segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Em entrevista, Samuel Caitano comenta sobre a sua obra "Aprovados em Cristo"

Samuel Caitano - Foto Divulgação
O escritor e compositor é casado com Marisa Caitano, graduado em Enfermagem pelo UDF-Centro Universitário, cursa Pós-graduação em Bibliologia e Línguas Bíblicas pelo Unipos-DF e de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pelo CEEN-Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (GO), e possui Básico em Teologia pelo IBADEP-Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Estado do Paraná. Reside em Planaltina–GO e congrega na ADME-Assembleia de Deus Minha Esperança, lecionando em classes de EBD-Escola Bíblica Dominical e atuando no ministério da pregação expositiva da Palavra de Deus. Contatos: (61) 99430-0255 CLARO / 99948-3221 VIVO; Site Oficial: Solus Evangelium: https://samuelcaitano.wixsite.com/solusevangelium; Canal no YouTube: Solus Evangelium; E-mail e Facebook: scaitano.paz@gmail.com; Twitter: https://twitter.com/pazscaitano; Instagram: https://www.instagram.com/caitanosamuel; Tumblr: https://www.tumblr.com/blog/my-samuel-caitano.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura
: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Samuel Caitano: Bom, por graça e misericórdia de Deus, desde a minha mais tenra idade estou envolvido com os estudos, leitura e escrita. Ler e escrever sempre foi para mim um hobby.
Lembro-me de ter ouvido certa vez, quando estava a caminho da faculdade, certo senhor (que aparentava ter uns 50 anos de idade ou mais), decepcionado consigo mesmo, falar ao seu colega: “Ainda não escrevi um livro...” Após ouvir esta frase, pensei: “E eu ?!...” Aquele homem estava preocupado e lamentava-se por já está “avançado” em idade e nunca ter escrito nada. Com isso, reacendeu-se uma antiga chama em meu coração...
É bem verdade que atualmente vivemos a “correr contra o relógio”. Mas é nesta “correria” diária que o conselho de Tomás de Kempis em sua obra Imitação de Cristo, precisa ser lembrado: “Nunca estejas de todo desocupado, mas lê ou escreve ou reza [no meu caso – ora] ou medita ou faz alguma coisa de proveito comum” (KEMPIS, 2012, Pg. 48).
Foi deste acontecimento específico e deste conselho de Kempis que decidi então escrever de forma mais profissional. E assim, “vualá”, nasceu a obra “Aprovados em Cristo: Uma análise bíblica, profunda e coerente da aprovação em Cristo a partir de Rm 16: 10a”, em 2015.

Conexão Literatura
: Você é autor do livro “Aprovados em Cristo”. Poderia comentar?

Samuel Caitano: Sim. Bem, acerca deste livro em especial, há agregado ao mesmo um valor sentimental muito grande, tendo em vista a história por trás de sua escrita.
Diante dessa indagação, minha mente reporta-se ao final de 2015, quando estava desempregado, residindo de favor em um “quartinho” nos fundos da Igreja em que congregava (Assembleia de Deus de Brasília-ADEB, no Riacho Fundo 01 - DF), noivo e trabalhando em meu projeto de TCC na conclusão da graduação. Não bastasse tudo isso, acreditem-me, eu pedalava cerca de 80 Km por dia e já houve vezes em que, por absoluta falta de dinheiro para a passagem no transporte público, corri da faculdade na 914 da Asa sul - DF até à Qs 12 do Riacho Fundo 01 - DF e, mesmo assim, ao menos uma página da obra eu escrevia. 
Não pretendo com isso apresentar-lhes nenhuma imagem dramática e heróica a meu respeito, mas, desta forma, “aprendi que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer”, nas palavras do poeta, dramaturgo e ator inglês, William Shakespeare.
Assim, concomitante às minhas responsabilidades sociais, ocupei-me em escrever esta obra de cunho teológico e que objetiva a edificação da Igreja de Cristo, haja vista que, verdade seja dita, há muitas “igrejas” por ai aprovadas pelos homens, mas reprovadas por Deus, diga-se de passagem.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Samuel Caitano: Minhas pesquisas foram extensas e exaustivas, abrangendo desde à consulta na web aos mais renomados comentários bíblicos. O tempo gasto na conclusão da obra não passou dos dois meses e meio.  No entanto, a publicação só veio agora em 2017, pois desconhecia este modelo de Editoras Sob-demanda, como a Clube de Autores.
Assim, aproveito o espaço aqui para tecer meus sinceros agradecimentos à Editora Clube de Autores que me permitiram a realização e concretização deste sonho.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Samuel Caitano: Claro. Segue abaixo trecho de “Aprovados em Cristo: Uma análise bíblica, profunda e coerente da aprovação em Cristo a partir de Rm 16: 10a” (CAITANO, 2017, pp. 17-18):
Aprovação e reconhecimento parecem fazer parte do DNA humano, do seu código genético, parece ser uma necessidade vital e que não se limita a uma pessoa ou grupo isoladamente, mas é uma questão generalizada, diz respeito a todo mundo. Ao que parece, estes verbos se coadunam com a dignidade humana. Quem não é aprovado ou reconhecido não tem nenhum valor.
Todavia, no que tange ao mundo espiritual, as regras da aprovação divina foge às do homem. Na verdade, frequentemente as contraria. Assim, a realidade é que estamos muito longe do ideal de Deus para nós, estamos muito longe da aprovação em Cristo.
Mas o que significa se aprovado pelo Senhor?; Qual o caminho a ser percorrido a fim de que se alcance essa aprovação?; Quais os passos rumo à reputação de “obreiro aprovado”? (2Tm 2: 15); Como alcançar o mérito de “aprovado em Cristo”? (Rm 16: 10a); Que características marcam a vida de um crente aprovado pelo Senhor Jesus?; Que fim aguarda uma Igreja aprovada?.
Estas são perguntas que serão respondidas biblicamente e sob a direção do Espírito Santo de Deus tornar-se-ão uma rica fonte de conhecimento que levará o leitor a experimentar uma intimidade mais profunda com o Eterno e uma vida que tem como marca a aprovação em Cristo, haja vista que “[...] na verdade, não são as palavras elevadas que fazem o homem justo, mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus” (KEMPIS, 2012, Pg. 21).
À medida que a leitura se desenrola, torna-se impossível não ser feito uma retrospectiva visando uma análise reflexiva sobre como está à vida do ledor diante de Deus e assim, de forma prática e não apenas teórica, você passará a andar como Enoque andou diante do Senhor (Gn 5: 24; Hb 11: 5) e alcançará o título que Apeles alcançou: “Aprovado em Cristo” (Rm 16: 10).

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Samuel Caitano: Simples, basta o nobre ledor acessar o site da Editora Clube de Autores ou da AgBook nos links abaixo e será possível adquirir o exemplar da obra. Vale ressalta aqui que em meu site oficial há os links para aquisição e, em breve, o livro estará disponível também nas plataformas: Estante Virtual, Lojas Americanas, Amazon e Submarino.
Adquira já o seu exemplar em: https://www.clubedeautores.com.br/book/228085--Aprovados_em_Cristo#.WfylPY9SzIU Ou em: https://www.agbook.com.br/book/228085--Aprovados_em_Cristo
Site Oficial: https://samuelcaitano.wixsite.com/solusevangelium

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Samuel Caitano: Sim. A expectativa é que até o fim de Fevereiro de 2018 seja publicado o meu segundo livro: “A Mensagem do Reino (só que não!): Uma clara e bíblica distinção entre a verdadeira e as falsas mensagens que se ouve na igreja contemporânea à partir de Mt 16: 13-23”. Além disso, estou trabalhando ativamente em um Comentário Bíblico e Expositivo acerca do livro canônico de Atos dos Apóstolos.

Perguntas rápidas
:

Um livro: “A Mortificação do Pecado” de John Owen, o mais bem conceituado teólogo puritano.
Um (a) autor (a): Rev. Hernandes dias Lopes   
Um ator ou atriz: Nenhum
Um filme: “Martinho Lutero” de 1953.
Um dia especial: O dia do meu casamento: 06/02/2016.

Conexão Literatura
: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Samuel Caitano
: Sim. Agradeço a Revista Conexão Literatura pela disponibilidade em me entrevistar e ajudar de forma ímpar na divulgação de novos autores. Esse trabalho é imprescindível para a cultura no Brasil, haja vista que “um país se faz com homens e livros”, nas palavras de Monteiro Lobato.

Compartilhe:

2 comentários:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels