quinta-feira, 5 de julho de 2018

Cida Simka e a antologia Contos para um mundo melhor, por Sérgio Simka

Cida Simka - Foto divulgação
Nesta entrevista, a profa. e escritora Cida Simka fala sobre a antologia “Contos para um mundo melhor”, a ser publicada pela Editora Xeque-Matte, a qual se constitui em um diferencial no mercado, além de revelar o nome do escritor que fora convidado a participar do livro.

Cida Simka (Maria Aparecida Silva Simka) é autora de diversos livros, entre eles, O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016). Membro do Núcleo de Escritores do Grande ABC. Gosta de todos os gêneros literários, mas tem predileção por romances de terror e espíritas. Adora observar o cotidiano das pessoas para se inspirar em seus projetos literários. Colunista da revista Conexão Literatura. Moradora de Mauá (SP), aprecia todos os tipos de arte, especialmente a arte da palavra, pois, por meio dela, sabe que é possível expor sentimentos e ações, de todos os tipos. Acredita no uso da palavra como um poderoso instrumento de transformação, de aceitação, de motivação e de formação de um ser humano crítico, capaz de se posicionar, de questionar, de interagir e de formar uma sociedade, e por que não, um país mais justo. Formada em Letras, entende que a educação é a única forma de eliminar a desigualdade e evitar a massificação, desde que tenha qualidade e objetivos bem claros.

ENTREVISTA:

O que a levou a organizar essa antologia? Qual é o diferencial?

As pessoas precisam perceber que a vida pode ser vivida de forma mais agradável e confortável. O estresse causado pela rotina e problemas diários, aliado à inversão de valores que vivemos ultimamente, contribuem para a desmotivação. Precisamos resgatar a crença de que é possível viver em harmonia, mas é preciso, para isso, começar a pensar positivamente, dar importância à natureza, aos sentimentos e às pessoas que passam por nós todos os dias. É preciso aprender a respeitar e ser respeitado para se construir um mundo melhor. Segundo o escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973), “existe algum bem neste mundo, e vale a pena lutar por ele”. E foi por isso que surgiu a ideia da antologia CONTOS PARA UM MUNDO MELHOR, para conduzir o leitor a caminhos, os mais variados possíveis, por meio de tramas que enaltecem o amor, bem-estar, ventura, felicidade, prosperidade, ética, moral, bondade, virtude, amor, justiça, autoconhecimento/autoconfiança, vontade, autorresponsabilidade, motivação, autoestima, perdão, otimismo, espiritualidade, aceitação, solidariedade etc., fatores essenciais para a existência da alma humana, mas não abordados em antologias.

Qual a expectativa quanto aos contos?

A expectativa é de que muitos escritores possam aproveitar a oportunidade para escrever sobre sentimentos e expectativa de uma vida melhor para todos, sob o seu ponto de vista. Falar sobre temas tão necessários à evolução moral do ser humano. Por outro lado, o leitor poderá se apropriar desses temas e tê-los como inspiração para a mudança de vida tão esperada por todos nós. Não somente a mudança financeira, mas, principalmente, aquela que o levará a ser feliz com o que já tem e saber que existem meios, que dependem exclusivamente dele, para realizar os sonhos desejados e ir muito além. Os contos ajudarão a ver a vida sob uma nova perspectiva, muitas vezes não divulgadas para não deixar o ser humano progredir e acreditar que a vida vale a pena.

Você convidou um escritor renomado para participar. Fale-nos sobre ele.

Sim, o escritor Manuel Filho recebeu o convite para participar da antologia e aceitou prontamente. Sua participação será muito importante, pois é um ser humano que se preocupa com o bem-estar de todos que com ele convivem, está sempre disposto a envolver as pessoas com otimismo e fazê-las acreditar que podem conseguir tudo o que querem. É um motivador nato. Muito carinhoso, respeitoso, gentil e humilde, características intrínsecas à antologia CONTOS PARA UM MUNDO MELHOR.
Manuel Filho é um escritor que possui mais de 50 livros publicados, agraciado com o prêmio Jabuti em 2008, finalista, em 2013, do prêmio Açorianos de literatura, selecionado para o projeto PROAC-SP em 2015, para o PNBE em 2014. Recebeu por cinco vezes o selo de ACERVO BÁSICO da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ. Integra o projeto LITERATURA VIVA, do SESI, desde 2011 e também integrou o projeto VIAGEM LITERÁRIA, da Secretaria Estadual de Cultura. Sua contribuição será muito valiosa.

Como a leitura pode ajudar o ser humano a se fortalecer e a acreditar em seus sonhos, especialmente a leitura da antologia CONTOS PARA UM MUNDO MELHOR?

A leitura nos permite viajar, conhecer locais inimagináveis, mesmo sem sair do lugar. Abre as nossas mentes para novas perspectivas. Nos faz acreditar que tudo é possível, desde que tenhamos coragem de enfrentar os obstáculos. Nos permite entender que não precisamos viver sob o jugo de alguém. Mas, principalmente, nos faz pensar, nos permite analisar situações reais e nos liberta das correntes que nos aprisionam às vontades e ao querer de outras pessoas, pois deixamos de ser submissos, passamos a caminhar com nossas pernas e a agir de acordo com o que acreditamos ser melhor para nós e para os outros. É por isso que precisa ser mais incentivada, para formarmos pessoas críticas e independentes. Os temas tratados na antologia CONTOS PARA UM MUNDO MELHOR contribuirão muito para despertar esse novo ser, que terá a oportunidade de perceber que a sensibilidade é um caminho para um futuro melhor, para uma vida digna.

Confira as regras no edital:
https://drive.google.com/file/d/1hXyRRhklXRv8Tie93lZvW3ekRrqcdBYu/view

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels