segunda-feira, 18 de junho de 2018

Rashid, uma das vozes mais fortes do rap nacional, cede entrevista e comenta sobre o seu livro "Ideias que rimam mais que palavras"

Rashid - Foto divulgação
Nascido em São Paulo em 1988, Rashid é uma das vozes mais fortes do rap nacional. Começou rimando em estilo livre nas batalhas de MCs da cidade e, desde lá, mostrava originalidade nas linhas rimadas. Mais de uma década depois, a vocação para a escrita passa a fazer outro tipo de storytelling, desta vez narrando sua própria história enquanto revisita momentos fundamentais de sua carreira musical em "Ideias que rimam mais que palavras - Vol. 1", primeiro livro de sua autoria.   

Conexão Literatura: Em sua carreira musical, você é conhecido como um ótimo letrista e agora, depois de mais de 10 anos de música, está se embrenhando no mundo dos livros. Poderia contar para os nossos leitores como foi esse início no meio literário?

Rashid: A literatura é um sonho antigo, mas é um mundo que até então eu só enxergava da perspectiva do leitor. Embora eu estivesse guardando ideias durante todo esse tempo, quis esperar o momento certo para me arriscar.
Contar as histórias e causos por trás dos meus sons é uma coisa que faço com muito prazer e propriedade. Então foi a melhor forma de começar.


Conexão Literatura: Você é autor do livro "Ideias que rimam mais que palavras". Poderia comentar de onde partiu essa vontade e por quê?

Rashid: Eu queria estreitar um laço com meus fãs e ao mesmo tempo trazer à tona sentidos e significados que sempre estiveram presentes em minhas letras, mas passaram despercebidos aos ouvidos. Tenho muito música lançada, então naturalmente, algumas foram ficando pelo caminho. Algumas dessas têm uma profundidade nos seus porquês, eu queria mostrar isso pros ouvintes.
Capa e contracapa

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Rashid: Sou meio ansioso e obcecado quando entro num projeto, então eu praticamente não compus nada enquanto escrevia o livro. Me foquei em terminar. Levei algo em torno de 10 meses para escrever e logo na sequência comecei a trabalhar num álbum novo (o disco CRISE, lançado em janeiro). Então, só depois do álbum que voltei a focar no lançamento do livro, e aí foram mais uns meses de burocracia. Fomos aprendendo tudo, muita coisa o Ferréz nos ensinou e algumas outras fomos aprendendo por conta. Foi um período de aprendizado também.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Rashid: Eu gosto de vários dos trechos que falo da época que morei na Serra de Ijaci, em Minas Gerais. Acho que foram trechos muito passionais e espontâneos. Tipo, é impossível falar do Rap urbano do Rashid sem passar pelo interior de MG. Acho que ficou bonita essa ponte.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?
Rashid: Para adquirir o livro, você pode ir direto na minha loja online (foconamissao.com.br) ou, se for de São Paulo (capital), pode ir na loja Beatz Shop ou na LiteraRUA. Por enquanto estes são os locais. Mas iremos distribuir para mais alguns outros e divulgaremos pelas minhas redes sociais. Lá, inclusive, você pode ficar sabendo mais sobre meus trabalhos, shows e lançamentos.
Instagram e Twitter: mcrashid
Facebook.com/RashidOficial

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Rashid: Sim, mas não na literatura, por hora. Estou com alguns clipes e singles já prontos para o segundo semestre de 2018.

Perguntas rápidas:

Um livro: Na Minha Pele (Lázaro Ramos) - * Li recentemente e gostei bastante.
Um (a) autor (a): Yuval Harari
Um ator ou atriz: Denzel Washington
Um filme: Donnie Darko
Um dia especial: Qualquer dia de show do Rashid. rs

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Rashid: Foco na missão!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA DRAGO

EDITORA PENALUX

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels