domingo, 4 de março de 2018

Eduardo Abreu e a Editora Xeque-Matte, por Sérgio Simka e Cida Simka

Eduardo Abreu - Foto divulgação
Eduardo Abreu nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais, no dia 24 de março de 1995. É graduando do curso de Administração. Em 2016 criou a Editora Xeque-Matte com o objetivo de expandir a literatura e criar uma casa editorial que se valorize pelos princípios éticos e de qualidade aos autores e leitores. É editor-chefe na Editora, dono e atua na área da gestão de projetos estratégicos.

ENTREVISTA:

Você é editor da Editora Xeque-Matte. Fale-nos sobre ela. Como é o seu trabalho? Recebe quantos originais por mês? Quantos são publicados? Quem quiser publicar por sua editora quais os procedimentos a serem adotados?

A Editora XM nasceu da necessidade de criar uma casa editorial que possibilite a difusão da literatura nacional e que seja exemplo de respeito aos leitores, e principalmente aos seus escritores. Ela foi fundada em outubro de 2016 e já possui 20 contratos nacionais em 1 ano de fundação. Desses 20, mais da metade já publicados.

Meu trabalho consiste na coordenação de todos os processos ligados à edição dos livros. Atuo praticamente em todas as áreas dentro da editora, mas não atuo sozinho. Por trás de um grande editor existe uma equipe de profissionais brilhantes e eficientes, que cuidam de cada etapa da edição do recebimento dos originais até o lançamento.

Recebemos aproximadamente 200 originais durante o ano de 2017, destes foi aprovada uma quantidade X e negociada para a publicação. Muitos dos títulos recebidos não se adequavam ao nosso catálogo, como, por exemplo, livros religiosos e não ficção.

Como analisa a questão dos e-books?

O e-book é uma ferramenta de propagação de conhecimento e de expansão cultural, e permite que os livros possam ser acessados de qualquer dispositivo tecnológico em qualquer lugar e mesmo sem internet. Acredito que exista um grande público potencial leitor do livro em formato digital, crescendo cada vez mais.

Quais são suas leituras preferidas?

Gosto de ler ficção científica.

Que conselho pode dar a um escritor principiante?

Como já dizia Hemingway em uma de suas frases: "O escritor é individualista, precisa de introspecção para encontrar sua própria voz, mas também precisa ser curioso, pesquisar, percorrer rotas externas". Parafraseando-o posso deixar como dicas essas:
1- leia, leia muito! A voz de um autor reflete sua construção de mundo;
2- Escreva sobre o que gosta e abuse da criatividade e da imaginação;
3- Tenha disciplina na escrita e escreva muito, quanto mais escrever mais domínio da escrita terá;
4- Aprimore sua história relendo-a e dando uma construção bem-estruturada aos personagens e cenários, evitando furos e fugas cronológicas.

Quais os próximos projetos da editora?


Uma das principais metas da editora é o alcance dos leitores às nossas obras. Queremos nos próximos anos participar de eventos literários e até mesmo organizar eventos que exponham os trabalhos da XM e que expandam ainda mais a literatura nacional.
Queremos participar de Bienais, mas esse ainda é um problema em nosso país pelo alto custo de investimento que uma editora pequena enfrenta para viabilizar esse projeto.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2106), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados

EDITORA DRAGO

CURSO ONLINE "ESCRITA TOTAL"

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

LIVRO "CONTOS DESPERTOS II"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO DESTAQUE

Passaram por aqui


Labels