quarta-feira, 16 de maio de 2018

Tamires Romano e o livro “Verdinelo e seus amigos”

Tamires Romano - Crédito da foto: Sérgio Augusto
Tamires Romano escreveu seu primeiro livro aos 8 anos de idade. Aos 11 começou a escrever poesia. Aos 18 anos escreveu a história "Verdinelo e seus amigos", que muitos anos mais tarde se tornaria seu primeiro livro publicado. Através do trabalho voluntário descobriu seu amor pela Educação Infantil e resolveu investir na carreira como professora. Herdou a paixão por viagens de sua mãe, acabou fazendo o Curso Técnico de Guia de Turismo em 2014 e trabalha como autônoma desde então. Em 2015 fez o lançamento de "Verdinelo e seus amigos", em parceria com a Editora Kiron. Passou no vestibular para a Universidade Federal Fluminense, onde atualmente cursa Pedagogia. Mora em Niterói - RJ.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Tamires Romano: Como todo início, foi bastante intenso e cheio de descobertas (boas e ruins). Um amigo de Brasília veio visitar o Rio. Como também sou Guia de Turismo, levei-o para passear e durante uma conversa descobri que ele é sócio de uma editora. Falei que tinha um projeto engavetado há quase 10 anos e ele pediu que o enviasse para que ele desse uma olhada. Acabamos fechando contrato para a publicação do livro. Demorou 2 meses para virar realidade e eu aprendi MUITO com essa experiência. Hoje em dia já vejo o mercado editorial com outros olhos, mesmo sabendo que ainda tenho muito a aprender.

Conexão Literatura: Você é autora do livro “Verdinelo e seus amigos”. Poderia comentar?

Tamires Romano: "Verdinelo e seus amigos" é baseado em fatos reais (risos). Eu fazia Curso de Filosofia à Maneira Clássica na Nova Acrópole e durante um encontro nacional, uma amiga que mora em Curitiba pediu o chinelo do meu irmão emprestado (um par de chinelos verdes). Ela esqueceu de devolver e acabou indo embora com ele. Me mandava vários scraps (saudades, Orkut!) dizendo para onde tinha ido calçando os chinelos do meu irmão. Achei essa história tão engraçada que imaginei um calçado carioca, falante e simpático, conhecendo calçados curitibanos. Foi assim que nasceu a ideia para o livro!

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Tamires Romano: Naquela época eu não me preocupava muito com o meu processo de escrita; apesar de amar escrever desde que me entendo por gente, ainda não investia ativamente nisso. Existe uma expressão em inglês que me define: sou uma "pantser". Em tradução livre, eu sou uma escritora que "senta e escreve". Ao contrário do tipo de escritor que é "plotter" (que planeja cada parte do livro antes mesmo de começar a escrever).
É óbvio que o livro passou por várias revisões, adicionei e tirei coisas, mas quando o escrevi pela primeira vez, tive a ideia, liguei o computador, digitei e acabei. Devo ter demorado uns 30 minutos para concluir a história. Desde que publiquei o livro e decidi que quero escrever profissionalmente, procuro estudar, ler muito, participar de workshops e eventos literários.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Tamires Romano: "Às vezes, as pessoas deixam de fazer amigos por causa das diferenças.". Quando faço contação de história para crianças, é nesse momento em que paro, pergunto para elas se somos todos iguais e se podemos deixar de fazer amigos por causa das diferenças. Logo depois vem a frase "O igual é legal, mas o diferente também pode ser.". Fazer com que as crianças reflitam sobre isso é uma das minhas partes favoritas desse trabalho.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir o seu livro e saber um pouco mais sobre o seu trabalho?

Tamires Romano: Ele pode encomendar o livro em qualquer loja física da Saraiva ou na Saraiva online; comprar diretamente no site da Editora Kiron; ou pode me mandar uma mensagem em qualquer uma das minhas redes sociais. Lembrando que comprando comigo, a pessoa recebe além de marcador de página, uma dedicatória especial. :)

Além de histórias infantis, eu escrevo artigos em uma plataforma que se chama "Medium", sobre assuntos aleatórios. Minhas redes sociais estão à disposição para quem quiser acompanhar o meu trabalho:
Medium - https://medium.com/@tamiresromano
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/tamires-romano-15001066/
Facebook - https://www.facebook.com/EscritoraTamiresRomano
Instagram Pessoal - https://www.instagram.com/aquariana88/
Instagram do Verdinelo - https://www.instagram.com/chineloviajante/

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Tamires Romano: Sim! Já tenho várias histórias escritas, mas por enquanto só uma registrada na Biblioteca Nacional. Pretendo lançar essa história para mães em formato de livro infantil ainda esse ano! E estou inaugurando um projeto com outras 3 amigas escritoras que se chama "Sai da Gaveta". Organizaremos encontros trimestrais com autores nacionais e um canal no YouTube para pessoas que têm interesse em publicar seus próprios livros e não sabem como. Vamos ensinar esse "caminho das pedras" que já percorremos para que os futuros escritores tirem também seus projetos da gaveta.

Perguntas rápidas:


Um livro: Pequeno Príncipe.
Um (a) autor (a): J.K. Rowling.
Um ator ou atriz: Emma Watson.
Um filme: Pantera Negra.
Um dia especial: 8 de novembro de 2015, dia do primeiro lançamento do Verdinelo, que aconteceu na Mega Saraiva do Plaza Shopping, em Niterói - RJ.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Tamires Romano: Gostaria de agradecer pela oportunidade e me colocar à disposição para qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o que acabamos de conversar, livros, mercado editorial. Meu objetivo é alcançar cada vez mais pessoas com as minhas palavras e ser entrevistada pela Revista Conexão Literatura é uma honra! Contem sempre comigo.
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Tamires é muito talentosa.
    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tamires!!Amar o que faz é o segredo pra todo sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Parabéns pela entrevista! Tamires Romano é uma pessoa iluminada, talentosa, com um brilho no olhar e transmite perfeitamente esse entusiasmo em sua escrita. Pais, comprem e leiam o Verdinelo para os seus filhos. Sucesso pra ti, minha amiga

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels