sexta-feira, 18 de maio de 2018

Resenha - Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela


Título: Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela

Autor: Fernando P. Kuhlmann

Editora: Travassos Publicações

Páginas: 80

Ano Lançamento: 2017 

A obra "Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela" se constitui de um apanhado de seis histórias sobre fatos reais vividos pelo autor e a prática do esporte de sua paixão, o iatismo oceânico. Descreve suas experiências como narrador de uma obra literária e detalha o surgimento do interesse pelo iatismo no seu prefácio. Lá se encontra, de forma descontraída e interessante, o glossário de termos náuticos, expressões específicas estranhas ao público não especializado e fundamental no enredo dos acontecimentos. No primeiro episódio o solitário navegador é surpreendido por atroz tempestade com a qual peleja horas a fio até o final de suas forças. A luta tem um desenlace surpreendente produzido pelas forças da natureza que o desafiam. No segundo relato vemos a deliciosa velejada de fim de semana prolongado evoluir até a inconveniência surgida com a alteração dos elementos naturais criar o cenário e oportunidade para o insólito e o incompreensível. Uma maratona de manobras e contra manobras são exigidas na atracação mais desastrada relatada no terceiro capítulo, explicitando o inesperado e desafiador que o mar reserva para seus navegantes. O mais longo e intrigante dos relatos se segue sobre a escala que a nau faz em Búzios na costa norte do Rio de Janeiro em sua jornada até a Bahia, em plena copa do mundo de 1994. Eventos de tirar o fôlego são vividos por uma tripulação incomum em meio ao caos desesperador. A mais comovente história do livro é a sua penúltima. Se passa no retorno do veleiro ao porto de partida após longo período em águas nordestinas. O relato versa sobre as peripécias e tormentas que enfrentam os vários tripulantes a suportar a jornada fatídica. O epílogo do livro traz o barco em suas primeiras navegadas e seus tripulantes inexperientes a se defrontarem com o mar e toda sua imensidão como testemunha da insegurança e sanha com recordações interessantes e jocosas. Boa leitura. 

Impressões
Os apaixonados por literatura, sempre dizem que através dos livros viajamos para qualquer lugar, época e situações. Concordo plenamente! Uma boa obra literária nos transporta sem ao menos sairmos de casa, basta folhear e embarcar em uma viagem tranquila nas páginas. 


Fernando P. Kuhlmann nos faz um convite irrecusável, embarcar em seu veleiro, o Garça Azul. São seis histórias de tirar o fôlego do qual o autor passou em viagens, muitas vezes que por um fio não acabou em tragédia. 



Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela é uma obra literária intensa, emocionante e ao mesmo tempo angustiante logo nas primeiras páginas. Uma dica importante! No decorrer de toda narrativa, os leitores vão presenciar vários termos técnicos utilizados na navegação do veleiro e que são usados pelos praticantes do mesmo. Vale uma pesquisa no google para não ficarem boiando. 



Kuhlmann possui uma escrita intimista, deixando os leitores bem próximos dele, como se estivéssemos fazendo parte da tripulação do Garça Azul. Leitura bem fluída e tranquila do começo ao fim. 



Logo no início, somos arrebatados pelo autor, ao confidenciar sua paixão pelo iatismo oceânico, os primeiros passos na construção do Veleiro Garça Azul. É mais que um livro, um diário de bordo ricamente detalhado para os leitores. 



São seis histórias intensas, angustiantes e de tirar o fôlego, afinal, não é só de mar calmo que o veleiro e seus tripulantes vivem, momentos de tensão são detalhados pelo autor de forma única, transportando através das páginas o que ele sentia no momento de tempestades em alto mar e dos maiores reveses que podemos passar em um veleiro. Uma jornada alucinante pela costa brasileira. 



O livro “Veleiro Garça Azul, o lado duro da vela”, deve ganhar novos mares, conquistar lugares ainda maiores, tornar-se um rico e brilhante documentário, Fernando P. Kuhlmann tem muita história para contar.


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA PENALUX

EDITORA DRAGO

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

Passaram por aqui


Labels