quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Renata Ribeiro comenta sobre o seu novo livro “O enigma da noite sem fim” e futuros projetos

Sinopse: Esta história levará você ao mundo da imaginação, com uma busca pelo motivo do sumiço do sol. A trama se passa em uma pequena aldeia, ao lado de uma misteriosa e encantada montanha, onde vivem um sábio, bom e protetor, e um demônio, dono da maldade e da obsessão pelo poder. E tudo acontece em torno de um pai herói que salva a aldeia e sua família. 


ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?

Renata Ribeiro
: Iniciei no mundo literário escrevendo poemas para o público adulto. Porém me sentia insegura em mostrar meus textos, eram guardados a sete chaves. Até quando tive coragem e pedi para alguns amigos, que já estavam no mundo da escrita, lerem e me darem uma opinião. Como todos os feedbacks foram positivos, enviei um dos poemas a editora Andross e foi aceito. Aliás, fui muito bem recebida pela editora da qual faço parte até hoje.


Conexão Literatura: Você é autora do livro “O enigma da noite sem fim” (Editora Giostri). Poderia comentar?

Renata Ribeiro: “O enigma da noite sem fim” foi um sonho realizado de um livro solo para um público que faz parte do meu dia-a-dia como professora. É uma novela onde o enredo se passa num pequeno vilarejo europeu, ao pé de uma montanha encantada. A trama toda se passa com os personagens em busca de respostas para o sumiço do Sol. O livro está sendo bem aceito pelo público em geral e os feedbacks estão positivos.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Renata Ribeiro: Na verdade, como se trata de uma fantasia, a pesquisa apenas se pautou em nomes para os personagens, pois o cenário é europeu. Demorei muito tempo para escrevê-lo, pois tenho meu trabalho e minha profissão que me tomam um bom tempo. Então escrevia, apenas, nas horas vagas. Ao todo, acredito, que levou uns dois anos. Mas também não estava com pressa, nem pensava em publicá-lo no início. Porém a publicação apareceu assim que terminei, por coincidência, pois não estava procurando.

Conexão Literatura
: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Renata Ribeiro: “Os sábios nunca sabem... eles descobrem”. Essa frase é a mais comentada quando recebo feedbacks. As pessoas acham engraçado um sábio que não sabe tudo. Na verdade, quis colocar algo de diferente nesse personagem que é o Sábio das Montanhas.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Renata Ribeiro: O livro está no site e livrarias da editora Giostri e também pode ser adquirido comigo através do e-mail: ataner_ri@yahoo.com.br. Aliás, as escolas que se interessarem, a Giostri tem condições ótimas para a aquisição em quantidades para ser usado como livro paradidático, recomendado para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Renata Ribeiro: Sim, estou escrevendo uma outra fantasia na mesma linha, infanto-juvenil. E, ao mesmo tempo, uma história para um público mais jovem, uma distopia, na verdade, que traz uma reflexão sobre o descaso com o meio ambiente e suas causas. Claro, que por questões de tempo, não tenho previsão para que fiquem prontas. Pretendo continuar com a editora Andross, participando das antologias literárias que me trazem uma bagagem muito grande de conhecimento e experiência.

Perguntas rápidas:

Um livro: Pimentas para provocar um incêndio. Não é preciso fogo
Um (a) autor (a): Rubem Alves
Um ator ou atriz: Selton Mello
Um filme: Lisbela e o prisioneiro
Um dia especial: 20 de abril (nascimento dos meus filhos gêmeos)

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Renata Ribeiro: Queria agradecer a Revista Conexão Literatura pela oportunidade de estar mostrando meu trabalho, acompanho sempre as edições e gosto muito. A conscientização sobre o valor da literatura nacional é um caminho árduo, porém extremamente gratificante e é o que vocês da Conexão Literatura fazem.

Sobre a autora:
Renata Ribeiro nasceu em Espírito Santo do Pinhal, SP, onde reside até hoje. É pedagoga, psicopedagoga e especialista em Neuropsicologia. É professora polivalente na rede municipal de sua cidade natal. Tem poemas e contos publicados pela editora Andross, totalizando 6 antologias. Também tem textos publicados em 2 antologias de sua cidade. Terceiro lugar no concurso de poesias da Unipinhal, em 2016. Realizou oficinas de poemas para crianças por dois anos consecutivos, 2016 e 2017, na “Semana Literária Edgard Cavalheiro”, também na cidade que reside. Autora do livro infanto-juvenil “O enigma da noite sem fim”, pela editora Giostri. Contato com a autora: ataner_ri@yahoo.com.br.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Ajude a manter a nossa revista. Doe, nossas edições são gratuitas para os leitores!

Curta Nossa Fanpage

Inscreva-se e receba nossas novidades por e-mail:

Anuncie e Publique Conosco

LIVRO: 666 - SINAIS - MARLI FREITAS

Posts mais acessados

LIVRO DESTAQUE

REVISÃO DE TEXTOS

REVISÃO DE TEXTOS
Revise o seu texto conosco.

Passaram por aqui


Labels