quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Em entrevista, Sidney Guerra comenta sobre a plataforma "Editoras de Livros" e sobre cursos de aperfeiçoamento para escritores

Sidney Guerra - Foto divulgação
Sidney Guerra é formado em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu.

Em 1997, após trabalhar em agências de publicidade, entrou no mercado editorial por meio da Editora Mercuyo como produtor gráfico e lá ficou até 2004.

Ainda em 2001, abriu sua própria agência – a SGuerra Design (www.sguerra.com.br) , especializada no mercado editorial.

Tem em seu portfólio as principais editoras brasileiras, como Melhoramentos, Malagueta, Gente, Évora, Prumo, Lúmen, Vivaluz, Mundo Cristão, Judá, Palas Athena, Planeta, Cengage Learning, Érica, Anhembi Morumbi, Rafael Copetti Editor, Nova Alexandria e muitas outras.

Desde 2014 dedica-se ao marketing, com ênfase em geração de tráfego orgânico e pago, textos publicitários, funis de venda, captação de leads e mídias sociais.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Artista plástico e designer. Você já foi capista em diversas editoras e traz consigo uma vasta experiência na área. Poderia comentar? 


Sidney Guerra: Entrei no mercado editorial bem novinho, com apenas 17 anos. Por alguns anos fui responsável pelo departamento editorial da Editora Mercuryo, que era voltada para obras de autoconhecimento, filosofia e tinha também um selo de cultura pop: Unicórnio Azul.
Ao abrir minha empresa, a SGuerra Design, passei a fazer trabalhos freelas para diversas outras editoras.
A partir daí, imagino que já tenha feito livros de todos os gêneros possíveis: várias religiões, biografias, matemática, direito, infantis, muita ficção e não ficção. Depois que cheguei a mais de mil livros produzidos, parei de contar.
Trabalhar com livros é minha paixão e muito do que sou hoje profissionalmente, devo ao mercado editorial.

Conexão Literatura: Você criou a plataforma "Editoras de Livros", que visa auxiliar o escritor na busca por editoras. Quando e como foi o processo na criação desta incrível ferramenta?


Sidney Guerra: Essa ferramenta é fruto de um longo trabalho de pesquisa meu e da minha equipe. Passamos quase um ano entrando site a site para conseguir separar as editoras tradicionais das prestadoras de serviços.
Além da pesquisa, houve o trabalho junto à minha equipe de programadores, que me ajudou a colocar em prática um sistema que fosse fácil para os autores pesquisarem as editoras com melhor perfil para suas obras.

Conexão Literatura: As editoras estão buscando e publicando obras de novos escritores?

Sidney Guerra: Com poucas exceções, as editoras estão sempre dispostas a encontrar bons livros de autores nacionais. O que acontece muitas vezes é autores enviarem originais que não estão de acordo com a linha editorial dessas editoras.
Além disso, outros fatores influenciam para que um livro possa ser aceito ou não: originais sem identificação e contatos do autor, falta de uma boa carta de apresentação, textos sem revisão, histórias inconsistentes, original certo no momento errado, dentre outros fatores.
Para conseguir entender melhor esse processo, sugiro o curso Como encontrar uma editora (clique aqui) da Laura Bacellar.
Nesse curso a Laura explica passo a passo como um autor deve fazer para aumentar suas chances de ser publicado. Aliado à minha ferramenta Editoras de Livros, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Conexão Literatura: Poderia comentar sobre como funciona a "Editoras de Livros" e como o interessado deverá proceder para acessá-la?

Sidney Guerra: O sistema do Editora de Livros baseia-se em um banco de dados de editoras tradicionais, ou seja, aquelas que não cobram para publicar livros dos autores.
Sabemos que há muitas editoras prestadoras de serviços no mercado e que de alguma forma cobram pelo serviço de publicação e nem sempre é fácil para o autor conseguir distinguir esses dois modelos de negócios.
No caso das editoras tradicionais, são elas que te escolhem. Elas têm o dinheiro para investir e arcam com todas as despesas de publicação: a produção, a distribuição, a venda e a divulgação.
Para se dar bem com essas editoras o escritor mais preparado e com a melhor obra sai na frente, com certeza.

Conexão Literatura: Você também está envolvido com cursos e outras ferramentas para escritores?

Sidney Guerra: Sim, tenho o site Escreva seu Livro, juntamente com minha parceira editorial Laura Bacellar, que está no ar desde 2001, fornecendo informações gratuitas para escritores.
Também temos os cursos Escrita Criativa escreva seu Livro (clique aqui), Como encontrar uma editora (clique aqui) e Como começar a escrever seu livro (clique aqui), que vem ajudando escritores a se aperfeiçoarem nas várias etapas de suas carreiras.
Também presto serviços de produção de livros (desde a entrega do arquivo até a impressão, passando pela revisão, diagramação, criação de capa e documentação.

Conexão Literatura: Poderia destacar um depoimento de um usuário da sua plataforma?


Sidney Guerra: Teve um caso recente de um escritor que mandou seu original para a editora Martin Claret. Da última vez que nos falamos ele estava super empolgado e prestes a assinar contrato. O escritor tinha chegado até eles por meio do nosso site Editoras de Livros.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Sidney Guerra: Obrigado pelo espaço, Ademir. Minha missão é ajudar os escritores em suas carreiras literárias.
Toda semana publicamos vídeos ensinando sobre como funciona o mercado editorial brasileiro, damos dicas de escrita, publicação e marketing em nosso canal no YouTube (clique aqui). Será um prazer receber vocês lá!
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Amei a entrevista. É um estímulo para pessoas, que como eu, estão iniciando um projeto de escrita.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, Lucia! Boa sorte com seu livro :)

    ResponderExcluir

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA PENALUX

EDITORA DRAGO

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO DESTAQUE

FUTURO! - ROBERTO FIORI

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

LIVRO "TAMARA JONG - O CHAMADO DE ÚLION"

Passaram por aqui


Labels