sexta-feira, 18 de maio de 2018

Fernanda Patrocínio e o livro Só uma vez, por Sérgio Simka e Cida Simka

Fernanda Patrocínio - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou Fernanda, nasci em 1985 em Brasília, onde moro até hoje. Sou formada em jornalismo pela UnB e trabalho com comunicação. Tenho muito amor pelas artes em geral, principalmente literatura, cinema e música. Sempre gostei de ler e em algum momento isto me levou a querer escrever algumas coisas também.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seu livro.

O livro nasceu de uma música. Eu ia começar um curso de roteiro em Los Angeles e me pediram que já pensasse em algo que quisesse desenvolver como roteiro. Eu pensava, pensava, mas não conseguia chegar em nada que me motivasse de verdade. Então um dia ouvi uma música ("You Only Live Once" do The Strokes) que era leve, jovem e meio nostálgica. Me veio uma cena completa na cabeça: um grupo de adolescentes felizes, curtindo a vida sem pensar muito no que viria, olhando pra foto, sorrindo, achando (e quase sabendo) que não tinha como nada dar errado. Desse jeito que você faz quando é muito jovem e a vida é cheia de possibilidades. Queria escrever algo sobre isso. E sobre o processo de crescimento também, porque adolescência tem tudo a ver com esse desafio. Acho que o livro dá conta dessas duas coisas de uma maneira leve e divertida.

Fale-nos sobre seu processo de criação.

Com essa ideia inicial na cabeça, comecei a desenvolver a trama. Como os primeiros esboços da história nasceram enquanto eu fazia o curso, o processo foi bem organizadinho. Primeiro pensei num conflito a ser resolvido, depois estruturei cada personagem, tentando fazer contrapontos entre eles. Depois dividi tudo em três atos, depois cada ato em cenas até chegar ao final. Claro, mudei muitas coisas depois, mas fui seguindo à risca esse passo a passo e acho que foi uma excelente maneira de me organizar. 

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Eu mantenho uma página no facebook e um perfil no instagram onde posto algumas coisas que escrevo e também alguns outros conteúdos que acho interessante. A página é "Histórias Pra Contar" e no instagram @Historias_pracontar.

Como analisa a questão da leitura no país?


O Brasil é um país onde tradicionalmente se lê pouco. Acho até que se tem lido mais ultimamente, mas fico meio em dúvida se esse negócio de ler "até bula de remédio" é realmente um boa, sabe? De forma geral, acho legal buscar referências. Não precisa ser só na escola, hoje está cheio de "booktubers" por aí que trazem boas dicas de livros pra todos os estilos. E alguns são tão bons que realmente te inspiram a ler obras de peso. 

O que tem lido ultimamente?

Teve uma fase que estava lendo mais livros sobre a escrita, como o "Romancista por Vocação" do Haruki Murakami e "Reading Like a Writer", da Francise Prose, não sei dizer se este último tem tradução pro português. Aí senti falta de ler literatura e comecei a ler agora o clássico "Madame Bovary" do Gustave Flaubert. E o meu livro também, que li e reli mil vezes no processo de revisão!

Quais os seus próximos projetos?


Tenho mais um livro na gaveta, mas quero mexer muito nele ainda antes de pensar em publicar. E, como eu disse, gosto da arte em geral. Tenho vontade de extrapolar a literatura e escrever músicas, roteiros de filmes ou quem sabe uma peça de teatro. Por enquanto são só planos megalomaníacos, de repente com o tempo eles vão acontecendo de verdade!

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels