sexta-feira, 22 de junho de 2018

Você sabe o que é um Brigadeiro Literário? Conheça Ana Neves e os Brigadeiros Literários

Ana Neves - Foto divulgação
Ana Neves é natural de porto Alegre-RS, residindo no Rio de Janeiro desde 2014. Filha de pai músico, e sua mãe, uma mulher que amava as pessoas, levar alegria a elas, amava a vida e todas as nuances que essa possa ter e amava a rua. Assim, sempre viveu em um ambiente criativo e artístico. Estudou Teatro na UFRGS e com o Grupo ói nóis aqui Traveiz, entre diversas outras instituições. Hoje, trabalha com os Brigadeiros Literários e é integrante do Show MINHA MPB MORDE- Música e Aforismos Desaforados, de autoria de Fabrício Fortes. A herança de carregar um pouco de seus pais, e mais um tanto de cada pessoa que conhece, com as quais aprende todos os dias é o que a constrói.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como surgiu a idéia dos Brigadeiros Literários?


Ana Neves: E vem textão! Cheguei do Sul para morar no Rio de Janeiro, um primo me hospedou em sua casa, no bairro da Urca. Vim com a tarefa de em quinze dias conseguir moradia. Meu companheiro e uma amiga, já com passagem comprada, viriam após esses quinze dias. Quando estava já há dez dias na casa do meu primo, percebi que tinha só uma nota de R$50,00 na carteira e ainda sem a moradia garantida. Fiquei apavorada e pensei no que sabia fazer para vender. Uma amiga tinha vindo de Volta Redonda para me ajudar na busca por moradia e nesse mesmo dia, ela me contou sobre uma receita que havia feito em casa e que tinha ficado maravilhosa “Brigadeiros de Café”. O interessante dessa história é que ela pensou ser uma colega do trabalho que havia lhe dado a receita, mas quando foi agradecer, não havia sido a colega, nem ninguém, então brincamos que essa receita veio do além e que se eu tinha ficado sabendo, era ela que iria me salvar. Fui  no mesmo dia ao mercado, comprei 2 latas de leite condensado e os demais ingredientes e fiz os 2 primeiros sabores, café com cacau e coco e café com cacau e castanha de caju. E aí, tinha que ter algo mais. Esse algo mais tinha que encantar as pessoas. A escolha foi a poesia. Comecei com algumas frases do Profeta Gentileza, um personagem cativante e misterioso para mim e nomeei o empreendimento de Gentis Brigadeiros. Saí no dia seguinte para vender e vendi TODOS. Comprei mais ingredientes e vendi o DOBRO no dia seguinte. Então, fui vender na Faculdade de Artes da UFRJ da Praia Vermelha, lá conheci um secretário, conversamos por horas. Ele indicou para um trabalho em Xerém, com poesia, teatro e música, no mês seguinte, juntando meu trabalho, de meu companheiro e da amiga que estava vindo, aí pensei que poderia já ir divulgando os trabalhos do meu companheiro, que é compositor, músico e escritor e da amiga que estava vindo, que é poeta e jornalista. Falei com eles e eles fizeram uma seleção de citações de poemas e letras de canções deles e meu companheiro, rebatizou os Gentis Brigadeiros de Brigadeiros Literários. 

Ana Neves ao centro (Evento no Sesc) - Foto divulgação
Conexão Literatura: Quem seleciona as citações dos escritores para os Brigadeiros Literários?

Ana Neves: Os escritores selecionam em torno de  dez citações que gostariam que fossem divulgadas através dos  Brigadeiros Literários e dessas dez ficam em torno de cinco, mas pode ser um pouquinho mais ou menos, vai depender do tamanho das mesmas na organização da diagramação e a segunda sugestão (gosto de chamar assim porque isso não é fechado, é debatido com os escritores) é feita por mim e meu companheiro, Fabrício Fortes, depois repasso de volta  aos escritores para saber se estão de acordo com a escolha. Se estiverem de acordo, são traduzidas para inglês e espanhol, uma professora formada em letras pela UFF, Matilde Massai Poiqui, faz a revisão e enviamos de volta aos poetas para ver se eles concordam também com as traduções.  

Conexão Literatura: E quem produz e vende os brigadeiros?

Ana Neves: A produção dos brigadeiros sou eu quem faço, assim como a venda diariamente nas ruas, as embalagens é o meu companheiro quem produz. A venda em eventos, nós dois nos revezamos. Já tivemos um amigo vendendo nas ruas, o Felipe Magnus, que hoje faz as artes, as diagramações, contribui com suas poesias e também é tradutor para o inglês e a amiga Letícia Santos, que também vendeu e foi animadora de redes.

Conexão Literatura: Quanto custa um Brigadeiro Literário?

Ana Neves: R$ 4,00.
Conexão Literatura: Além de brigadeiros, vocês também produzem outros doces?

Ana Neves:  Somente docinhos de festa, sem as poesias (pequenininhos por encomenda).

Conexão Literatura: Em quais eventos vocês participaram recentemente?

Ana Neves: Sinap.Se, FLUP, 12 anos do Sarau Ratos Di Versos, SESC Ramos, Sarau Fxidas e Monstrxs e Festa Monstra, Sarau Terça ConVerso, Sarau Pólem, Arte Instantes, Mostra de cenas Autorais e Independentes.

Conexão Literatura: E como os interessados poderão saber mais sobre os Brigadeiros Literários ou contratá-los para eventos?


Ana Neves: Ahã!  Através da página do facebook (https://www.facebook.com/brigadeirosliterarios) e através do Whatsapp (21) 966862218, com Ana Neves

Perguntas rápidas:

Um livro: O livro das emoções, Reflexões inspiradas na psicologia do Budismo Tibetano, de Bel Cesar
Um (a) autor (a): Roberto Piva
Um ator ou atriz: Bibi Ferreira
Um filme: Instinto, de Jon Turteltab.
Um dia especial: Todos são.  

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?


Ana Neves: Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, cada um que tem a humildade de compartilhar suas habilidades de si aos outros. Aos clientes e amigos que acreditam que o que queremos levar até eles é magia e à Revista Conexão Literatura, que fez esse convite lindo, contribuindo, dando visibilidade ao nosso trabalho, levando essa ideia para as pessoas que ainda não o conhecem. Gratidão!
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados

EDITORA DRAGO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

CURSO ONLINE "ESCRITA TOTAL"

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

LIVRO "CONTOS DESPERTOS II"

Passaram por aqui


Labels