segunda-feira, 20 de março de 2017

Raimundo Colares Ribeiro cede entrevista e comenta sobre seu livro Capitais Brasileiras - Cidades Maravilhosas

Raimundo Colares Ribeiro
Ligado às atividades culturais do seu Estado, Raimundo Colares Ribeiro tem exercido cargos de destaque, entre os quais o de Conselheiro do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas; Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR); Presidente da Academia Amazonense Maçônica de Letras; Presidente da Academia de Ciências Contábeis do Amazonas; Presidente da Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM); e Grande Secretário de Cultura da Grande Loja Maçônica do Amazonas. Faz parte, ainda, da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA); Academia de Letras do Brasil (ALB-Amazonas); Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias; e Academia de História do Amazonas, entre outras entidades culturais. Possui 15 livros publicados, com destaque a “Viagens à Corte do Solimões”, “Amazonas, Meu Grande Amor”, e “Capitais Brasileiras: Cidades Maravilhosas”.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Raimundo Colares Ribeiro: Desde criança sonhava em escrever um livro. Mas isso só aconteceu após os comentários positivos a um trabalho literário de minha autoria, que foi publicado em página inteira, num domingo do mês de junho de 1993, no jornal de maior circulação no meu Estado, o Amazonas. Três anos depois, em 1996, aos 38 anos de idade, entregava à sociedade amazonense o meu primeiro livro intitulado “Viagens à Corte do Solimões”, abordando fatos históricos de Tefé, minha cidade natal, desde 1538 a 1865. Hoje, vejo-o citado em bibliografias de outros livros, monografias e, até mesmo, em dissertações de mestrado. Além do “Viagens à Corte do Solimões” e “Capitais Brasileiras: Cidades Maravilhosas”, tenho publicado outros 13 títulos.


Conexão Literatura: Você é autor do livro impresso e e-book "Capitais Brasileiras: Cidades Maravilhosas". Poderia comentar?

Raimundo Colares Ribeiro: A versão física foi publicada pela All Print Editora, em 2014, que disponibiliza a obra, via e-commerce, nas grandes livrarias e lojas do País, entre as quais Cia. dos Livros, Livraria Cultura, Livraria Martins Fonte, Livraria da Folha, Lojas Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio e Shopping Uol. Com referência ao livro em formato digital, contou com o apoio necessário e experiente da Fábrica de E-books, sob a coordenação do competente escritor Ademir Pascale. A obra poderá ser adquirida na Amazon, considerada a loja mais popular do mundo, ao valor simbólico de 10,00 reais.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas, viagens e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Raimundo Colares Ribeiro: As informações sobre as capitais, principalmente as relacionadas à área territorial, população, clima, aniversário, pontos de lazer e cultura, dentre outras, foram obtidas nos sítios oficiais das prefeituras municipais e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Jornais locais da época também contribuíram para a preparação final dos textos. E da Bíblia Sagrada, retirei os versículos que emolduram o livro. A respeito das viagens e conclusão do livro, posso afirmar que, até 2008, visitei 13 capitais brasileiras. De 2009 a 2012, as outras 14 receberam a minha visita. Como disse, anteriormente, o livro foi publicado em 2014. Acredito que eu tenha concluído esse trabalho num período máximo de 2 anos, pois só comecei a elaborá-lo após a última viagem, em setembro de 2012, à cidade de Rio Branco, Capital do Estado do Acre.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial no seu livro?

Raimundo Colares Ribeiro: Sim. Faz parte do prefácio. É especial porque me faz lembrar do meu saudoso pai e da viagem que fizemos a Manaus. Ainda criança, conheci a primeira das vinte e sete capitais brasileiras. Acompanhemos:

As visitas que fiz a todas as Capitais brasileiras, por interesse e curiosidade, são provas indiscutíveis de que tenho atendido aos anseios do meu coração. E tudo começou aos sete anos de idade quando, em companhia do meu saudoso pai, realizei a minha primeira viagem.

Naquela época, 1965, o regatão também prestava serviços de transporte de pessoas no interior do Amazonas, conduzindo-as de uma cidade amazonense para outra. Na maioria das vezes, a gratuidade dessa atividade prevalecia, comprometendo-se o carona em apenas levar seus mantimentos e rede para dormir. Embarcamos em um deles, que singrou as águas do Rio Solimões, desde Tefé, nossa terra natal, até Manaus, a belíssima Capital amazonense.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro impresso ou digital e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Raimundo Colares Ribeiro: Com o advento da Internet, a aquisição de livros também ficou mais fácil. Assim, o livro físico pode ser comprado em várias livrarias e lojas do País, mas, deve-se sempre buscar as promoções. Quanto ao e-book, é encontrado na Amazon (www.amazon.com.br), unicamente. Para saber um pouco mais sobre o trabalho literário desenvolvido por este escritor amazonense, basta acessar o meu blog (raimundocolaresribeiro.blogspot.com). E caso o ilustre leitor tenha interesse em receber notícias literárias, quinzenalmente, via e-mail, escreva-me, por favor, para o endereço: colaresribeiro@gmail.com.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Raimundo Colares Ribeiro: Sim. Mas, por enquanto, ainda não posso dar maiores detalhes.

Perguntas rápidas:

Um livro: Bíblia Sagrada;
Um (a) autor (a): Dan Brown;
Um ator ou atriz: Nicolas Cage;
Um filme: A Lenda do Tesouro Perdido;
Um dia especial: Todos os dias são bênçãos especiais de DEUS.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Raimundo Colares Ribeiro: Agradeço à minha maravilhosa família pelo incentivo e à Fábrica de E-Books que tornou realidade o livro CAPITAIS BRASILEIRAS: CIDADES MARAVILHOSAS na forma eletrônica. Grato, igualmente, à All Print Editora, pelo livro físico e sua divulgação. E, de coração, a todos aqueles que o adquirirem.

Para adquirir, acesse:
Ebook: CLIQUE AQUI. 
Livro impresso: CLIQUE AQUI.

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Assista ao vídeo

INSCREVA-SE---->

Anunciante:

Anuncie e Publique Conosco

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

LIVRO: JÚLIA

LIVRO: AS CRÔNICAS DO AMANHECER

LIVRO: NÃO É COM VINAGRE QUE SE APANHAM MOSCAS

LIVRO: DOIS ANJOS E UMA MENINA

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels