segunda-feira, 23 de julho de 2018

Resenha: Chronus de Joana Santos Silva


"Abraça-me com palavras
Que me dão força às pernas
Este caminho que lavras
De melodias eternas"
(trecho do poema  Medodia - Joana Santos Silva)

Olá leitores! Hoje compartilho com vocês um livro encantador da autora portuguesa Joana Santos Silva, trata-se do livro de poesias Chronus.


Sobre a Autora:
Joana Santos Silva nasceu em Cascais, em 1987, e lançou o seu primeiro livro de poesia “Oníria”, em Fevereiro de 2017. É formada em Gestão Turística e Hoteleira, pelo Instituto Superior Politécnico Internacional de Lisboa e aprofundou a sua formação em Leadership and Management durante os três anos que viveu na Escócia, país para onde partiu em busca de novos desafios na sua área e de onde regressou em 2015 movida pela palavra unicamente portuguesa: saudade. 

Trabalha em hotelaria num hotel de cinco estrelas mas cultiva desde a infância a paixão pela escrita. Pretende com “Chronus” continuar um ciclo de poemas escritos ao longo de vinte anos.
"Sou mulher do mundo atual
Revestida de um passado de guerra
De luta que ainda me espera
Neste mundo que não é normal" 
(trecho do livro)

Sobre a obra: 
Tempo: ladrão ávido de momentos, que nos torna obsoletos e nos embala até o derradeiro sono numa contagem decrescente onde só a ele cabe a palavra final, condenando-nos ao esquecimento do que passou e à sofreguidão do que estará para vir. 

Em Chronus trata-se o tempo por tu e a cada virar de página, encontramos histórias de solidão, paixão, saudades, verdades e catarses, numa simbiose perfeita onde não se pretende fazer uma rutura com o tempo mas antes imortalizá-lo através da poesia, erguendo memórias e redescobrindo eternidades, convidando o leitor à reflexão e a uma viagem ao passado para encontrar uma promessa de futuro numa cumplicidade que só os que nos une permite.
"Sou poeta do que sou
Do que fui, do que cresci sendo
De uma humanidade que se vai perdendo
Do que vejo em sonhos que o tempo levou"  
(trecho do livro )

Ponto de vista:
Quando recebi este livro, fiquei ansiosa para descobrir se Joana conseguiria ou não, manter minha paixão por sua escrita, sentimento este que nascera com a leitura de seu livro anterior, Oníria. E confesso-lhes que para minha felicidade, ela encantadoramente fez magia com as palavras e transformou meu fascínio por seus poemas em amor! Sim, terminei a leitura de Chronus amando cada palavra! 

Nesta obra a escritora manteve o uso da linguagem coloquial, com rimas em sua maioria objetivas, simples e espontâneas, características de sua obra anterior. Entretanto, o aspecto mais relevante que me chamou atenção e foi ápice do meu amor pela obra, é o tema: o Tempo.

"Num campo de concentração
Magoadas de onde nasceram
Vitimas de extração 
De uma vida que perderam

Fogem com medo
Não importa a viagem
Ao encontro do degredo
E à espera de uma triagem..."
(trecho do livo)




Joana Santos  utilizou o Tempo e sua passagem, para apresentar textos pautados em acontecimentos ou sentimentos pessoais e também em contextos históricos alguns até se referindo a Era Medieval e com menções a mitologia grega, esta aliás já se faz presente no título da obra, uma vez que Chronus (grafia do grego antigo) na mitologia grega é o deus do tempo, assim temos um casamento perfeito entre o conteúdo e o título da obra. 

Chronus nos transmite além das experiências vividas ao longos dos anos pela autora, todas as nuances que o Tempo pode trazer e causar na existência de cada um de nós, nos distanciando ou aproximando de tudo e todos, que podem nos trazer o melhor da vida e nos conduzir a felicidade.

 Abraços e até o próximo post!

*fotos por Idianara Lira Navarro

 
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA PENALUX

EDITORA DRAGO

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

Passaram por aqui


Labels