sábado, 18 de fevereiro de 2017

A importância dos blogs para literatura

O principal meio de comunicação utilizado pelos brasileiros, segundo a última “Pesquisa Brasileira de Mídia”, divulgada no final de 2014, é a televisão. De acordo com o levantamento, 95% dos brasileiros assistem à TV regularmente e 74% a veem todos os dias. A pesquisa apontou também que o rádio ainda é o segundo meio mais utilizado, apesar do crescimento da internet.

Lamentavelmente o livro e a leitura ficam quase sem nenhum espaço na TV e muito menos nas rádios. Ficam relegados a entrevistas esporádicas com escritores, a morte de algum escritor e eventos literários de grande porte como as bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, no mais, não há nenhum programa na TV aberta (há o programa Iluminuras, na desconhecida TV Justiça) que dê o tratamento que ele merece. Na rádio conheço somente o “Clube do Livro”, um curtíssimo boletim na CBN (SP).

Num país de escassos leitores, poderia haver maior apoio ao livro e a leitura, mesmo sabendo que isso ainda não fizesse cócegas na audiência. Temos inúmeros exemplos do poder da televisão em alterar costumes. Imagino o impacto que isso causaria ao falar mais sobre os livros. Poderíamos ter outra realidade, como mais leitores pelo país, por exemplo.

Enquanto o assunto livro na TV e no rádio é praticamente inexistente, na internet sobra discussão por meio de blogs e vídeos produzidos por leitores e amantes dos livros. Destaco os blogs literários atualmente como o principal meio de divulgação de escritores, resenhas, promoções e discussão sobre os livros. Há um sem-número deles e encontrar algum que vale a pena se tornar um fiel leitor é bem complicado tamanha a quantidade de blogs desinteressantes.

Para os que se lançam no desafio de manter um em pleno e bom funcionamento, é uma tarefa das mais difíceis. A maioria dos blogs atualmente são fruto de trabalhos solitários, sem apoio, patrocínio ou outra qualquer espécie de ajuda. São mantidos com recursos limitadíssimos, mas que não se tornam barreira para seguir frente ao amor pelos livros e pela leitura.

Podemos conhecer os bastidores do trabalho nada fácil de doze blogueiros de sucesso com o recente lançamento da Editora Illuminare intitulado Bastidores - Um dia na vida de um blog literário. O livro traz relatos emocionantes de blogueiros que lidam com prazos curtos para resenhar livros recebidos por editoras, eventos que promovem e na hora surgem os mais variados problemas, a conciliação das tarefas domésticas e profissionais com as postagens constantes no blog sob pena de não receber mais visitas e até o uso do blog como ferramenta para vencer uma depressão. Quanta história bacana reunida, não é?


Se eu já tinha uma admiração pelos blogueiros, depois que eu li o livro passei a admirá-los ainda mais por todas as dificuldades que eles passam na maioria das vezes sem receber nada em troca. Tudo em nome do amor pelos livros, do amor em compartilhar informações desse amplo universo literário e, no fundo, de incentivar mais pessoas a descobrirem o prazer da leitura, prestando um serviço de valor incalculável para a cultura e para a educação desse país.

INSCREVA-SE NO CANAL "CONEXÃO NERD"---->


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Drago Editorial

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels