sexta-feira, 11 de maio de 2018

Planetas Oceânicos — A Face das Águas — Robert Silverberg

Um exoplaneta e suas três luas: conteria vida aquática e terrestre, se as leis que regem a biologia e a física atuarem tanto aqui, na Terra, como lá, a milhões de anos-luz de distância
Destruída por um cataclismo há gerações, a Terra já foi esquecida por aqueles que se refugiaram no espaço cósmico. No mundo oceânico de Hydros, o médico Lawler guarda em sua morada objetos de valor de sua família — pertences originados da antiga Terra — em uma das inúmeras ilhas artificiais construídas pelos Gillies. Estes são uma forma anfíbia nativa inteligente do planeta, e nas ilhas eles permitem que os humanos convivam consigo.

Para Lawler, viver junto aos seres anfíbios não era problema. Mas Nid Delagard, navegador e comerciante entre as ilhas habitadas pelos humanos, cometera um dos piores erros de sua vida. Acidentalmente, matara criaturas mergulhadoras que ajudavam os homens a trazerem material valioso do fundo do oceano. Eram criaturas extremamente inofensivas, mas que mantinham profundos laços de afeição com os Gillies. E eles não perdoaram: deixaram um ultimato, Delagard, Lawler e as poucas dezenas de pessoas da ilha tinham de abandoná-la em questão de dias.

E o oceano de Hydros era violento, perigoso, hostil. A viagem desses homens e mulheres pelos mares vastos deste mundo é o tema de A Face das Águas (The Face of Waters), do renomado escritor de Ficção Científica e Fantasia Robert Silverberg.

Quais são os planetas e luas que existem no Sistema Solar e que apresentam oceanos em sua superfície ou abaixo dela? Existem, além deles, outros lugares em que a presença de água pode existir?

1. Terra: nosso planeta natal. Com sua superfície constituída por 29% de terra e 71% de água, deve a presença de vida muito provavelmente ao equilíbrio físico-químico entre elas, ecologicamente falando.

2. Luas congeladas de Ganimedes, Europa e Calisto, de Júpiter; Enceladus e Titã, de Saturno. O telescópio espacial Hubble apontou evidências de um oceano de água salgada abaixo da superfície congelada de Ganimedes. Em Europa e Enceladus pensa-se haver um oceano de água líquida sob a superfície congelada, com condições muito boas para o surgimento de vida: elementos químicos, fonte de energia (Enceladus deve possuir fontes hidrotermais quentes no oceano) e, é claro, água líquida.

3. Marte. O planeta vermelho foi objeto de muito estudo, nos últimos anos. O rover Curiosity encontrou um leito seco em meio a material que muito provavelmente abrigou formas de vida no passado. Nas calotas e abaixo da superfície de Marte é pensado existir hoje uma boa parte da água líquida sob forma congelada. Cientistas, utilizando telescópios para observar Marte, concluíram que o planeta já teve uma camada de 1,6 km de profundidade de água líquida cobrindo quase a metade do hemisfério Norte. Marte perdeu sua enorme quantidade de água devido à perda de sua atmosfera primitiva arrancada pelo vento solar, composto de partículas carregadas eletricamente. É a teoria do desaparecimento da água de Marte.

4. Ceres. Este planeta-anão, o maior corpo do cinturão de asteroides, pode possuir condições para a existência de água. Quando nosso Sistema Solar se formou, há 4,5 bilhões de anos, a nuvem de gás e poeira que se aglutinou era quente demais para que próximo ao Sol água permanecesse em estado líquido. A água teve de ser descarregada nos planetas interiores por cometas e meteoros, e as condições planetárias de Ceres hoje irão fornecer pistas para que se descubra como era a composição de cometas e meteoros nessa época tão antiga. Existe um limite a partir do qual a água existente em cometas e corpos que viajam pelo Sistema Solar começa a vaporizar. Esse limite situa-se aproximadamente na órbita de Ceres e, ao se dirigir em direção ao Sol, um cometa composto de gelo começa a emitir um rastro luminoso, proveniente da conversão do gelo em vapor d’água.

5. Titã. Lua de Saturno. É muito possível existir um oceano de água muito salgada — tão salgado quanto o Mar Morto, na Terra. Este oceano começaria a 50 km abaixo da crosta congelada. Ele ou seria fino e existiria entre camadas de gelo ou seria espesso e se embrenharia pelo interior rochoso do planeta, bem abaixo.

6. Tritão. Lua de Netuno. Em gêisers ativos de sua superfície, nitrogênio gasoso jorra. Fraturas e fissuras na superfície fria e gelada provavelmente são causadas por ação de maré, provocada pelo efeito gravitacional de Netuno. Um oceano líquido abaixo de sua superfície é considerado, mas ainda desconhecido.

7. Mimas. Lua de Saturno. Pensa-se que, ou há um oceano líquido sob a superfície, ou há um núcleo com a forma de uma bola de futebol. Se houver um oceano, ele começará 24 a 31 km abaixo da superfície marcada por ação de meteoros e cometas.

8. Plutão. Planeta-anão. Com a missão não-tripulada da sonda New Horizons, vimos que há montanhas de gelo elevando-se da superfície de Plutão, além de planícies de gelo onde não há existência de crateras. A idade das planícies é de somente 100 milhões de anos.

Existem atualmente projetos de observação e estudo de exoplanetas. Mais de 3.500 desses planetas já foram identificados e existem mais de 570 sistemas planetários confirmados. 5.000 corpos celestes aguardam confirmação de serem ou não exoplanetas.

Pensemos que a água de nossos oceanos, mares, lagos e rios pode ser a mesma trazida por cometas e meteoros e um passado longínquo. E lembremos que talvez a água que agora estamos bebendo possa ter vindo de qualquer um dos planetas e luas de nosso Sistema Solar. Ou das praias remotas de algum exoplaneta, que ainda descobriremos possuir água, vida e inteligência. E ainda uma civilização mais antiga que a nossa, mais sábia e mais pacífica.

Sobre Roberto Fiori:
Escritor de Literatura Fantástica. Natural de São Paulo, reside atualmente em Vargem Grande Paulista, no Estado de São Paulo. Graduou-se na FATEC – SP e trabalhou por anos como free-lancer em Informática. Estudou pintura a óleo. Hoje, dedica-se somente à literatura, tendo como hobby sua guitarra elétrica. Estudou literatura com o escritor, poeta, cineasta e pintor André Carneiro, na Oficina da Palavra, em São Paulo. Mas Roberto não é somente aficionado por Ficção Científica, Fantasia e Horror. Admira toda forma de arte, arte que, segundo o escritor, quando realizada com bom gosto e técnica apurada, torna-se uma manifestação do espírito elevada e extremamente valiosa.

Sobre o livro “Futuro! – contos fantásticos de outros lugares e outros tempos”, do autor Roberto Fiori:

Sinopse: Contos instigantes, com o poder de tele transporte às mais remotas fronteiras de nosso Universo e diferentes dimensões.
Assim é “Futuro! – contos fantásticos de outros lugares e outros tempos”, uma celebração à humanidade, uma raça que, através de suas conquistas, demonstra que deseja tudo, menos permanecer parada no tempo e espaço.

Dizem que duas pessoas podem fazer a diferença, quando no espaço e na Terra parece não haver mais nenhuma esperança de paz. Histórias de conquistas e derrotas fenomenais. Do avanço inexorável de uma raça exótica que jamais será derrotada... Ou a fantasia que conta a chegada de um povo que, em tempos remotos, ameaçou o Homem e tinha tudo para destruí-lo. Esses são relatos dos tempos em que o futuro do Homem se dispunha em um xadrez interplanetário, onde Marte era uma potência econômica e militar, e a Terra, um mero aprendiz neste jogo de vida e morte... Ou, em outro mundo, permanece o aviso de que um dia o sistema solar não mais existirá, morte e destruição esperando pelos habitantes da Terra.
Através desta obra, será impossível o leitor não lembrar de quando o ser humano enviou o primeiro satélite artificial para a órbita — o Sputnik —, o primeiro cosmonauta a orbitar a Terra — Yuri Alekseievitch Gagarin — e deu-se o primeiro pouso do Homem na Lua, na missão Apollo 11.
O livro traz à tona feitos gloriosos da Humanidade, que conseguirá tudo o que almeja, se o destino e os deuses permitirem. 

Para adquirir o livro:
Diretamente com o autor: spbras2000@gmail.com
Livro Impresso:
Na editora, pelo link: Clique aqui.
No site da Submarino: Clique aqui.
No site das americanas.com: Clique aqui.

E-book:
Pelo site da Saraiva: Clique aqui.
Pelo site da Amazon: Clique aqui.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels