segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Arlequim apresenta samba-canção e bossa nova: história e presença da música popular brasileira

Ruy Castro - Foto Divulgação
Loja no Centro do Rio recebe o escritor Ruy Castro, a cantora Gabi Buarque e o músico Tomás Improta

No sábado, 26 de novembro, a Arlequim, no Centro do Rio, será palco de um encontro inédito entre o escritor Ruy Castro, a cantora Gabi Buarque e o pianista Tomás Improta. O evento Samba-canção e bossa nova: história e presença da música popular brasileira reúne literatura, música e gastronomia.

Ruy Castro fará uma apresentação sucinta de duas obras que têm a música popular brasileira como tema central: A Noite do Meu Bem (Cia das Letras), seu título mais recente, uma história do samba-canção, e o clássico Chega de Saudade (Cia das Letras), uma inebriante história sobre a bossa nova. Os dois livros contam com anexos intitulados “cançãografias” e apresentam títulos pouco conhecidos, mas bastante representativos. E serão essas as canções que vão ser interpretadas por Gabi Buarque e Tomás Improta.

O evento começa Gabi e Tomás apresentando cinco sambas-canções selecionados por Ruy Castro e segue com uma saborosa conversa com o autor, com direito a histórias sobre a cena musical e os costumes dos dois períodos.

Picadinho
O Café Arlequim, restaurante da loja, também vai participar do evento com a recriação, pelo chef David Mello, do Picadinho ao Meia-noite. Um prato que foi lançado pelo chef e empreendedor Max Stuckart, nos anos 40, e se tornou um item obrigatório na maior parte dos restaurantes cariocas.

A receita será exatamente a descrita por Ruy Castro em A Noite do meu bem - a história e as histórias do samba-canção: “a carne era sempre de primeira – pontas de filé-mignon picadas e manjericão, além dos convencionais sal, pimenta, tomates machucados e manteiga. O segredo estava no tempo de refogar este ou aquele ingrediente ou na ordem em que se acrescentavam os temperos. O resultado era servido numa rústica travessa de barro, com arroz, agrião picado, farinha de mesa e um ovo poché por cima”.

Serviço
Samba-Canção e Bossa Nova: história e presença da Música Popular Brasileira
Data e horário: 26 de novembro, às 15 h
Local: Arlequim (Praça 15, nº 48 - Paço Imperial, Centro)
Couvert artístico: R$ 30
Telefones para informações e reservas: 2220-8471 e 2524-7242
www.arlequim.com.br

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels