quarta-feira, 24 de maio de 2017

Conheça o ofício de uma revisora e preparadora de originais com Sheila Ribeiro, que também é jornalista e escritora

Sheila Ribeiro é Jornalista e trabalha com revisão de texto, copidesque e preparação de originais desde 2009. No ano seguinte entrou para o mundo da literatura como escritora. Publicou seu primeiro livro, "Cabra Cega", pelo Clube de Autores. Também tem dois minicontos, "O Boato" e "Mãe, brinca comigo?" e participa de cinco antologias: "Romances em Contos"; "Encontros & Desencontros"; "Romances em Contos 2"; "Romances em Contos 3 - Histórias de Natal" e "Romances em Contos 4 - O Bebê Chegou!". A sua última publicação é o conto "A Visita de um Anjo".

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Sheila Ribeiro: O meu começo foi muito por acaso e nos bastidores da produção de um livro. Eu estava me recuperando de um grave acidente de carro, onde quase perdi a mão direita, e depois de várias cirurgias, anos de licença e muito tempo de fisioterapia, eu me vi desempregada e foi através de um sonho que recebi a mensagem que deveria enviar o meu CV contando a minha história e pedindo a oportunidade para trabalhar como revisora de texto nas editoras, apenas me baseando na minha formação de jornalista. Mandei para umas dez editoras. Cinco nem tchum pra mim, quatro me deram esperança e uma mudou a minha vida. Comecei na área que estou até hoje. Fiz cursos na área para aprender as técnicas e me juntei a pessoas que me ensinaram muito. Paralelo a isso descobri o Clube de Autores onde pude também realizar o meu sonho de entrar para o meio literário como escritora. 

Conexão Literatura: Você é jornalista, escritora e também revisora e preparadora de originais na editora Drago. Poderia comentar?

Sheila Ribeiro: Gosto demais do profissionalismo do Gustavo e da Patrícia. Pessoas sérias e que tratam os autores com carinho. Sempre namorei de longe a Editora, até que fui indicada por um amigo-cliente para trabalhar com eles como freela. Eu amo ajudar os autores nesse processo de maturação dos seus originais. O momento da revisão é sempre muito trabalhoso e se todos os envolvidos não estiverem na energia de dar certo, os erros empacam. E com um material bom e excelente nas mãos é juntar lazer e trabalho. Poucas pessoas trabalham no que amam, que bom que consegui. 

Conexão Literatura: Fale mais sobre o seu trabalho na editora Drago, sobre a preparação de originais, etc.

Sheila Ribeiro: Estou na Editora há pouco tempo, mas o suficiente para adorar e ser grata ao amigo que me indicou. Já trabalhei em várias editoras e sempre é uma experiência enriquecedora, mas na Drago eu percebo uma sintonia maior no sentido trabalho em conjunto. Percebo que somos uma equipe em prol de uma literatura com orgulho, profissionalismo e amor.

Conexão Literatura: Você já publicou como escritora. Tem algum livro em destaque do qual gostaria de comentar?

Sheila Ribeiro: Sim. Sou autora independente. Comecei no Clube de Autores que faz uma publicação sob demanda e hoje estou somente com os meus projetos em e-book pela Amazon. Mas estou querendo voltar a ter meus livros no formato físico. Os meus leitores, em sua maioria, gostam de pegar no livro físico, sentir seu cheiro (vício de quem ama livros), e tem também o lance das dedicatórias e autógrafos que alguns não abrem mão. Estou analisando se continuo como independente e publico por gráfica ou se entro para uma editora, que sempre tem o seu valor. Quem sabe o meu próximo lançamento não sai pela Drago, já que adoro. O meu livro em destaque é o meu romance "Cabra Cega" que trata sobre a violência doméstica e me proporciona a participação de entrevistas e eventos muito interessantes. Além do retorno sempre muito carinhoso das leitoras. 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Sheila Ribeiro: Através de minhas redes sociais e do meu blog. Estou no Facebook (https://www.facebook.com/sheila.r.mendonca), no Instagram (https://www.instagram.com/shemendonca/), no Twitter (https://twitter.com/sheilarmendonca) e no meu Blog Escritora Sheila Mendonça (http://escritorasheilamendonca.blogspot.com.br/).

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Sheila Ribeiro: Sim. Atrasada com o próximo livro "Deserto de Escolhas", que já está pronto, só está no processo final e decidir como será a publicação. É um livro de contos sobre compulsões. E tem mais dois também que estou escrevendo "Mar Revolto", um romance homoafetivo, mas esse falta muito para finalizar, está bem no início e o outro, ainda sem título, é um livro de autoajuda onde relato o acidente de carro que sofri. Focando na fé e resiliência para ajudar quem atravessa um momento difícil.

Perguntas rápidas:

Um livro: "Escaravelho do Diabo"
Um (a) autor (a): Sidney Sheldon
Um ator ou atriz: Vera Holtz
Um filme: Annie
Um dia especial: O nascimento de minha afilhada.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sheila Ribeiro: Primeiramente obrigada pela oportunidade, parabéns pela Revista, sucesso a vocês. E em segundo lugar quero pedir que os leitores não desistam dos seus sonhos. Nem sempre as realizações irão acontecer do jeito que queremos e no tempo que queremos, mas quando tem que ser nosso, Deus providencia. Mas Ele precisa que a gente não desista do nosso sonho. O que é nosso sempre arruma um jeito de chegar até a gente, porque tem Alguém que orquestra tudo lá de cima. Beijo, beijo.


Compartilhe:

Um comentário:

  1. Linda e maravilhosa entrevista dessa minha querida Sheila de quem sou fã e grande admiradora.
    Parabéns pela entrevista!
    Beijos


    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

MENTES ADOLESCENTES

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels