terça-feira, 10 de julho de 2018

Donizete Pinheiro e o livro Para uma vida saudável, por Sérgio Simka e Cida Simka

Fale-nos sobre você.

Meu nome é Donizete Aparecido Pinheiro da Silveira, mas em meus livros uso apenas Donizete Pinheiro. Nasci em 1956 e tenho três filhos e dois netos. Fui juiz de Direito por trinta anos e me aposentei em 2013. Sou espírita desde os nove anos, tendo desempenhado diversas atividades no movimento espírita, ao qual me dedico mais intensamente na atualidade, fazendo palestras, cursos, seminários e escrevendo livros. Há 27 anos publico o jornal Ação Espírita, edição trimestral.

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros, em especial o "Para uma vida saudável".

Escrevi nove livros: Suave inspiração (poesias), Respostas espíritas, Terapia da paz, Contos modernos em tempo de paz, A morte sem mistérios, Um olhar sobre a honestidade, Quando Deus abre portas, Gestão de crises emocionais e Para uma vida saudável. Também contribuí com textos para os livros: Direito e Espiritismo, Direitos constitucionais e Espiritismo, O Espiritismo e as Ciências Sociais, Educação do desejo, e O veterinário de Deus.

O Para uma vida saudável tem origem numa coluna de jornal que mantive na cidade de Adamantina, semanalmente, e nela resolvi escrever apenas temas voltados para o Bem, especialmente as virtudes. Eram textos objetivos e sem maior aprofundamento, pois destinados ao público em geral. Reuni esses textos numa edição caseira, com 35 virtudes. Recentemente, a Editora EME resolveu publicar o livro e então ampliei o número de virtudes para 45 e acrescentei argumentos e citações doutrinários, de modo que é praticamente um novo livro. As virtudes são as potências da alma e o desenvolvimento delas é indispensável ao nosso aprimoramento e felicidade. Para isso, devemos entender as características de cada uma e sua aplicação nas nossas vidas.

Fale-nos sobre seu processo de criação.

Escrevo quando há um tema interessante, mas sem pressa e sem compromisso. Faço pesquisas, medito, reflito e vou escrevendo. Sinto que sou ajudado espiritualmente, pois algumas ideias surgem sobre o tema enquanto escrevo. Dois livros decorreram de cursos que ministrei no centro espírita: A morte sem mistérios e Gestão de crises emocionais.

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

Resido em Marília e minhas atividades são voltadas exclusivamente para o aprendizado e a divulgação da Doutrina Espírita. Participo do Grupo Espírita Jesus de Nazaré, localizado na Rua José Bonifácio, 1122, que frequento às segunda, terças e quartas-feiras. Também faço algumas palestras em cidades vizinhas.

No site da editora, os livros do autor:
https://editoraeme.com.br/search?controller=search&orderby=position&orderway=desc&search-cat-select=0&search_query=donizete+pinheiro&submit_search=

Como analisa a questão da leitura no país?

A leitura é fundamental à aquisição do conhecimento e da cultura em geral, permitindo o desenvolvimento da inteligência e, por consequência, dos sentimentos e da moral. Indispensável selecionar aquilo que lemos, para que nos ajude nessa construção espiritual de nós mesmos. A leitura no país está longe do ideal e desejamos que isso melhore com as novas propostas de um ensino regular mais moderno e eficiente.

O que tem lido ultimamente?


Minhas leituras estão focadas nas obras espíritas, que são ricas de conhecimentos e delas necessito para as minhas atividades. Atualmente me dedico ao estudo do livro Paulo e Estevão, do espírito Emmanuel, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, pois devo ministrar um estudo público sobre ele. O livro narra a história do cristianismo primitivo, especialmente destacando a tarefa do apóstolo Paulo, com um olhar da Espiritualidade e com revelações de fatos que não constam no Novo Testamento.

Quais os seus próximos projetos?

Devo renovar o livro Respostas Espíritas, pois a editora EME se ofereceu para publicar uma nova edição. Também temos estudos doutrinários sobre as epístolas de Paulo e outro sobre os pensamentos, mas isso a longo prazo.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017).
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

DRAGO EDITORIAL

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels