de ótima qualidade e muito interessantes para fãs do autor, as quais, assim como na antologia anterior, trazem referências a contos de Poe, algumas de forma mais direta, como “A Maldita Casa dos Usher”, e outras de forma mais indireta, como “O Olho da Gárgula”.
  1. Ascensão de Cthulhu                                                          
            Já é clássico ver escritores de terror se aventurando no misterioso universo de Lovecraft, criando novas versões e eventos em torno da mitologia do famoso Cthulhu – e não tinha como ser diferente no cenário da literatura de terror nacional. Neste livro, sete grandes autores contam eventos relacionados ao universo de Lovecraft, cada um com seu estilo narrativo, mas ainda remetendo à atmosfera de um dos grandes mestres do terror, que já influenciou e continuar a influenciar muitos autores talentosos.
  1. The King
Ok, depois de uma antologia em homenagem a Lovecraft, duas em homenagem a Poe, quem mais faltava homenagear? O rei do terror moderno, é claro, Stephen King! Esta antologia, lançada em dois volumes, contém um total de quarenta e quatro contos, nos quais diversos autores narram eventos contendo situações inexplicáveis ou obscuras a ocorrer em situações cotidianas, no estilo do King.
  1. Horas Sombrias - Alfer Medeiros (org)
Com mais de 500 páginas, esta antologia traz 96 contos curtos – de em média uma a sete páginas cada conto – perfeito para quem não tem muito tempo para ler romances inteiros ou contos maiores e quer doses rápidas de terror. Ou mesmo para quem quer ler diversas histórias sombrias e sangrentas em sequência, sem se demorar muito em nenhuma delas.
Este livro traz terror dos mais variados estilos, desde narrativas cheias de sangue, terror mais psicológico, suspense e narradores perturbados e obsessivos,cujas mentes vêem o normal no que se costuma considerar pérfido e doentio.
  1. Necrópole – Histórias de Vampiros
Essa antologia, lançada em 2005, é o primeiro volume da coleção deterror chamada Necrópole. O livro foi idealizado e escrito por cinco jovens escritores, Alexandre Heredia, Camila Fernandes, Gianpaolo Celli, Giorgio Cappelli e Richard Diegues, no NecroZine, um periódico de contos de terror, através do qual os cinco publicavam seus trabalhos em eventos culturais. Esta antologia traz 5 contos, um de cada autor, todos eles com o tema de vampiros.
Dentre todas as antologias desta lista, esta é a com menos contos, porém, seus contos são mais longos, tendo em média 20 a 30 páginas cada um, além de uma breve sinopse antecedendo-os. As histórias têm abordagens de vampiros no mundo contemporâneo e misturam realidade e ficção, trazendo-nos uma realidade onde as criaturas da noite andam por entre os humanos – e não só como fantasias no Halloween.
  1. Necrópole – Histórias de Fantasmas

            Para quem já leu o volume sobre vampiros ou se interessou pela coleção Necrópole, este é o segundo volume que, assim como o anterior, contém contos dos mesmos cinco autores do primeiro livro e mais dois e outros escritores, porém desta vez sobre fantasmas – o tema preferido de escritores como Dickens, Henry James, e muitos outros autores de obras clássicas de terror.  A mesma coleção também inclui um terceiro volume sobre bruxas, “Necrópole – Volume III: Histórias de Bruxaria”.
  1. Histórias envenenadas – Contos de fadas de terror
            Certo que ler os contos de fadas originais, não as versões que muitos conhecem hoje em dia, já pode ser uma leitura bem sombria para o Halloween. Entretanto, nesta antologia você encontra trinta narrativas que trazem releituras macabras de contos de fadas tradicionais, misturas de mais de um conto de fada em um só texto, em estilo Once upon a time, mas com um toque de terror e suspense, e até contos com histórias originais, isto é, sem serem baseadas em contos de fadas antigos, mas ainda no clima de contos de fadas.
Esta antologia agradou tanto ao público que teve um volume dois, onde há releituras de histórias como A Bela Adormecida, João e Maria e até uma Cinderela versão vampira. Perfeito pra quem gosta de contos de fadas e terror.
  1. Zumbis – Quem disse que eles estão mortos?
Uma das primeiras antologias nacionais a reunir contos de zumbis, este livro lançado em 2010 é frequentemente indicado quando o assunto é livros nacionais de zumbis – um tópico que, no cenário nacional, se tornou mais frequente de alguns anos para cá. Organizada por Ademir Pascale, o mesmo organizador de Poe 200 anos e Nevermore, esta antologia traz contos de diversos autores com distintas abordagens do tema de zumbis, construindo climas de suspense, terror e ação. Uma boa leitura para outubro, não?
Extra: Entre contos– desafios de fantasmas, cemitérios e bruxas
Além de publicações de contos de terror em antologias, o site Entre contos, onde todo mês há um desafio com um tema diferente, tem algumas seções bem interessantes para ler no Halloween, que foram temas de alguns dos mais disputados desafios do site. Como esses desafios já acabaram, vocês podem ler qualquer um dos contos concorrentes e ver quais foram os contos vencedores.
E é isso aí, essas são as dicas de leituras para o All Hallow’s Read deste ano. Então, acha que faltou alguma antologia de terror nessa lista? Conhece mais algum site interessante com mais contos de terror atuais para ler no Halloween? Comente e deixe suas indicações. E boas leituras!

Publicado originalmente em Literatortura.
Compartilhe:

Um comentário:

  1. Faltou o maldito sertão! Mais nacional impossível! Huhahu

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts populares

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels