terça-feira, 15 de maio de 2018

Entrevista com o filósofo, escritor e palestrante Marcelo Pereira Rodrigues, autor do livro "A Queda"

Marcelo Pereira Rodrigues - Foto Divulgação
Marcelo Pereira Rodrigues, alcunha MPR, 43 anos, é filósofo, escritor, agente literário, palestrante e editor-chefe da Revista Conhece-te, periódico cultural impresso que circula há 17 anos, com periodicidade mensal. MPR é um conceituado romancista e já percorreu turnês literárias em mais de 100 apresentações, levando o seu trabalho a cidades tais Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Paraty, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória e muitas outras. Apresentou-se também em Lisboa (Portugal), onde já amealha os seus primeiros leitores. Seu último livro, “A Queda”, está sendo traduzido para o inglês, espanhol e alemão. 

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Marcelo Pereira Rodrigues: Quando ainda estava na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) onde cursei Filosofia. Iniciei escrevendo para fanzines, jornais alternativos até fundar minha própria Revista, a “Conhece-te”. Paralelo a isso, publiquei duas coletâneas de crônicas que deram bons livros. Estava formado assim o Marcelo escritor. No meu primeiro romance, “23 Horas, 59 Minutos: Reminiscências do que está por vir” saí em turnê, conquistando leitores ao longo das noites de autógrafos no país. E estourei com “Um Café com Sartre”. Este foi o início, claro, com as dificuldades pertinentes advindas do sonho de viver de literatura. Hoje, sou um escritor profissional.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “A Queda”. Poderia comentar?

Marcelo Pereira Rodrigues: Um livro maravilhoso, que vem cativando muitos leitores pela sua forma e conteúdo. Um mergulho na alma e no existir humano. Um livro que aborda pedofilia, amor, suicídio, redes sociais, movimento feminista, superação, vícios, neuroses, medos, angústias, alegrias, aparências, movimento de consciência negra, consumismo, filosofia, psicologia, comportamentos, tudo condensado em um romance com muito humor e muito bem escrito. Mesmo abordando esses e tantos outros temas, “A Queda” é leve e suave como um salto no abismo.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Marcelo Pereira Rodrigues: Fora o estudo do cenário para as locações de “A Queda”, penso que a construção dele foi psicológica, advindo do espírito e da observação das coisas ao derredor. Lembro-me de que no processo de composição dos personagens, que foram tantos, ponderei se os mesmos não eram caricatos demais. Após a necessária estadia na gaveta, peguei um dia o manuscrito e senti-me confiante, após várias leituras críticas antecipadas, a publicá-lo. Infelizmente, senti que as pessoas (muitas delas) é que estão caricatas demais, muitas perdidas no vazio de uma existência fútil. Penso que foi isso que cativou e cativa muitos leitores até hoje, que levam um choque ao lerem o enredo. No processo todo, o livro levou 3 anos para ficar pronto.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Marcelo Pereira Rodrigues: Deixo para os meus leitores essa tarefa. Como “A Queda” faz parte de um caleidoscópio, surpreendo-me até hoje com análises e abordagens feitas pelos leitores a qual não havia me atentado. Nesse aspecto, “A Queda” é bastante interativo.

Conexão Literatura: Além do livro “A Queda”, você também é autor de mais 14 títulos, como "Perfume de Mulher", "Corda Sobre o Abismo", "O Filósofo Idiota", "A Coffe With Sartre", etc. Você também ministra palestras. Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir os seus livros ou contratá-lo para palestras?


Marcelo Pereira Rodrigues: O meu site é o www.marcelopereirarodrigues.com  O meu Facebook é o https://www.facebook.com/marcelo.pereirarodrigues.7  Os livros podem ser adquiridos pelo meu e-mail nosmpr@hotmail.com  e especialmente no “A Queda” estamos com um árduo processo de distribuição da obra, do Norte ao Sul do país.

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Marcelo Pereira Rodrigues: Sinto-me vazio, ainda bem. Parece que esgotou as minhas ideias para futuros romances. Gosto desses períodos de vácuo. Mas, mensalmente, trabalhando nos meus textos para a Revista Conhece-te, vou trabalhando em novas abordagens e ideias. Disparado, “A Queda” é o meu melhor livro, apoiado por excelentes resenhas que tive, pelo número excelente de vendas e pela crítica especializada.

Perguntas rápidas:

Um livro: “A Montanha Mágica”, Thomas Mann.
Um (a) autor (a): Jonathan Franzen.
Um ator ou atriz: Jack Nicholson e Cate Blanchett.
Um filme: O Iluminado.
Um dia especial: Em Paris, no Café de Flore, sentei-me e pedi uma xícara de chocolate quente e brioche. Fiquei umas duas horas no local tomando notas para um vindouro livro e me lembrando de que naquele recinto frequentavam Sartre e Simone. Foi muito especial!

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Marcelo Pereira Rodrigues: Leiam “A Queda”. Estarão fazendo um favor não ao escritor, mas a si próprios. Fica o convite.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels