segunda-feira, 7 de maio de 2018

Claudia Leonardi, Clubes de Leitura e o blog Mãe Literatura

Claudia Leonardi e seus filhos - Foto divulgação
Mãe, psicóloga e blogueira, assim se identifica Claudia Leonardi, paulistana, 48 anos.
Claudia é casada, tem um casal de filhos (19 e 15 anos) e um filho peludo, O Zacarias, um pug gordinho que adora ficar no seu colo, acompanhando suas leituras.
Ama sua profissão, é especialista em psicologia hospitalar pela PUC-SP e mestre em ciências da saúde pela UNIFESP. Trabalha há 24 anos em consultório de psicologia e em clínicas de hemodiálise.
Apaixonada por livros, encontra tempo para ler todos os dias, apesar da sua intensa rotina. Curiosa e agitada, criou e administra o Blog MãeLiteratura e projetos ligados à cultura e leitura.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Claudia Leonardi: Eu amo ler. Comecei a ler cedo. Fui daquelas meninas que andavam tropeçando, sempre com um livro nas mãos. Livros sempre me interessaram, mas no início era apenas minha maior diversão. Com a criação do Blog MãeLiteratura, comecei a ter um contato mais próximo com outros leitores. Depois vieram as parcerias com escritores e editoras. Quando percebi os livros ganharam um espaço ainda mais importante não só na minha vida pessoal, mas também na profissional. Hoje indico muitos livros para amigos e para meus pacientes. Montei duas bibliotecas (para pacientes e funcionários) nas clínicas de hemodiálise que trabalho.

Conexão Literatura: Você é a criadora do site Mãe Literatura (www.maeliteratura.com). Poderia comentar?

Claudia Leonardi: Uma das minha maiores paixões! O blog  só me traz alegria. Através dele conheci pessoas incríveis e tive muitas oportunidades que nunca sequer imaginei.  O blog “nasceu” há 8 anos, num dia das mães. Comecei de forma totalmente despretensiosa. Queria um espaço para registrar meus pensamentos sobre maternidade, sobre meus filhos. Aos poucos, a literatura que sempre foi minha grande paixão, começou a ganhar um espaço cada vez maior, principalmente com o crescimento dos meus filhos. Hoje ela é o principal tema do blog. Além de literatura escrevo sobre lazer, cultura, reflexões e outros temas maternos. Tenho vários projetos em andamento no blog.

Conexão Literatura: Além de administrar o site Mãe Literatura, é verdade que você também é Mediadora de Clubes de Leitura? Conte mais pra gente.

Claudia Leonardi: Sim!  Outra paixão na minha vida. O maior problema de quem gosta de ler é encontrar com quem discutir os livros lidos. Isso também acontecia comigo. Quando soube que existiam na cidade clubes de leitura, eu fui correndo conhecer um deles. Moro num extremo de São Paulo. Brinco que para ter acesso a lazer e cultura, preciso atravessar o rio, na maioria das vezes. Conseguimos a parceria com a Editora Companhia das Letras e com a Livraria Companhia Ilimitada e iniciamos o Clube de Leitura, na nossa região. Dia 09 de maio o Clube completa três anos. Desde o primeiro encontro eu faço a sua mediação. A cada mês procuramos discutir um gênero literário diferente. É um grupo muito especial, onde encontramos amigos que também adoram ler. É uma experiência muito enriquecedora. Me sinto realizada e muito feliz com este Clube de Leitura. Quem ainda não participa de um, precisa se dar esta chance.

Conexão Literatura: Você é idealizadora e administradora do Desafio dos 100 Livros em Um Ano. É possível ler tantos livros em 1 ano ou o número 100 é apenas simbólico?

Claudia Leonardi: Eu gosto muito de desafios literários e acho que eles ajudam muito tanto na motivação para a leitura, quanto no contato com outros leitores. Ao criar este desafio literário, minha ideia era incentivar a leitura, porque normalmente este é um hábito solitário. Queria um espaço para trocas de dicas literárias e para fazer amizades. O número é simbólico sim. Ninguém é obrigado ler 100 livros. Temos leitores que leem 100, outros 50, 10 ou 150 livros. O objetivo principal é a motivação para a leitura, muitos leitores afirmam que voltaram a ler por causa do nosso desafio! A administração do Desafio dos 100 Livros em Um Ano é muito gratificante. Temos um grupo no Facebook com muita interação. Desenvolvo maratonas literárias, sorteios e dicas de eventos literários. Para vocês terem uma ideia, em 2017 o grupo leu 4.642 livros, devidamente registrados na nossa planilha online. Nosso paginômetro alcançou a incrível marca de 1.310.336 páginas lidas. Neste ano, até agora temos 1346 livros registrados. Pessoalmente eu cumpro o meu desafio, de pelo menos 100 livros lidos no ano.

Conexão Literatura: No seu ponto de vista, o que poderia ser feito para que o brasileiro pudesse ter o hábito de ler mais livros?

Claudia Leonardi: As Bienais do livro e eventos literários mostram que muitos brasileiros leem sim. Eu acredito que eventos literários, campanhas de divulgação podem ajudar, mas o principal é importante incentivar as crianças. Ler com e para eles. O hábito da leitura é adquirido. Com o imenso acesso à tecnologia, as pessoas tendem a acessar mais o celular e o computador, do que ler livros. É preciso incentivar um equilíbrio. Mostrar que a leitura é um hábito muito saudável e importante. Outra coisa que ajuda muito é incentivar o acesso dos leitores às bibliotecas. Temos ótimas bibliotecas com programações variadas, além de bons acervos. As livrarias também oferecem programação cultural para atrair leitores e isso é ótimo. Tudo isso contribui para estes incentivos.

Perguntas rápidas:

Um livro: O Físico ( Noah Gordon)
Um (a) autor (a): João Anzanello Carrascoza   
Um ator ou atriz:  Morgan Freeman
Um filme: Estômago
Um dia especial: pode ser dois? Os dias que meus filhos nasceram.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Claudia Leonardi: Gostaria de agradecer o convite, foi um prazer participar desta entrevista. Aproveito para convidá-lo para conhecer nossos projetos. Leia! A pessoa que lê mais, fala melhor, pensa melhor e fica cada vez mais interessada e interessante. Tenha sempre um livro por perto, isso facilita muito a leitura. Ler é bom, divertido e prazeroso! Boa leitura.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Claudia é uma pessoa linda que cuida dos "seus leitores" (e eu me incluo) com carinho e atenção, despertando em nós o interesse pela leitura, nos desafiando de forma sutil a alcançarmos nossos objetivos, e o mais importante, que seja sempre com prazer.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanho a Claudia no blog e no grupo do Facebook destinado ao Desafio dos 100 livros no ano e acredito que ela é uma incentivadora muito carismática no campo da leitura e dos bons hábitos! Fico feliz de tê-la encontrado, num momento em que eu estava reaprendendo a ler com qualidade! Muito boa essa entrevista!
    Grande abraço,
    Drica.
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados

EDITORA DRAGO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

CURSO ONLINE "ESCRITA TOTAL"

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

LIVRO "CONTOS DESPERTOS II"

Passaram por aqui


Labels