sexta-feira, 22 de junho de 2018

Possessão!


*Por Roberto Fiori

O Exorcista (The Exorcist) é um filme norte-americano de 1973, dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty, que escreveu um romance de mesmo nome. É a possessão pelo Diabo de uma menina de 12 anos de idade. O livro de Blatty teve inspiração no exorcismo de um garoto de 14 anos de idade, documentado em 1949.

O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror já produzidos, arrecadando o equivalente a 441.306.145,00 de dólares em todo o mundo, sendo lançado em 1973, nos Estados Unidos.

Mas... o exorcismo é uma realidade, de fato? Ou é apenas um recurso usado pela Igreja Católica que envolve somente os fiéis? Pode dar resultado, ao se tratar de pessoas que são de outra fé, que não a católica?

O exorcismo, esconjuração ou esconjuro (em grego: exorkismos, "ato de fazer jurar"; em latim: exorcismu) designam o ritual executado por pessoa autorizada a expulsar espíritos malignos (demônios) de uma outra pessoa, que se encontra sob possessão demoníaca. É também o ato de expulsar o Diabo ou os demônios por intermédio de rezas e esconjuros (imprecações ou ordenar com veemência). O Evangelho cristão relata episódios em que Jesus Cristo expulsa o demônio de pessoas possuídas, poder este transmitido aos seus apóstolos no dia da Ascensão, dia em que Cristo foi elevado aos Céus com seu corpo físico, na presença de onze dos seus apóstolos. No entanto, a prática ou práticas semelhantes são bastante antigas e fazem parte do sistema de crenças de muitas culturas e religiões.

Porém, não é qualquer religioso que pode realizar o exorcismo. Este só pode ser executado por um Padre, nomeado por um Bispo especialmente para fazer o exorcismo. Deve-se não confundir sinais de possessão demoníaca com sintomas de ordem moral e psicológica. A responsabilidade do Padre exorcista é tal, que é necessária, por vezes, a consulta de um profissional da área da saúde mental, um psicólogo ou um psiquiatra.
Um indício de uma possessão demoníaca pode ser dado por sinais, listados no Ritual dos Exorcismos: proferir muitas palavras em língua desconhecida ou entendê-las de quem as profere; manifestar conhecimento de fatos e coisas ocultas ou distantes; demonstrar forças acima das normalmente apresentadas por alguém da idade do possuído ou de sua condição física natural. Existem outros sinais que não são necessariamente atribuídos à possessão do Demônio, como a aversão peremptória a Deus, ao nome de Cristo, à Virgem Maria e aos Santos, à Igreja, à palavra de Deus, a objetos sagrados e ritos, especialmente sacramentais, e às imagens sagradas.

O movimento pentecostal é de renovação de dentro do cristianismo, dando ênfase especial numa experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo. Pentecostal é termo derivado de Pentecostes, palavra grega que descreve uma festa judaica. Para os cristãos, comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo.

O neopentecostalismo é um movimento dissidente que congrega denominações oriundas do pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais (batistas, metodistas, etc). Surgiu em meados dos anos 70 e 80, décadas após o aparecimento do movimento pentecostal, em 1906. No Brasil, a maior e mais representativa igreja desse movimento é a Igreja Universal do Reino de Deus, seguida pela Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Igreja Apostólica Fonte da Vida, o Ministério Nova Jerusalém, a Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo (de Valnice Milhomens), a Comunidade Cristã Paz e Vida e outras. Possuem um evangelismo massivo (boa parte delas possuem ou se utilizam de TVs, rádios, jornais, editoras ou literaturas próprias e portais ou sites). São influenciados por movimentos evangélicos tradicionais e religiões de matrizes africanas como o candomblé e a umbanda.

Por que descrevi estes movimentos dissidentes da Igreja Católica? Nesses movimentos, bem como nos movimentos de renovação carismática, os casos de exorcismo são muitos (esses movimentos carismáticos surgiram nos E.U.A. em meados da década de 1960 e se espalharam por todo o mundo, influenciados pelo Movimento Carismático da Igreja Episcopal Protestante, dentro de um pensamento ecuménico, porém, mantendo os dogmas do Catolicismo Romano. A prática da Renovação Carismática Cristã baseia-se na experiência pessoal com Deus, pela força do Espírito Santo e de seus dons, a fim de que todos tornem-se discípulos de Jesus Cristo). Não há uma liturgia, ou método igual ao da Igreja Católica para se realizar o exorcismo, embora também haja uma decisão de que não é qualquer pessoa apta a realizar o exorcismo. Cristo deu autoridade para tal apenas para seus apóstolos, e os apóstolos da atualidade são os presbíteros (Padres, Bispos, Párocos, etc), os que detém autoridade para realizar um exorcismo.

As igrejas evangélicas realizam o exorcismo, baseando-se na utilização de "O nome de Jesus". A pessoa que apresenta sintomas de possessão ou infestação por demónios ou espíritos imundos ficaria libertada após a imposição de mãos e declaração verbal por parte do pastor ou autoridade equivalente na igreja, para que as entidades estranhas à pessoa se retirem.

E o que diz a Ciência? A possessão demoníaca não é um diagnóstico psiquiátrico ou médico válido e reconhecido pelo DSM-IV e CID-10, os manuais internacionais que listam todas as categorias de perturbação de caráter mental. A crença em possessões demoníacas é descrita como comum a várias doenças mentais, como histeria, mania, psicose, síndrome de Tourette, epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade. Em casos de transtorno dissociativo de identidade em que a personalidade da pessoa possui sua identidade duvidosa e questionada, 29% são relatados como possessões de demônios.  Além disso, há uma forma de monomania (paranoia em que o sujeito tem uma ideia ou um tipo de ideias, somente) denominada "demoniomania" ou "demonopatia" em que o paciente acredita que está possuído por um ou mais demônios. A alegação de que o exorcismo funciona em pessoas com sintomas de possessão é atribuída por alguns ao efeito placebo e ao poder da sugestão.

Em 2015, segundo o site católico britânico Catholic Herald, houve um grande aumento mundial nos rituais de exorcismo executados por padres.

A Bíblia: livro sagrado usado pela Igreja Católica para se efetuar exorcismos. Em 1949, um menino foi exorcizado e o exorcismo documentado. Baseado nele, foi feito o filme O Exorcista, com Linda Blair, como a menina exorcizada, e Max Von Sidow, como o padre responsável pelo exorcismo, que arrecadou mais de 400 milhões de dólares desde o seu lançamento, em 1973.

*Sobre Roberto Fiori:
Escritor de Literatura Fantástica. Natural de São Paulo, reside atualmente em Vargem Grande Paulista, no Estado de São Paulo. Graduou-se na FATEC – SP e trabalhou por anos como free-lancer em Informática. Estudou pintura a óleo. Hoje, dedica-se somente à literatura, tendo como hobby sua guitarra elétrica. Estudou literatura com o escritor, poeta, cineasta e pintor André Carneiro, na Oficina da Palavra, em São Paulo. Mas Roberto não é somente aficionado por Ficção Científica, Fantasia e Horror. Admira toda forma de arte, arte que, segundo o escritor, quando realizada com bom gosto e técnica apurada, torna-se uma manifestação do espírito elevada e extremamente valiosa.

Sobre o livro “Futuro! – contos fantásticos de outros lugares e outros tempos”, do autor Roberto Fiori:

Sinopse: Contos instigantes, com o poder de tele transporte às mais remotas fronteiras de nosso Universo e diferentes dimensões.
Assim é “Futuro! – contos fantásticos de outros lugares e outros tempos”, uma celebração à humanidade, uma raça que, através de suas conquistas, demonstra que deseja tudo, menos permanecer parada no tempo e espaço.

Dizem que duas pessoas podem fazer a diferença, quando no espaço e na Terra parece não haver mais nenhuma esperança de paz. Histórias de conquistas e derrotas fenomenais. Do avanço inexorável de uma raça exótica que jamais será derrotada... Ou a fantasia que conta a chegada de um povo que, em tempos remotos, ameaçou o Homem e tinha tudo para destruí-lo. Esses são relatos dos tempos em que o futuro do Homem se dispunha em um xadrez interplanetário, onde Marte era uma potência econômica e militar, e a Terra, um mero aprendiz neste jogo de vida e morte... Ou, em outro mundo, permanece o aviso de que um dia o sistema solar não mais existirá, morte e destruição esperando pelos habitantes da Terra.
Através desta obra, será impossível o leitor não lembrar de quando o ser humano enviou o primeiro satélite artificial para a órbita — o Sputnik —, o primeiro cosmonauta a orbitar a Terra — Yuri Alekseievitch Gagarin — e deu-se o primeiro pouso do Homem na Lua, na missão Apollo 11.
O livro traz à tona feitos gloriosos da Humanidade, que conseguirá tudo o que almeja, se o destino e os deuses permitirem. 

Para adquirir o livro:
Diretamente com o autor: spbras2000@gmail.com
Livro Impresso:
Na editora, pelo link: Clique aqui.
No site da Submarino: Clique aqui.
No site das americanas.com: Clique aqui.

E-book:
Pelo site da Saraiva: Clique aqui.
Pelo site da Amazon: Clique aqui.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA DRAGO

EDITORA PENALUX

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels