terça-feira, 17 de julho de 2018

Christian David e o livro Mortos na estofaria, por Sérgio Simka e Cida Simka

Christian David - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou apaixonado desde muito cedo por histórias, livros e quadrinhos. Em algum momento dessa estrada de leitura senti a necessidade de contar minhas próprias histórias e passei a escrever. Quando dei por mim já estava escrevendo bastante, publicando e visitando escolas para bater papo com alunos, tanto que abandonei qualquer outra atividade para me dedicar somente à literatura e tudo mais que ela me trouxe. Acabei me envolvendo também em movimentos que valorizam e batalham pela literatura como a Confraria Reinações e a Odisseia de Literatura Fantástica. Já atuei como representante regional da AEILIJ e hoje, pelo biênio 2017-2018, sou presidente da AGES - Associação Gaúcha de Escritores. Escrevo de tudo um pouco, geralmente textos direcionados para a infância e juventude, muitas vezes utilizando a fantasia para contar as histórias que me inquietam ou fascinam.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros, sobretudo a obra “Mortos na estofaria”.

Publico desde 2006, e com Mortos na Estofaria chego ao meu 12 º livro, 3 º pela BesouroBox. É um livro que gostei bastante de escrever, juntei alguns contos que envolviam o fim trágico dos protagonistas e achei que formavam um conjunto interessante. Costurei os textos com uma narrativa que dava conjunto e sentido ao todo e acabou ficando um texto bacana, com pitadas de humor, terror, sensibilidade e suspense. Texto que, acredito eu, é capaz de agradar leitores de variadas idades e gostos.

Fale-nos sobre seu processo de criação.

Não tenho um processo muito claro, escrevo quando dá e em qualquer lugar, carrego sempre comigo papel e caneta para anotações e, às vezes, anoto ideias no celular mesmo. Quando sento pra escrever, já escrevi boa parte do texto na cabeça e só quero registrar antes que me perca. Escrevo mais de um texto ao mesmo tempo. Alguns acabam ficando muito tempo parados e são concluídos depois de meses ou anos. Claro que, depois do texto no papel, reviso e reescrevo várias vezes, até que fico satisfeito para, pelo menos, tentar alguma editora. E tenho tido um bom retorno delas, felizmente tenho conseguido publicar todos os anos.

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Podem me procurar no meu site http://www.christiandavidescritor.com.

Como analisa a questão da leitura no país?

Há ainda um grande caminho a trilhar, e temos tido muitos retrocessos nos últimos dois anos que irão se refletir no futuro. Ainda assim acho possível fazermos do Brasil um país de leitores.

O que tem lido ultimamente?


De tudo um pouco: poesia, fantasia juvenil, terror, quadrinhos. Gosto muito de textos escritos para jovens, vejo grande qualidade e trabalho literário nestes textos.

Quais os seus próximos projetos?


Tenho outros dois livros no prelo: Quintal de Sonhos, pela Editora do Brasil e Três Finais de um Jacaré, pela Editora Physalis. Estou trabalhando em um livro de poesia para crianças, em um juvenil de fantasia e pretendo começar um terceiro que já me foi encomendado. Ah, e no aguardo de resposta para um original de poesia que enviei para uma editora.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA PENALUX

EDITORA DRAGO

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

Passaram por aqui


Labels