sábado, 21 de abril de 2018

Ivani Rezende e os livros O enigma e outros contos e Da crônica ao romance, por Sérgio Simka e Cida Simka

Livros da autora Ivani Resende - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Desde pequena, adorava ler. Escrever, com o tempo, veio como consequência. Eu era uma daquelas meninas que criavam o roteiro das peças do colégio, escrevia textos em homenagem às datas comemorativas e enchia as páginas do caderno com frases metafóricas e poemas.
Como professora, carreira que exerci durante 30 anos, promovi a escrita dos meus alunos, que adoravam quando eu contava histórias. Aliás, sempre me pediam para escrever minhas histórias. E assim fiz. Aos 48 anos, escrevi meu primeiro livro de histórias para adolescentes. Descobri que, pela escrita, poderia fazer pessoas acreditarem em um mundo além desse mundo e que, através da imaginação, poderia mudar a vida de muita gente.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros.

Minha aventura pela literatura começou com o livro O Enigma e outros contos, que narra a história de cinco adolescentes tentando desvendar um grande mistério, em um mundo cercado de bruxas, anjos e fantasmas. O segundo livro, Da crônica ao romance: os gêneros textuais na escrita, surgiu a partir de uma parceria com a Scortecci Editora para complementar, como material de apoio, orientações ao escritor.

Fale-nos sobre seu processo de criação.

Escrever é deixar a imaginação fluir e se envolver no mundo das personagens, torcendo em cada aventura, temendo quando se envolvem em alguma armadilha e se emocionando quando realizam seu intento. Todavia, como todo processo, a escrita exige disciplina, determinação, domínio de técnicas de aprimoramento para que seu livro seja reconhecido pelo público e tenha projeção editorial. Um escritor precisa ler muito e se atualizar sempre sobre as novidades que o mercado editorial apresenta. Acima de tudo, um bom escritor não deve ter medo de mostrar suas histórias e fazê-las serem conhecidas.
Sou uma escritora que preciso do meu cantinho e ali entrar no mundo do personagem e escrever tudo que a imaginação quer traduzir em palavras. Depois de toda a ideia montada, penso o que devo melhorar.

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Como estou começando minha carreira como escritora, a mídia social já contém algumas informações sobre os livros que publiquei. A Escola do Escritor, na Scortecci Editora, também apresenta meu perfil como docente.

Como analisa a questão da leitura no país?


Existe um grande esforço dos escritores e do mercado editorial para promover os livros, principalmente para as crianças, procurando fazer com que adquiram o hábito da leitura. No entanto, formar leitores não é um processo rápido em um país ainda marcado pela corrupção, pela desigualdade social e pelo investimento restrito à educação.
Pequenos projetos de leitura têm feito a diferença na vida de muitos jovens brasileiros. Alguns investimentos transformaram espaços de delinquentes em apoio à cultura. Títulos novos e mais atraentes à realidade dos nossos jovens leitores também têm proporcionado uma nova visão dos livros.
   
O que tem lido ultimamente?


Minha leitura tem sido bem variada ultimamente pelos contatos que tenho com outros escritores e pelos projetos que desenvolvo: Extraordinário, R. J. Palacio, Vinte mil léguas submarinas, Júlio Verne, O Poder do hábito, Charles Duhigg, O poder da presença, Amy Cuddy, 5 lições de Storytelling – o best-seller, James MCSILL.

Quais os seus próximos projetos?

No momento, tenho um projeto em andamento: um romance psicológico em que a personagem busca encontrar o sentido da própria vida, resgatando lembranças da sua infância através de vivências terapêuticas. 
O segundo projeto ainda está no papel: um livro de contos em que crianças de um pequeno vilarejo, após vivenciarem o mesmo sonho, desaparecem misteriosamente.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels