quarta-feira, 16 de maio de 2018

Literatura e graffiti lado a lado

Léo Shun - Foto divulgação
Grafiteiro cria frases e usa palavras para compor sua arte

O grafiteiro e artista plástico Léo Shun cria frases reflexivas para compor seus  painéis de arte, ele usa as palavras como um instrumento de forma e beleza em seus personagens. A literatura e o graffiti andando lado a lado, uma arte interagindo com a outra. Essa é uma combinação completamente diferente do qual estamos acostumados a ver, é uma forma distinta do artista mostrar que as palavras não estão apenas em livros e revistas, Shun mostra que é possível unir frases e palavras com traços e cores.

Essa técnica artística que Léo Shun desenvolveu de forma despretensiosa chamou mais atenção do ele imaginava. Nos muros da cidade ele foi notado justamente pelo diferencial literal em seu trabalho, pois seu público tem forte identificação com as mensagens em suas artes. Léo Shun afirma "Uma das funções da arte é comunicar, toda arte comunica alguma coisa. A palavra e a escrita também foram feitas para isso, comunicar e expressar, por isso as vejo como algo totalmente artístico e as utilizo na minha arte com o objetivo de expressar sentimentos e auxiliar na comunicação. Quando eu escrevo em um personagem isso facilita para as pessoas interpretarem a emoção, elas lêem o que está escrito e isso comunica o que o personagem está sentindo. E também trabalha a didática, ou seja, quando uma criança vê um desenho meu e encontra algo escrito ela pode aprender uma nova palavra não só por ler essa palavra, mas de ver o seu significado no que a arte expressa de forma lúdica e ilustrativa". 

Shun sempre teve uma paixão pela literatura e além de graffitar, mesclando essa paixão pelas palavras e pelo desenho, ele costuma compartilhar seus trabalhos de graffiti e textos nas redes sociais, isso rendeu admiradores e um convite para ser um dos autores do livro Para a tua glória lançado pela editora Wbooks.

Arte de Léo Shun
"Uma coisa muito interessante dessa relação entre a literatura e artes plásticas é que ler talvez seja o maior exercício para a criatividade, que é fundamental para a criação artística. Quando eu  ministro aulas e palestras sobre arte, uma das coisas que eu sempre incentivo e acho essencial é a leitura". Diz Léo Shun 

Atualmente Léo Shun tem outros projetos envolvendo a literatura, o artista já tem um livro publicado e recentemente escreveu um livro infantil sobre o qual estuda propostas para o lançamento, enquanto se prepara para escrever outros. Shun não mescla as palavras e seus desenhos apenas nos muros, ele também os utiliza para ilustrar seus livros. Com isso é possível dizer que o muralista imprime de forma ousada a literatura nos muros, mas também está trazendo a linguagem de seus desenhos dos muros para os livros.

O graffiti é uma arte urbana admirada por pessoas de todas as idades, principalmente pelas crianças e adolescentes. Essa arte urbana, que tem como sua principal ferramenta o spray, começou nas periferias do EUA como forma de protesto, mas depois foi se desenvolvendo em sua técnica e beleza. A arte que é até hoje confundida com a pichação surgiu em forma de letras, tanto que em alguns países o grafiteiro é chamado de writer que significa escritor.

"Me sinto feliz de fazer parte desse universo porque o graffiti me ajudou muito a desenvolver o meu potencial artístico. Hoje a minha arte vai além do graffiti, porém o graffiti foi fundamental para que eu chegasse a esse patamar". Diz Léo Shun

Para conhecer e acompanhar mais sobre o artista plástico Léo Shun é só acompanhá-lo em suas redes sociais Léo Shun e Shun Graf (suas páginas no Facebook) @shungraf (Instagram) e no site da sua empresa www.shungraf.com.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels