quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Novo livro do Dr. Roberto Martins de Souza aborda histórias verídicas de idosos analfabetos ou semianalfabetos em processo de alfabetização

Dr. Roberto Martins de Souza - Foto Divulgação
Dr. Roberto Martins de Souza, nasceu na cidade de Simão Dias, estado de Sergipe. Filho de Sr. João e de dona Judite. É professor universitário, palestrante, consultor em saúde. Graduou-se pelas Faculdades Integradas de Guarulhos. É Mestre e Doutor pela Universidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Especialista em Administração Hospitalar, Saúde Publica, Obstetrícia, Licenciatura Plena. Trabalhou em vários hospitais: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo Casa de Saúde Santa Marcelina, Hospital Modelo Tamandaré, Hospital Geral de Guainases, Hospital do Câncer (A.C.Camargo), Hospital Presidente e Hospital do Mandaqui, Hospital Prof. Waldomiro de Paula (Hospital do Planalto). Atuou em varias Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, onde foi também Assessor Técnico em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Integrou o Comitê de Mortalidade Materna. Como Professor titular de várias universidades de São Paulo (Universidade de Santo Amaro (UNISA), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) foi também integrante do Comitê de Ética em Pesquisa e integrante de Grupos de Pesquisas. Participou também de várias Bancas de Dissertações de Mestrados e Defesa de Teses de Doutorados.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Dr. Roberto Martins de Souza: Bem, primeiramente gostaria de agradecer muito a revista pela oportunidade concedida e dizer que sempre gostei de ler e de escrever desde pequeno. Na faculdade sempre ficava após as aulas na biblioteca pesquisando e lendo os livros indicados pelos professores. Após a minha graduação fui fazer várias especializações na área da saúde. Atuei muitos anos como consultor em saúde e trabalhando com pacientes. Resolvi então fazer Mestrado em Gerontologia Social pela PUC/SP. Após 03 anos conclui o mestrado. A minha pesquisa de campo durou um ano. Observei idosos analfabetos em processo de alfabetização.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Histórias e memórias de idosos analfabetos”. Poderia comentar?

Dr. Roberto Martins de Souza: O livro é uma narrativa de histórias verídicas de idosos analfabetos ou semianalfabetos em processo de alfabetização. Onde os mesmos contam de uma maneira simples e singular as suas trajetórias de vida. Histórias estas contadas com muita emoção e saudosismo, no qual remete as suas memórias. Assim como os motivos pelos quais não foram alfabetizados na idade apropriada, ou seja, na idade infantil ou juvenil. O livro também traz a importância do ser humano aprender ler e escrever para conquistar a sua autonomia e independência e principalmente a sua participação em uma sociedade sem serem excluídos.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Dr. Roberto Martins de Souza: Como já mencionei anteriormente este livro foi fruto da minha Dissertação do Mestrado. A pesquisa de campo se deu durante um ano. Nesse período ia duas vezes por semana até um grupo de idosos em processo de alfabetização e ficava no inicio observando a interação entre os mesmos e com o professor. Com o passar dos meses comecei com o consentimento dos mesmos a aplicação de um roteiro semi estruturado e logo em seguida a gravar os seus depoimentos de vida. Da sua infância, da sua fase adolescente, da sua fase jovem e até chegarem à velhice. 

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Dr. Roberto Martins de Souza: São vários trechos que considero especial. Mas dentre todos existe a história de uma senhora chamada dona Augusta. Ela se considerava uma mãe realizada. Embora tenha passado por vários momentos difíceis na vida. Ela é migrante da Bahia e conta que sofreu muito para chegar a São Paulo e de que forma ela conseguiu superar a falta de estudo, das dificuldades de educar seus filhos e de como conseguir emprego. É uma história de vida cheia de emoção.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Dr. Roberto Martins de Souza: O livro está à venda no site da editora clube de autores. É só digitar o meu nome ou pelo nome da obra, ou livro. Sou docente universitário, ministro aulas para os cursos da área da Saúde, entre eles: Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Gestão Hospitalar. Com várias especializações na área da Saúde. Sou Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuando como membro do Comitê de Mortalidade Materna pela Secretaria Municipal de Saúde São Paulo, Comitê de Ética em Pesquisa e Grupos de Trabalhos em diversas universidades de São Paulo e grande São Paulo. 

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Dr. Roberto Martins de Souza: Sim. Existem mais dois livros publicados que já estão disponíveis para compra no site da editora clube de autores. Sendo um deles um romance chamado João Victor: A história de um garoto de programa e o outro uma pesquisa de campo chamado A Tuberculose e suas representações sociais na sociedade. Gostaria de falar deles nas próximas edições da revista.   

Perguntas rápidas:

Um livro: Humano Demais
Um (a) autor (a): Rodrigo Alvarez
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: O menino de Pijama
Um dia especial: Todos os dias que acordo e digo a Deus. Obrigado por mais este dia Senhor.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Dr. Roberto Martins de Souza: Sim. Gostaria de agradecer a editora clube de autores por revelar tantos talentos e dar a oportunidade de novos escritores mostrarem as suas obras literárias.

Para adquirir o livro: Clique aqui.
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels