terça-feira, 3 de abril de 2018

Fernando Costa e o livro “Quem educa o meu filho?”

Fernando Costa - Foto divulgação
Fernando Costa é Pernambucano, 49 anos, casado, pai de três filhas, Psicólogo Clínico, Mestre em Hipnose Clássica e Ericksoniana e Doutor em Hipnose Clínica, pela Academia Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental, na Espanha; Practitioner in Hypnosis pelo Atlantic Institute, Alemanha; Pioneiro em Recife pela implantação do Acompanhamento Gestacional Psicológico e do Curso para Gestantes; Responsável pela implantação do Projeto Antibullying em escolas particulares, como, também, a criação da cartilha Aantibullying; Fundador e Diretor do IACHC – Instituto Antônio Costa de Hipnose Clínica, em Recife; Palestrante e escritor.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Fernando Costa: Meu planejamento para iniciar no meio literário, navegavam por outras áreas da literatura. Ansiava em começar com romances ou dramas administrados por pontuações psicológicas. Mas, a demanda clínica redirecionou todo planejamento.

Como psicoterapeuta, passei um período acompanhando crianças e, quando chegava o momento de migrar da fase investigativa para a fase de tratamento, a psicoterapia era redirecionada aos pais. Se os pais não mudam suas condutas, não haverá transformação na criança. O bom é que a mudança das crianças foi rápida e, a partir de então, recebi muitos convites de escolas para ministrar palestras aos pais sobre “educar psicologicamente”. Em todas elas, sem exceção, as dúvidas e as inseguranças dos pais eram as mesmas o que concerne ao ato de educar. Muitos deles até brincavam dizendo: “Nossos filhos podiam vir com manual para educar”. Foi com base nestas demandas que resolvi ajudar aos pais aflitos, escrevendo QUE EDUCA O MEU FILHO?

Conexão Literatura: Você é autor do livro “Quem educa o meu filho?”. Poderia comentar?

Fernando Costa: Em “Quem Educa O Meu Filho?”, chamo a atenção sobre a real responsabilidade dos educadores (a família) no curso do desenvolvimento infantil. Por um prisma prático, descrevo as principais diretrizes psicológicas que favorecerão os pais a compreenderem como funciona a mente e o comportamento infantil, disponibilizando dicas para trabalhar o vínculo afetivo entre pais e filhos, a compreensão das fases até chegar à autonomia da criança, o controle das emoções, a hora de falar sobre sexo, introduzir a crença religiosa na vida da criança, o amor como forma de educar, proteger seu filho do bullying, a relação com a internet e os estudos, entre outras.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Fernando Costa: Na verdade esta pesquisa foi empírica, no próprio setting terapêutico. As demandas foram levantadas em cada palestra e encontros com os pais, e trabalhadas na psicoterapia. O livro levou, entre o surgimento da ideia até a busca pela edição, quase 2 anos. Iniciei os trabalhos com os pais em 2013. Hoje, não atendo mais crianças, e sim, os pais.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Fernando Costa: “O amor é o mais eficiente método psicoterapêutico ao alcance de todos. Amar a si mesmo primeiramente, porque fortalece o Eu interior evitando o desequilíbrio emocional que gera os transtornos psicológicos. Depois, amar o próximo para conjugar sentimentos, sonhos e metas, jamais dependência ou domínio. Por fim e mais importante, amar a Deus. Por que a criança só aprenderá a amar a Deus se aprender a si amar – como companheiro íntimo e inseparável –, aprender a amar ao próximo incondicionalmente, para entender e capacitar-se a amar a Deus, Nosso Pai Maior.”.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Fernando Costa: O livro está disponível na Livraria Jaqueira, mas podem, também, adquirir através do meu site www.iachc.net

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Fernando Costa: Sim. Tenho livro engatilhado para lançar ainda em 2018 que ajudará ao leitor a se melhorar diante das “doenças” psicológicas que nos cercam. E para 2019, “Quem Educa o meu Filho? – Adolescência".

Perguntas rápidas:

Um livro: Nosso Lar
Um (a) autor (a): Ariano Suassuna
Um ator ou atriz: Paulo Autran
Um filme: “Depois da Chuva”, de Akira Kurosawa
Um dia especial: 8 de março, dia das mulheres

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Fernando Costa: Que os pais deem mais atenção aos seus filhos e favoreçam o vínculo afetivo, disponibilizando mais tempo com intensidade e qualidade. O amanhã deles, depende diretamente desse tempo.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels