domingo, 12 de novembro de 2017

Panela d'água - Quem somos nesta jornada?, por Marli Freitas


Sinopse: O romance PANELA D’ÁGUA, quer desvendar o grande equívoco que podemos cometer ao longo de nossas jornadas - acreditar que somos suficientemente “bons” para passar adiante nossas experiências de vida.
Engano total! No entanto, este posicionamento pode parecer paradoxal, se as gerações não passassem para as que as sucedem suas descobertas e aprendizados, talvez a humanidade ainda estivesse nas cavernas, pois cada uma teria que começar seu aprendizado sempre do zero.
Entretanto precisamos compreender que não é na resposta que está o decifrar de todos os enigmas que nos cercam, e sim na pergunta. Saber formular perguntas é o que move o conhecimento.
O sábio pode e quase sempre sabe responder os questionamentos do aprendiz, mas é na pergunta, na curiosidade, na fome de conhecimento natural do ser humano que reside a mola propulsora de todos os progressos possíveis ao Homem.
Como aconteceria esse passar de bastão de uma geração para outra, de um grupo social para outro, se afirmarmos, que é um equívoco este pensar... passar sua experiência para alguém?
Parece antagônico mas não é: a evolução dos costumes, as benfeitorias conseguidas pelo constante progresso humano, é passado de geração a geração como conhecimento.

Experiência é um processo íntimo, pessoal. De um valor inestimável, mas não se transfere a ninguém!
Pode-se ensinar tudo a um filho, mas a experiência que os pais acumularam e se esgotam tentando ”enfiar goela abaixo” dos seus rebentos, principalmente na conturbada fase da adolescência, é uma tarefa impossível.
O agricultor quando planta suas sementes, as deita sob a terra, acreditando nas suas potencialidades: semente de abobrinha jamais germinará crisântemo, e vice versa. Semeia sabendo das adversidades, das intempéries, das dificuldades, mas continua o cultivo acreditando na qualidade da semente que plantou. Ele pode cuidar, zelar, providenciar pra que ela a seu tempo, possa germinar, florescer, frutificar.
Conhecimento é isso! Cabe-nos, primeiro adquiri-lo, aperfeiçoar, agregar algum valor e passar a frente, mas experiência é fruto da junção do conhecimento com a sabedoria, e isso é pessoal, intransferível.
PANELA D'ÁGUA uma historia com muitas histórias, provoca esta certeza.

Sobre a autora: MARLI DE FREITAS, professora, escritora, poeta participou das coletâneas UNIVERSO PAULISTANO, DIAS CONTADOS e LEGADO DE SANGUE

Lançou em 2011 o romance BAÚ DE CASSANDRA, que participou em 2012 do 26° Salon International du livre - Suiça. Premiada em 1° lugar no concurso Olhares da Noite com o conto Sangue na Tela, baseado no romance com o mesmo nome lançado em 2013. Premiada em 4° lugar no concurso de crônicas Laura Ferreira do Nascimento com o conto O Protegido.
E-mail: marlidifreitas@msn.com

Para adquirir o e-book: Clique aqui.

 ASSESSORIA EM DIVULGAÇÃO LITERÁRIA:
Ademir Pascale - contato@assessoriaparaescritores.com.br
http://www.assessoriaparaescritores.com.br
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels