segunda-feira, 12 de março de 2018

Entrevista com Dr. Roberto Martins de Souza, autor do livro "AIDS/HIV e outras DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis)”

Sobre o autor:
Dr. Roberto Martins de Souza, nasceu na cidade de Simão Dias, estado de Sergipe. Filho de Sr. João Martins de Souza e de Sra. Judite Santos Souza. É professor universitário, palestrante, consultor em saúde. Graduou-se pelas Faculdades Integradas de Guarulhos. É Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Especialista em Administração Hospitalar, Saúde Publica, Obstetrícia, Licenciatura Plena. Trabalhou em vários hospitais: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Casa de Saúde Santa Marcelina, Hospital Modelo Tamandaré, Hospital Geral de Guainases, Hospital do Câncer (A.C.Camargo), Hospital Presidente , Hospital do Mandaqui, Hospital Prof. Waldomiro de Paula (Hospital do Planalto). Atuou em varias Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, onde foi também Assessor Técnico em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Integrou o Comitê de Mortalidade Materna. Como Professor titular de várias universidades de São Paulo (Universidade de Santo Amaro (UNISA), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO), atualmente chamada de Universidade Brasil e Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG) foi também integrante do Comitê de Ética em Pesquisa e integrante de Grupos de Pesquisas. Participou também de várias Bancas de Dissertações de Mestrados e Defesa de Teses de Doutorados.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Você publicou o livro "AIDS/HIV e outras DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis)”, pelo Clube de Autores, um livro que destina-se a todas as pessoas interessadas em adquirir conhecimentos sobre o HIV e AIDS e de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis. Poderia comentar?  

Dr. Roberto Martins de Souza: Primeiro gostaria de iniciar com um agradecimento a Revista Conexão Literatura e ao Ademir Pascale, editor da revista. Neste livro procuro descrever as doenças AIDS e o Vírus HIV, bem como outras doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs de uma maneira simples, uma linguagem não especificamente técnica justamente para esclarecer estas doenças e assim atingir o maior número de leitores interessados nesse tema. Cabe aqui dizer que muitas dessas doenças estavam sob controle aqui no Brasil desde o século passado e agora ressurgiram, ou seja, os dados estatísticos nos mostram que houve um aumento considerado de casos. E isso é uma preocupação para as autoridades que estão diretamente ligadas ao combate e o controle das doenças sexualmente transmissíveis, da AIDS e do HIV. Enfatizo que segundo o Ministério da Saúde aponta que nos casos de AIDS e HIV houve uma diminuição de casos notificados em determinada população e na contra partida houve um aumento de casos notificados em outras populações como, por exemplo: em jovens e idosos.    

Conexão Literatura: Quais são os maiores grupos de risco na contaminação das DSTs?


Dr. Roberto Martins de Souza: Podemos dizer que todos os indivíduos sexualmente ativos e que façam sexo desprotegido podem contrair qualquer uma dessas doenças AIDS, HIV, Sífilis, Gonorréia entre outras. Antigamente se falava muito em grupo de risco, mas hoje preferimos dizer que os principais acometidos são toda e qualquer pessoa que pratica sexo sem proteção. Ou em alguns casos com objetos sem a devida higienização como nos casos da Hepatite B e que não foram imunizados, ou seja, que não tomaram a vacina contra Hepatite B. É óbvio que as maiores vítimas ainda continuam sendo em número de casos notificados os homossexuais, principalmente os jovens. A população heterossexual idosa, seguida pelos bissexuais e os heterossexuais casados e que por este motivo não usam proteção.  E profissionais do sexo, assim chamados (garotos ou garotas de programas).

Conexão Literatura: Fale um pouco sobre as entrevistas realizadas para compor o livro com vários profissionais com ampla experiência no assunto.

Dr. Roberto Martins de Souza: O livro é composto de duas formas. Sendo a primeira forma lendo entrevistas dadas por profissionais médicos infectologistas e médicos clínicos que cuidam dessas doenças e que tem vasta experiência no assunto e a segunda forma trata-se da minha própria experiência quando atuava em hospitais e unidades básicas de saúde e que atendia e cuidava dos pacientes com estas enfermidades. 

Conexão Literatura: O seu livro certamente é uma grande ferramenta na prevenção das DSTs. Se existissem mais programas educativos na prevenção das DSTs, seja na tevê, internet, revistas ou nas escolas, elas não seriam bem menos disseminadas?


Dr. Roberto Martins de Souza: Sim. Com certeza. A informação ainda é a melhor ferramenta de instrução e obter maiores esclarecimentos. Infelizmente aqui no Brasil as grandes mídias só falam em AIDS e HIV no período de carnaval ou no mês de dezembro, onde é considerado o dia Mundial de Combate a AIDS e o HIV, fora desse período quase não se há campanhas de orientações e prevenções. Dá a impressão que fora desse período não se contrai essas doenças, não é verdade? Embora em alguns relatos das entrevistas e na minha experiência profissional percebi que muitas dessas pessoas infectadas sabiam da prevenção da AIDS e HIV e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), porém não se protegeram da forma adequada. E aqui relato alguns dos depoimentos que ouvi: aquela pessoa era tão bonita e parecia tão saudável que na hora do sexo nem imaginei que estivesse contaminada, aquele ou aquela senhora sendo viúvo ou viúva jamais tem alguma doença sexualmente transmissível, isso aconteceu no embalo não imaginei que isso ia acontecer comigo e ainda no caso dos heterossexuais: tinha total confiança no meu parceiro (a). E para finalizar na fala de muitas das mulheres casadas contaminadas: se eu pedir para o meu esposo usar preservativo (a camisinha) o que ele vai pensar de mim?          

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do livro "AIDS/HIV e outras DSTs (Doenças sexualmente Transmissíveis)" para os nossos leitores?

Dr. Roberto Martins de Souza: Neste livro falo de AIDS/HIV e de várias Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Porem irei destacar aqui a AIDS e HIV, pois procurei enfatizar que o portador do vírus HIV se não apresentar outras doenças oportunistas não é considerado um paciente com AIDS ele é um portado do vírus . Muitas pessoas têm esse conceito ou idéia errada. Descrevo o surgimento da AIDS e do vírus HIV no mundo e aqui no Brasil. Sua prevalência, suas causas, os sinais e sintomas, os vários tratamentos existentes e o que considero o mais importante que é prevenção. 
Já as DST são aquelas doenças adquiridas por contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus1 e antigamente eram chamadas de doenças venéreas.
As DSTs afetam a saúde2 física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.    

Conexão Literatura: Como os leitores interessados deverão proceder para adquirirem o livro "AIDS/HIV e outras DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis)"


Dr. Roberto Martins de Souza: É muito fácil. Basta acessar o site: www.clubedeautores.com.br e escrever na procura o meu nome e lá irá aparecer esse livro e outros que também escrevi. Que são: Memórias e Histórias de Idosos Analfabetos, João Victor: A História de um Garoto de programa e A Tuberculose e Suas Representações Sociais na Sociedade.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Dr. Roberto Martins de Souza: Gostaria de enfatizar que obter o conhecimento sobre as doenças é a melhor forma de saber se cuidar, de cuidar do outro, de poder transmitir o seu aprendizado a outras pessoas leigas. Sabendo disso poderemos evitar AIDS/HIV e muitas outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Acredito que tendo esses conhecimentos teremos assim a prevenção ao alcance de toda a população. Prevenção considero a palavra chave.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados

EDITORA DRAGO

CURSO ONLINE "ESCRITA TOTAL"

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

LIVRO "CONTOS DESPERTOS II"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO DESTAQUE

Passaram por aqui


Labels