sexta-feira, 29 de junho de 2018

Eliana Vileide Guardabassio e o livro Gestão pública de resíduos sólidos urbanos na região do grande ABC, por Sérgio Simka e Cida Simka

Eliana Vileide Guardabassio é doutoranda e mestre em Administração pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), pós-graduada lato sensu em Gestão de Saúde pela Faculdade de Medicina ABC, pós-graduada lato sensu em Gestão Estratégica das Organizações e bacharel em Administração pela Faculdade de Mauá - FAMA. Pesquisadora e consultora sênior da área de gestão ambiental, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos e gestão de projetos. Diretora geral de Instituição de Ensino Superior - Faculdade de Mauá - FAMA. Coordenadora de Cursos (2014-2016). Docente em cursos de negócios, da Faculdade de Mauá - FAMA. Diretora de Saúde (2009-2012). Diretora de Indústria (2005-2008). Diretora da Receita Municipal (2003-2005). Supervisora de projetos (2001-2003) na Prefeitura de Mauá (SP). Responsável por projetos importantes ao desenvolvimento econômico e socioambiental da cidade.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seu livro.

Foi realizada uma pesquisa, objeto de minha dissertação de mestrado, nos sete municípios acerca da gestão dos resíduos. Conhecer as ações que vêm sendo desenvolvidas pelas prefeituras municipais, os desafios enfrentados e oportunidades que a gestão de resíduos sólidos propõe, isso trouxe à luz o que está sendo realizado e desenvolvido para a mitigação dos impactos ambientais nessa região. A conclusão foi de que a coleta seletiva ainda caminha a passos lentos na maioria dos municípios estudados, no tocante à implementação e institucionalização. Os representantes das cooperativas manifestaram que a dependência do poder público e a mudança de governos interferem diretamente no desempenho da coleta seletiva, pois precisam se adequar às novas gestões, as quais podem provocar descontinuidades, recomeços ou paralisações. Ressalta-se a importância de continuidade, haja vista que em algumas cidades existiam projetos promissores no passado e que por mudanças na gestão pública, o projeto foi paralisado, causando um retrocesso para o município.
O livro está disponível e os interessados poderão acessar clicando aqui.

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Através do currículo Lattes e das redes sociais:
http://lattes.cnpq.br/5069177715845467 Currículo
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3852635647823987 Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Governança Metropolitana
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0893282284039750  Grupo de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento Sustentável
https://uscs.academia.edu/ElianaVileideGuardabassio Artigos publicados
https://www.researchgate.net/profile/Eliana_Guardabassio Projetos em andamento
http://www.linkedin.com/pub/eliana-vileide-guardabassio/b/69b/245
https://www.facebook.com/eliana.vileide

Como analisa a questão da leitura no país?


Como diretora geral de uma Instituição de Ensino Superior, identifico a dificuldade dos alunos ingressantes no tocante à língua portuguesa, matemática e informática; a leitura é incipiente desde a infância, nossos jovens precisam ser incentivados à leitura para minimizarmos os analfabetos funcionais. Além da falta de hábito em leitura, destaque-se ainda para a qualidade, haja vista que mesmo as pessoas que possuem o ensino médio ou estão no ensino superior, apresentam dificuldade na interpretação.

O que tem lido ultimamente?

Ultimamente só tenho lido livros técnicos da minha área de pesquisa.

Quais os seus próximos projetos?

Estou no último ano do doutorado em administração, com previsão de defesa em novembro deste ano; após a defesa, pretendo transformar minha tese em livro, para maior disseminação dos resultados encontrados. Defendo que a questão dos resíduos pode ser entendida como oportunidade, para além dos impactos negativos, haja vista que se praticarmos a logística reversa, as empresas economizam; se encaminharmos os resíduos à reciclagem, estaremos contribuindo para a geração de trabalho e renda e se assumirmos que a responsabilidade é compartilhada por todos os atores, conseguiremos mitigar os impactos ambientais no tocante aos resíduos sólidos.
O tema da minha tese de doutoramento é "As dimensões da sustentabilidade na orientação de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos Urbanos: Estudo na Região Metropolitana de São Paulo", cujo objetivo é identificar e avaliar a contribuição das dimensões da sustentabilidade como orientadoras de políticas públicas de resíduos sólidos urbanos.
Além da tese, tenho um projeto importantíssimo para implementação da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, por meio de coleta seletiva municipal, que atende a todas as diretrizes preconizadas na PNRS Lei 12.305/2010, que fico à disposição para possíveis apresentações.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

Um comentário:

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA DRAGO

EDITORA PENALUX

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels