domingo, 10 de junho de 2018

Mulheres poetas de todo país se reúnem em 'Encontrão Poética' no Sesc Pinheiros

Foto divulgação
Evento é organizado pelo Slam das Minas – SP e terá roda de conversa, troca e competição durante dois dias

Nos próximos dias 13 e 14, a cidade de São Paulo (SP) será tomada por mulheres poetas de pelo menos sete estados brasileiros durante o Encontrão Poética, que ocorre no Sesc Pinheiros, com slammers – competidoras de batalhas de poesia falada – de diferentes partes do Brasil. A entrada é gratuita.

A organização é do Slam das Minas – SP e reúne as poetas para reforçar a importância das mulheres ecoarem a própria voz. "Pois nós somos mais que palavras soltas. Nosso cotidiano é feito de poesia", dizem as organizadoras.

"O Slam das Minas nasceu no Distrito Federal em 2015 e desde então, a semente se espalhou por outras cidades do país, criando espaços exclusivos de ocupação feminina. Acreditamos que hoje podemos falar que para além de estar nas batalhas de poesia – os slams – nós conseguimos construir uma rede de fortalecimento e acolhimento entre mulheres, por isso, pensamos neste encontrão para promover as relações e trocas em torno do desenvolvimento artístico e a batalha poética", destacaram as organizadoras Pam Araújo, Luz Ribeiro, Carol Peixoto, Mel Duarte e Jade Quebra, que compõe o Slam das Minas – SP.

Para o evento estão convidadas as poetas Fabiana Lima (BA), Tatiana Nascimento dos Santos (DF), Laura Conceição (MG), Anna Suav (PA), Shaira Mana Josy (PA), Bell Puã (PE), Patrícia Naia (PE), Letícia Brito (RJ) e Ingrid Martins (SP).

Confira a agenda das atividades

DIA 13

Roda de conversa: bate-papo livre para troca, através da conversa, escuta e diversas linguagens artísticas que essas mulheres trazem dentro do estilo da cultura de cada estado.

MEDIAÇÃO: Jéssica Balbino

DIA 14 * ACESSÍVEL EM LIBRAS
Para animar a noite, o evento começa com a nossa ''tocadora de sons maneiros'' Luz Ribeiro

MIC ABERTO
​Livre para intervenção e interação do público (somente gênero
feminino)

BATALHA
competição entre as poetas convidadas, jure escolhido na hora.

Foto divulgação
Saiba mais sobre as participantes

PE - Bell Puã é poeta marginal, vencedora do slam BR 2017, integrante do Slam das Minas PE e do coletivo negro Afronte. Buscando atropelar toda e qualquer fragilidade, transita entre a dança, o poema e a historiografia, fazendo do afrontamento seu escudo.

MG - Laura Conceição é poeta, mc integrante do movimento de hip hop de Juiz de Fora e atual vice-campeã mineira de poesia falada. Em 2017 Laura representou o estado de Minas Gerais na competição nacional de poesia SLAM BR, se colocando em terceiro lugar. Atualmente, Laura é um dos nomes que compõe coletivamente o "Rap de Mina" na região e idealizadora do projeto "Poesia na escola" que leva versos e sonhos para crianças da Zona da Mata e região.

RJ - Letícia Brito é poeta, dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam). Como produtora da cena carioca de slam e sarau já fez: Mulherau, Pizzarau, Batalha da Pizza, slam Tagarela e atualmente integra a produção e realização do Slam das Minas RJ. Em 2017, representa o Brasil no Rio Poetry Slam, que acontece na Festa Literária das Periferias (Flup) e reúne mais de uma dezena de países competidores. Integra também as antologias "on dystopia", organizada por Porsha e "on sisterhood", organizada por Melissa Lozada, com poemas em português e inglês.

DF - Tatiana Nascimento é brasilense, 37 anos, palavreira; idealizadora e co-fundadora do slam das minas DF; produz a mostra palavrapreta - mostra nacional de negras autoras; produtora cultura; também compõe a padê editorial, cria e vende livros feitos artesanalmente por mulheres negras e LGBT; tem um livro publicado Lundu (padê,2016).

SP - Ingrid Martins, poeta, designer gráfico, fabrica e diagrama zines (inmart), co fundadora do slam da norte e da batalha de rimas Dominação (só para o gênero feminino). Foi a ganhadora da final do slam das minas sp de 2017.

BA - Fabiana Lima tem 21 anos e é de Salvador-BA. Poetisa, MC, produtora cultural, ativista cultural, integrante do grupo de poesia Resistência Poética, idealizadora e produtora do Slam Das Minas-BA, vice-campeã do campeonato brasileiro de poesia falada 2016.

PE - Patricia Naia é nascida em SP, graduanda em Letras pela UFPE. Autora do livro O punho fechado no fio da navalha, do zine Poemargem, do blog Legítima Defesa. Co-fundadora do Coletivo Controverso Urbano, e Slammaster do Slam das Minas PE.

PA - Anna Batista, vulgo Anna Suav, - natural de Manaus – AM, jornalista formada pela Universidade Federal do Amazonas, é atuante em iniciativas do terceiro setor desde 2012, quando ingressou na Casa Fora do Eixo Amazônia, na cidade de Belém do Pará, atuando nas áreas de mídias sociais, assessoria de imprensa, fotografia, produção cultural, produção audiovisual, elaboração de projetos e sustentabilidade em rede. Residindo em Belém, PA, desde o final de 2016. Em 2017, idealizou e criou o projeto Slam Dandaras do Norte, batalha de poesias feita por mulheres e para mulheres; dando início também a sua trajetória enquanto cantora e compositora [Rap / R&B]; é integrante do grupo de rap Clã do Norte; back vocal da Mc Bruna Bg; co-diretora e fotógrafa da Caribé Filmes; co-diretora, produtora e artista da Ocaribé Selo.

PA - Shaira Mana Josy, nasceu no bairro do Jurunas em Belém do Pará. Técnica em enfermagem, pedagoga, mulher feminista de identidade negra, capoeirísta, rapper, compositora, militante do movimento negro e hip hop, iniciou sua trajetória em 1998. Coordenou e fundou vários projetos, participou de eventos importantes para a construção da sua resistência nos espaços culturais. Fundou o grupo de capoeira "arte ginga Brasil" em 1999. Grupo de rap formado por mulheres "conexão feminina" em 2006. Coordenou os projetos: Abril pro Hip Hop Jurunas" de 2005 a 2011. Cidade do Hip Hop no (AIJ_FSM ) 2009. Coletivo "Senzala Urbana" - 2011. Coletivo de Mulheres do Hip Hop "Companhia H2F" - 2011. Rima de Rua (Batalha de Mc's) - 2011. Slam Dandaras do Norte - 2017.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados

EDITORA DRAGO

LIVRO: TEU PECADO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

CURSO ONLINE "ESCRITA TOTAL"

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

LIVRO "CONTOS DESPERTOS II"

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO DESTAQUE

Passaram por aqui


Labels