quarta-feira, 19 de julho de 2017

Radialista e Colecionador de mais de 10 mil títulos de discos lança o livro "As Lições Que Aprendemos com os Beatles"

Marco Antonio Ribeiro é radialista, apaixonado por música, Master Coach apaixonado pelos mistérios do comportamento humano, Jornalista apaixonado por artes, Administrador, apaixonado por organização e condução de equipes, Escritor, apaixonado por literatura, defensor da causa animal, apaixonado por bichos, colecionador de discos, dono orgulhoso de mais de dez mil títulos. Mantém o blog Tripa Virada e a rádio web Garimpoprock, onde expõe suas paixões para o mundo virtual. Em suas passagens nos meios de comunicação, entrevistou diversas personalidades do meio musical e sempre incentivou o cenário independente, especialmente pelo podcast que mantém onde tocam apenas artistas fora do eixo comercial. Em seu primeiro livro, utilizou parte da história de seu grupo favorito para mostrar que é possível alcançarmos nossos objetivos de vida.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Marco Ribeiro: Há tempos mantive um plano mental de lançar um livro de contos e até escrevi alguns. Mas com a agitação cotidiana que me consumia boa parte do meu tempo, a coisa não andou. Depois que saí da última empresa que trabalhei formalmente, levei o plano em frente. Não difícil porque já escrevo há muito tempo, tanto em publicações como jornais e revistas, como em meu blog, o Tripa Virada. O que eu precisava era uma ideia original.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “As Lições Que Aprendemos com os Beatles” (Drago Editorial). Poderia comentar?

Marco Ribeiro: É o que mencionei sobre a ideia original. Eu amo música e comportamento. Estudo esses assuntos há três décadas. Mas eu não queria mais do mesmo. Existem centenas de publicações ligadas ao comportamento – desde a psicologia tradicional até o que se convencionou a chamar de auto ajuda – e música. Resolvi então juntar as duas coisas. Beatles é uma das minhas bandas preferidas, seguida de perto pot The Doors, Led Zeppelin, Mutantes e Legião Urbana. Não resta dúvida que os Beatles foi a banda mais importante da história do rock, mas não os ingleses não chegaram no topo de uma hora para outra. Tiveram que passar por muita coisa para alcançar o objetivo de ser uma grande banda. Assim como cada um de nós, com nossos objetivos. A diferença é que eles seguiram em frente, ao contrário de muitos de nós, que desistimos no caminho. Tracei esse paralelo para mostrar o que a histórias destes músicos maravilhosos poderia nos ensinar.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Marco Ribeiro: Ouço Beatles desde a adolescência. Até passava fome par guardar um dinheirinho e comprar os álbuns. Esse fanatismo me conduziu a pesquisar sobre a vida de cada um. Na década de 80, não existia internet. Eu pesquisava em bancas de revistas e livrarias tudo o que podia sobre a banda. A coleta de material veio daí. Já a parte comportamental, adquiri em formações em administração, coach e neuro linguística. Quando passei a estudar os temas de comportamento, liguei os assuntos. Resumindo: eu não parei para pesquisar sobre o conteúdo no livro. Todas as informações já estavam na minha cabeça. Eu só organizei.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Marco Ribeiro: O que mais gosto é da história em que a tia de John Lennon diz a famosa frase, quando ela percebe que ele estava praticando violão, incentivado por sua mãe: música não vai te levar a lugar nenhum. Ela se chamava Mimi e sempre dava pitaco no desejo de Lennon seguir a carreira artística. O paralelo às nossas vidas mostra que, de alguma forma, muitos de nós temos uma titia Mimi por perto, jogando areia em nossos sonhos. John Lennon teve força para enfrentar esse obstáculo e se tornou um ícone na música mundial.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Marco Ribeiro: Bom, acredito que o site da Drago tenha todas as informações sobre como adquirir o livro e quem quiser entrar em contato comigo, pode me encontrar nas redes sociais (Facebook, LinkedIn), pela rádio web ou pelo blog Tripa Virada. É sempre um grande prazer conversar com os meus leitores.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Marco Ribeiro: Quero trabalhar a divulgação deste meu primeiro livro, se possível fazer algumas palestras falando sobre música e comportamento, incluindo a história de outros personagens que possam servir de inspirações para nós. E já estou rabiscando um novo livro, que também vai ter música como matéria prima.

Perguntas rápidas:

Um livro: Nem Vem Que Não Tem – a vida e o veneno de Wilson Simonal (adoro biografias)
Um (a) autor (a): Ruy Castro
Um ator ou atriz: Al Pacino
Um filme: Efeito Borboleta
Um dia especial: 8 de agosto de 1981 – quando eu comprei meu primeiro LP

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Marco Ribeiro:  Podem achar clichê, mas a verdade é que todos nós temos potencial para nos tornamos muito mais o que somos. E não falo de posições sociais ou econômicas. Me refiro a sermos pessoas melhores e influenciar o meio que vivemos. O mundo é exatamente como o enxergamos, mas essa visão não vem de fora pra dentro. Se nós cultivamos a beleza interior vamos perceber a manifestação externa. O mesmo acontece se nos deixarmos levar pelo ódio, rancor e falta de esperança. Como diria John Lennon na canção Mind Games: o amor é a resposta.


Compartilhe:

2 comentários:

  1. Meu grande amigo Marco. Sempre antenado no meio literário, musical... Sucesso pra você brother!

    ResponderExcluir
  2. Amo música, amo aprender mais do comportamento humano. Unir as duas coisas é sensacional Marco, parabéns. Quero uma entrevista tbem tá. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para participar das edições: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Anuncie e Publique Conosco

Anunciante:

MENTES ADOLESCENTES

Posts populares

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

LIVRO DESTAQUE

Drago Editorial

FARO EDITORIAL

LIVRO: NARRATIVAS DO MEDO

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Gostou do nosso trabalho?

Passaram por aqui


Labels