sexta-feira, 23 de março de 2018

Núcleo de Escritores do Grande ABC, por Sérgio Simka e Cida Simka

Reunião no castelo do músico Robson Miguel, para a escrita de contos de terror
Neste texto, relatamos a experiência com a criação de um Núcleo de Escritores e as ações desenvolvidas em prol da leitura.

Com o intuito de reunir aspirantes a escritores, escritores, estudantes, professores, pessoas que têm em comum o interesse pela escrita, leitura e o fazer literário, foi criado, em junho de 2016, na cidade de Santo André (SP), o Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Os encontros eram realizados na Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André, até dezembro de 2016. Após março de 2017, estão sendo realizados na Caverna´s, em Santo André, local de propriedade dos escritores Edmir e Norma Camargo.

Desde então, o Núcleo tem desenvolvido uma série de ações e eventos, sintetizados a seguir.

1) Os membros têm estudado autores representativos das literaturas brasileira, latino-americana, portuguesa, africana e mundial, a fim de que tenham conhecimento e se possa sistematizar um conjunto de ideias que contribuam para o esclarecimento do processo de criação e do fazer literário.

2) Têm sido realizados encontros de capacitação literária, linguística e do mercado editorial, por meio de oficinas, workshops e palestras promovidas pelos membros e por convidados (escritores, jornalistas, professores, editores etc.). Como exemplo, temos no primeiro link um bate-papo realizado com o poeta Ricardo Escudeiro; e, no segundo, outro bate-papo com o escritor Manuel Filho, que mereceu destaque no prestigioso PublishNews, uma newsletter diária acerca do mercado editorial:
http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/evento/418/
http://www.publishnews.com.br/agenda/12/32/26/9499/2016/12/1601

3) Têm sido realizados encontros de leitura nos quais são lidos os trabalhos produzidos pelos membros do Núcleo, em momentos de trocas de experiências, comentários e análises, de modo que a produção literária dos participantes seja conhecida e estudada, para futura divulgação.

4) Têm sido promovidos encontros de produção textual nos quais se cria uma ambiência específica para a escrita de gêneros textuais preestabelecidos em reunião, para futura publicação em antologias.

Um desses encontros, denominado Uma Noite no Castelo, aconteceu em abril de 2017 no castelo do músico Robson Miguel, localizado na cidade de Ribeirão Pires (SP), em que os membros passaram a madrugada se inspirando para escrever contos “mal-assombrados” para futura publicação. O evento mereceu destaque no caderno de cultura do influente jornal Diário do Grande ABC:
http://www.dgabc.com.br/Noticia/2616888/uma-noite-no-castelo

5) Os membros têm participado de lançamentos de livros, palestras etc. que são realizados pelos próprios escritores do Núcleo, como forma de prestigiá-los.

6) Igualmente, há a participação do Núcleo em eventos literários promovidos por outras agremiações literárias e secretarias de cultura da região do ABC.

Em junho de 2017, o Núcleo promoveu a 1ª. Turnê Literária, ao participar de dois eventos na cidade de Santo André: no primeiro, em uma livraria da cidade, integrou o debate sobre um escritor da região; no segundo, prestigiou o lançamento de novo livro de uma das integrantes do Núcleo.

7) Têm sido concorridas as oficinas de escrita/rodas de leitura, promovidas pelos membros do Núcleo, em escolas, faculdades, comunidades etc., de modo a desenvolver o hábito de leitura e a competência escritora de crianças, jovens e adolescentes.

Por exemplo, o Núcleo participou, em junho de 2017, da V Feira de Troca de Livros da EE Profa. Inah de Mello, em Santo André, realizando um bate-papo sobre o processo de escrita e o hábito de leitura.

8) O Núcleo tem desenvolvido ações sociais, como troca de livros, feira de livros, construção de bibliotecas comunitárias, doação de livros, arrecadação de mantimentos etc. a fim de ajudar instituições beneficentes e incentivar o hábito de leitura.

O Núcleo de Escritores do Grande ABC é formado por um grupo de pessoas que, muito além de escrever, estão preocupadas com a formação de leitores, essenciais, inclusive, para a leitura de seus próprios escritos.
A diversidade de pensamentos nunca foi problema para o convívio entre os integrantes, que conta com pessoas com as mais diversas formações e com duas adolescentes, cuja presença e exemplo podem incentivar muitos outros jovens a entrar para o mundo da leitura e escrita.
Os encontros quinzenais são sempre maravilhosos, pois há respeito, compreensão e incentivo entre os escritores, comportamento disseminado desde a primeira vez que os integrantes se reuniram.
Os escritores desejam executar trabalhos com crianças e adolescentes de comunidades para mostrar a importância da leitura como fator primordial para a formação de cidadãos críticos e seres humanos capazes de transformar a sua própria realidade. E, claro, criar mecanismos para que eles adquiram vontade de escrever a fim de expressar seus sentimentos e pensamentos.
O Núcleo é aberto à comunidade, o qual terá muito prazer em receber novos membros.
Todos os integrantes, sem exceção, gostam do que fazem e o fazem com dedicação e paixão irrestritas.

E-mail: nucleodeescritoresdograndeabc@gmail.com

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels