sábado, 17 de junho de 2017

Ela largou o emprego para se dedicar ao ofício da escrita e lançou três livros em apenas onze meses

Próximo de completar 40 anos, Patrícia Morais largou o emprego para se dedicar ao seu inesperado sonho de ser escritora.

Patrícia Morais é uma nova autora da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, que lançou três livros em apenas onze meses. Mas não foi do dia para a noite que tudo aconteceu, pois Patrícia passou mais de dois anos correndo atrás de contratos com editoras até que a primeira porta se abriu e, logo depois, outra, e ela não parou mais. 
 
ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Patricia Morais: Foi algo surpreendente! Algo totalmente inesperado, mas muito feliz. Eu nunca havia pensado em escrever um livro daí um dia, após brigar com o controle remoto por não encontrar nada de interessante na televisão, levantei do sofá e do nada disse para meus cachorros: A mamãe vai escrever um livro. Fui para o notebook e comecei brincando. Quando me dei conta, o meu primeiro livro “Após uma tragédia um recomeço” estava pronto. Me apaixonei tanto por ele que achei que teria potencial para ser publicado. Daí veio a parte mais difícil que foi conseguir uma editora que se interessasse em publicá-lo. Ser um autor iniciante é dureza! (risos) Passei mais de dois anos tentando conseguir um contrato com uma editora até que uma porta se abriu então eu entrei e não parei mais.

Conexão Literatura: Você é autora dos livros “Após uma tragédia um recomeço”; “A vida que eu quero” e “Thalita Rebouças – Uma biografia (ou duas?). Poderia comentar?

Patricia Morais: Até hoje eu me surpreendo com isso. (risos) Sinto muito orgulho dos meus livros. Por ter batalhado por essa prazerosa conquista de me tornar uma escritora sozinha. Sem conhecer ninguém da área.
É mágico saber que algo que você escreveu emociona e diverte as pessoas. Posso afirmar que sou uma escritora engajada e feliz. Do tipo que vai superando as dificuldades e que não desiste de lutar pelo o que quer.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir a biografia da Thalita Rebouças?

Patricia Morais: Participei de alguns eventos da Thalita. Mas basicamente a pesquisa foi feita pela internet mesmo. Em torno de uns seis meses o livro estava pronto. Quando começo a escrever eu não gosto de parar, por isso não demoro muito. Eu meio que vivo pra isso. Levanto até de madrugada se tiver alguma ideia interessante para acrescentar. Eu fico tão empolgada que chego a perder o sono e a vontade de sair de casa. (risos) 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho de um dos seus livros do qual você acha especial?

Patricia Morais: Eu mesma, para dar vida a este meu sonho de me tornar escritora, precisei aguardar mais de dois anos para colher os primeiros resultados deste meu esforço. Francamente, eu queria fazer tudo certo. Para tudo dar certo. Mais tarde um pouco, precisei parar e pensar em meu futuro profissional e meu desejo com todo o carinho. E decidi após isso, para ter tempo de escrever, ainda que com um pouquinho de culpa, largar meu emprego que era um peso em meus ombros, me deixava exausta e insatisfeita, mas que era de carteira assinada e pagava meu salário pontualmente no fim do mês. Mesmo morta de medo de tomar essa atitude, decidi arriscar. E arrisquei. E aqui está. O meu “todo-poderoso” e amado segundo livro. E a minha “toda-poderosa”, amada e nova profissão. Acho melhor nem comentar que eu não estava aguentando de tanta ansiedade nessa época. Ou que me achava “a mulher louca que larga um emprego em época de crise”. De modo que podemos pular essa parte e ir direito ao que interessa.
- A vida que eu quero.

Conexão Literatura: E como surgiu a ideia do projeto "Vem ver meus livros"

Patricia Morais: Após os lançamentos e aquela empolgante fase inicial em que os amigos e familiares dão a maior força comprando os livros, eu pensei: Eu tenho que continuar vendendo os meus livros, e agora? Daí eu vi uma postagem de um escritor de São Paulo que vende seus livros na Avenida Paulista e pensei: vai ser por aí. Daí comecei a pensar em formas de atrair a atenção das pessoas nas ruas, pois eu sou muito tímida e não conseguiria abordar ninguém diretamente. Minha voz, por conta da timidez, não sai! Eu já tentei. (risos) Até que tive a feliz ideia de fazer um banner convidando todo mundo a ver os meus livros. E é assim que até hoje consigo a atenção das pessoas e as vendas que preciso para continuar seguindo com o meu sonho até que algo maior, como ver os meus livros nas prateleiras das livrarias, aconteça. 

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Patricia Morais: Basta acessar a minha página: www.patriciamorais.net ou o meu perfil no Instagram @patriciamorais.eu

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Patricia Morais: Sim. O lançamento do que eu chamo de meu “bebezinho”, meu primeiro livro infantil “Deu sono!” que está previsto para o fim do segundo semestre deste ano. 

Perguntas rápidas:

Um livro: Férias
Um (a) autor (a): Marian Keyes
Um ator ou atriz: Lázaro Ramos
Um filme: Titanic
Um dia especial: O dia em que participei do Programa Sem Censura, com Leda Nagle. Nunca senti tanto frio na barriga antes. (risos)

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Patricia Morais: Gostaria de agradecer pelo convite. Amei! É sempre muito importante para um novo autor uma oportunidade tão bacana como essa.
E gostaria de terminar deixando uma mensagem que considero valiosa, que é: nunca desperdicem uma boa ideia. 

Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: DECAF ME - SONHOS VITALIDADE CRIATIVIDADE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels