quinta-feira, 18 de maio de 2017

Édison Roberto Lotério, autor premiado em vários concursos, comenta sobre seu livro "Teus olhos são verdes como o mar"


SINOPSE
Com um estilo seco, cortante, rápido e contundente como um tapa, Édison Roberto Lotério discorre com segurança, e com as emoções à flor da pele, a condição humana.

SOBRE O AUTOR
Edison Roberto Lotério nasceu e vive em Rio Claro, interior de São Paulo. Além de "Teus olhos são verdes como o mar", tem mais um livro publicado: Uma gargalhada na noite. Seu conto “Teus olhos são verdes como o mar” foi premiado na Off-Flip, em 2009, e “O latido dos cães” pela Secretaria de Cultura do Paraná.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Édison Roberto Lotério: A leitura, consequentemente a literatura, foi um agente transformador desde a pré adolescência, introduzindo e desenvolvendo a capacidade de raciocínio e interpretação das informações.Aí, de tanto ler você começa a achar que pode escrever.

Conexão Literatura: Você é autor do livro "Teus olhos são verdes como o mar". Poderia comentar?

Édison Roberto Lotério: É um livro de contos onde as estórias são amorais, ou seja, quem vai dar a interpretação e o rumo é quem lê, com sua própria experiência de vida, com seus conceitos e pré-conceitos. O interessante seria  que cada leitor criasse uma estória diferente. São estórias curtas, condensadas, muitas abordando a violência, desalento e solidão.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Édison Roberto Lotério: Para as estórias do livro não foram necessárias pesquisas pois são baseadas na observação do cotidiano. Os contos foram escritos ao longo do tempo e reunidos para esta publicação.
 
Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial no seu livro?

Édison Roberto Lotério: “Parei, ofegante, cansado mesmo. Ele ficou ali, gemendo. Abaixei e segurei seu rosto com uma das mãos. Ele olhou para mim, apavorado. Olhou para mim e mesmo no escuro vi os dois olhos verdes, brilhando de pavor. Olhos verdes.”
Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Édison Roberto Lotério: O livro é em e-book e está disponível nos sites de venda – Amazon, Saraiva,etc. Também está disponível em versão PDF no site da revista Conexão Literatura para baixar gratuitamente. Para entrar em contato tem o e-mail edisonloterio@yahoo.com.br e facebook @ edisonrobertoloterio.
Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Édison Roberto Lotério: Há algo mas bem na fase de projeto mesmo. Uma estória meio ficção-científica envolvendo o uso da água e uma estória baseada num texto que li no livro “Aquele Abraço” do escritor uruguaio Eduardo Galeano mas que eu ainda não sei como contar.
Perguntas rápidas:
Um livro: Foi um marco quando li. Influenciou-me bastante principalmente quanto ao estilo seco e duro. Relei-o sempre e sempre surpreende.  “Angústia” de Graciliano Ramos.
Um (a) autor (a): Pelo estilo, pela capacidade de síntese, pela poesia contida das frases curtas e pelo desencanto racional, Graciliano Ramos.
Um ator ou atriz: Não sou cinéfilo, mas atores como Clint Eastewwod, Robert de Niro, Jack Niconson, 
Um filme: Lavoura Arcaica – adaptação primorosa do livro de Raduan Nassar; Apocalipse Now – adaptação fantástica do livro O coração das Trevas de Joseph Konrad.
Um dia especial: Podemos achar um dia especial num momento para depois duvidarmos disso.
Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Édison Roberto Lotério: O que há de mais importante no sistema todo é o leitor e o poder de transformação da leitura. O desenvolvimento da capacidade de pensar,, raciocinar e processar as informações e conhecimentos. O incentivo a leitura é o primordial.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts populares

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels