sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Conexão Nerd: Teoria da Conspiração

Cena do filme Teoria da Conspiração
Hoje não irei comentar sobre colecionáveis ou heróis, mas sobre um filme, um livro e um tema do qual curto bastante: Teoria da Conspiração. O filme, que tem como protagonistas Mel Gibson e Julia Roberts é antigo, de 1997. Já o livro "Conspirações", do Edson Aran é de 2003. Um livro que na época tive dificuldade em encontrar. Lembro que fui em diversas livrarias e somente o encontrei no centro da cidade de São Paulo, sendo o último exemplar do estabelecimento.

Teoria da Conspiração (CONSPIRACY THEORY) é um dos filmes mais incríveis que já assisti sobre o tema. Gibson se encaixou perfeitamente no papel do paranóico Jerry Fletcher. Em certo momento da exibição, podemos notar ao fundo da Thompson Street, em Manhattan, os ex-arranha-céus do World Trade Center. O filme é sobre teoria da conspiração e o World Trade Center foi alvo de dois ataques terroristas. Na época das filmagens (1997), só tinha acontecido um dos ataques. As conspirações não podem ser provadas, pois se fossem, não seria teoria, como no caso de Lee Harvey Osvald, possível assassino do presidente dos EUA, John Kennedy. Até hoje existem dúvidas se foi realmente ele quem assassinou o presidente. No filme "Teoria da Conspiração", Lee Harvey Osvald é citado por Jerry Fletcher, que teve o seu mesmo suposto treinamento: um homem programado para matar e com grande raciocínio e habilidades.

Quem nunca ouviu falar sobre a maçonaria e o envolvimento de grandes líderes mundiais? Talvez a teoria da conspiração mais falada nos últimos anos, seja a de Maria Madalena, suposta esposa de Jesus Cristo, sendo tema do tão falado e criticado livro e posteriormente filme "O Código da Vinci", de Dan Brown.

Voltando para a trama do filme, além das teorias das conspirações, o que também chama atenção é a perspectiva paranóica de Fletcher, um homem que aparenta ser confuso, mas que na realidade está certo em tudo o que apresenta referente as conspirações.

"O amor te dá asas. Ele te faz voar. E eu nem chamo de amor, chamo de Gêronimo. Quando você ama... você pula do topo do Empire State e nem liga. Você grita "Gêronimo" até chegar embaixo... é demais." - Jerry Fletcher (Mel Gibson)

Enxergar o mundo de maneira diferente não significa ser “paranóico”, Jerry Fletcher apenas distorcia alguns fatos porque era drogado por “eles” ou “deles”, uma organização secreta que não queria que Fletcher relatasse seus segredos. O agente e assassino Fletcher, pensava que era um motorista de Táxi, mas sua mente treinada fazia enxergar as mais estranhas teorias conspiratórias, como uma fita metálica na nota de 100 dólares que servia para rastrear as pessoas.

A obra "O Apanhador no Campo de Centeio" (The Catcher in the Rye), escrito pelo autor J.D Salinger, é mencionado no filme, pois Jerry tinha o estranho hábito de comprar este livro diariamente. Sua casa tinha dezenas de exemplares desta obra e, o pior, ele nunca sequer os leu. No filme, eles tentam mostrar que os agentes desta organização secreta tinham algo em comum, o forte hábito de comprar o livro, que na realidade era algo programado em suas mentes, para que no momento em que comprassem o exemplar, o código de barras informasse onde eles realmente estavam, o que fez Jerry ser preso pela organização ao comprar mais um exemplar, o identificando ao passar o código de barras na leitora.

Assista o Trailer do filme: Clique aqui.

PARA ADENTRAR NO MUNDO DA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO:

Cena do filme O Inimigo do Estado
"Inimigo do Estado" (Enemy Of The State - 1998), é outro filme bacana e semelhante ao "Teoria da Conspiração", tendo como protagonista o ator Will Smith.

Sinopse: O ornitologista Daniel Zavitz flagra o assassinato de um congressista por agentes da National Security Agency. Quando a NSA descobrem, lançam uma perseguição a Zavitz, que no percurso encontra um colega de faculdade, o advogado Robert Clayton Dean (Will Smith). Zavitz esconde a fita do crime nas compras de Dean antes de morrer atropelado. Eventualmente a NSA descobre a identidade de Dean, congelando suas contas e espalhando grampos e escutas por suas pertences para rastreá-lo em busca da fita.

Assista o Trailer do filme: Clique aqui.
SOBRE O LIVRO:

"Conspirações - Tudo o que não querem que você saiba". O autor Aran é irônico e aborda no livro assuntos interessantíssimos, como: Círculos no Trigo; Controle Mental; Helter Shelter; Homens de Preto; Illuminati; Mk ultra; Oliver Stone (também citado no filme Teoria das Conspirações); Amazônia Internacionalizada; Área 51; Rennes-Le-Château (uma excelente teoria); Santo Graal, Templários, etc.

Sinopse: A Nova Ordem Mundial é uma conspiração orquestrada pelo Anticristo! Jim Morrison está vivo, mas Paul Mc Cartney morreu em 1966! Osama Bin Laden é um agente da CIA! Alienígenas controlam o destino do mundo em bases secretas no deserto de Nevada! O ET de Varginha está escondido num laboratório secreto da UNICAMP! Essas são algumas das histórias narradas neste livro, de Edson Aran. Escrito em forma de verbetes, como uma espécie de 'mini-enciclopédia do bizarro', o livro investiga de forma bem humorada (e, muitas vezes, cínica) as teorias conspiratórias mais malucas já 'investigadas' ou 'denunciadas' ao longo da história.


*Para parcerias com lojas Geeks na coluna “Conexão Nerd”, é só entrar em contato: pascale@cranik.com - c/ Ademir Pascale

INSCREVA-SE NO CANAL "CONEXÃO NERD"----> 


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts populares

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels