segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Entrevista com Daniella Pontes, autora do livro BELLA - Romance Musical Pernambucano

Daniella Pontes
Daniella Pontes é natural de Pernambuco. Nasceu e cresceu na região metropolitana do Recife. Casada, tem uma filha de 5 anos. Formada em Engenharia Elétrica - modalidade eletrônica, pela UFPE, com pós-graduação em Telecomunicações, também pela UFPE.
Trabalhou por 10 anos na Califórnia, em empresas de tecnologia do Vale do Silício. Morou dois anos e meio em Tóquio, e cinco anos na Alemanha. Mora atualmente na Califórnia, enquanto desenvolve a trilogia da qual faz parte "Bella - romance musical pernambucano". Mesmo sendo uma cidadã do mundo, Daniella não esquece do seu Recife e todos os anos retorna a Pernambuco para matar as saudades!

ENTREVISTA:


Conexão Literatura: Você é autora do livro "BELLA - Romance Musical Pernambucano” (Editora Coqueiro). Poderia comentar?

Daniella Pontes: Adoro falar do livro Bella porque é resultado de um olhar crítico sobre as vantagens e desvantagens das novas gerações de “cidadãos do mundo” da qual faço parte e praticamente muitos de meus amigos que vieram para o Vale do Silício em busca de oportunidades profissionais. Minha filha, mais ainda, terá esse sentimento de pertencer a muitos lugares, pois, é fruto de múltiplas nacionalidades e muitas andanças pelo mundo; está destinada ao eterno sentimento de saudade de alguma coisa. Porém, o que me levou a escrever esse romance foi uma semente de preocupação com o risco de não se fincar raízes profundas e permanecer raso e diluído. Por isso escrevi um livro com sotaque pernambucano, para nutrir as minhas raízes e também transferir, por meio da literatura, essa parte tão importante de mim para a minha filha e sua geração.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo demorou para escrever o seu livro?

Daniella Pontes: O período de pesquisa foi mais um período de introspecção. Tentei resgatar momentos cruciais, encruzilhadas, em que decisões te levam mais distante em um sentido ou outro. Busquei também trazer um pouco de atualidade, em metáforas e “arranjos” circunstanciais, para dentro da história. Esse livro é, na verdade, apenas a primeira parte de uma trilogia, o segundo livro que dá continuidade a história está vindo em breve.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do seu livro especialmente para os nossos leitores?

Daniella Pontes: Acho que um trecho importante é da constatação que nem tudo está perdido, porém, entre constatar e aceitar há um abismo cavado pela soma de nossas decepções. "...Porém, quando ele segurou sua mão, sentiu algo mais. Não sabia explicar. Era como se ela tivesse encontrado, ainda sob escombros, um inesperado sobrevivente de um desabamento. Ao sentir o calor da mão de Ricardo, de repente, um sentimento débil, empoeirado, machucado, mas ainda vivo, a tomou. Bella sentiu saudade de algo bom que um dia lhe aconteceu, porém, mais uma vez, não iria admitir nada.”

Conexão Literatura: Se você fosse escolher uma trilha sonora para o seu livro, qual seria?

Daniella Pontes: Esse é um ponto fundamental dessa obra. Cada capítulo começa com um trecho de uma música de um compositor pernambucano. Esses pedaços de poesia musical têm a função de preparar o espírito do leitor para entrar no sentimento fonte de inspiração para o tema do respectivo capítulo. A trilogia terá vários capítulos nos livros seguintes, portanto, se algum leitor ficar decepcionado de não ver sua canção predileta na trama, calma!, ainda tem muito mais. Porém se fosse escolher uma canção para representar o fator central do romance nesse primeiro livro, eu diria que seria “Mel e aveloz” (Nando Cordel)

Conexão Literatura: Como os interessados deverão proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Daniella Pontes: No Recife, o livro está disponível na livraria Jaqueira e na Rede Imperatriz, mas também pode ser solicitado online via Pagseguro.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Daniella Pontes: Sim, os próximos livros da trilogia.

Perguntas rápidas:

Um livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Um (a) autor (a): Machado de Assis, simplesmente, magnífico.
Um ator ou atriz: gosto muito da dupla Marieta Severo e Marco Nanini.
Um filme: Cinema Paradiso
Um dia especial: o nascimento de minha filha.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Daniella Pontes: Gostaria de convidar as pessoas a “degustar" a leitura de Bella – Um Romance Musical Pernambucano; lê-lo sem pressa, como se não houvesse um fim previsto, porque esse livro é uma jornada por uma “terra de miudezas”, quanto mais você reconhece, percebe, os pequenos pontos do caminho mais nítida se torna a imagem e o contorno do romance.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels