sábado, 25 de agosto de 2018

Rogério Lima Goulart e o livro As borboletas no muro do cemitério (SRomero Publisher)

Rogério Lima Goulart - Foto divulgação
ROGÉRIO LIMA GOULART escritor e  jornalista,  fundador  do "Jornal de Rio Pardo", na sua cidade,  dedicou-se a escrever  intensamente nos últimos anos.  Seus primeiros livros publicados transcorrem em cenários voltados para temas locais. Recentemente se aventurou a  explorar o universo infantojuvenil, o  que resultou  no livro "As borboletas no muro do cemitério"  o  primeiro publicado   pela editora SROMERO  com lançamento nacional e com uma edição em inglês  com lançamento  previsto para dezembro. Com menos de 20% da visão, Rogério mostra que a superação faz parte da sua história e o amor do escritor pela cidade e pela literatura seguem inspirando e ganhando  espaço no coração dos leitores que apreciam histórias inspiradoras.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Rogério Lima Goulart:  Sou alguém que a vida  inteira fez do ato de escrever sua razão principal, seja como jornalista ou mesmo como escritor. Minha infância foi em meio aos livros, meu pai era um leitor insaciável e com ele peguei gosto pela leitura. A inspiração para escrever flui em minha mente de forma natural e meus livros são escritos  em fluxo direto, saem praticamente prontos. Esta convivência permanente com meu mundo interior,  que muitas vezes me angustia é também o que me faz produzir cada vez mais, me  sinto na responsabilidade de produzir  perante tanta  fluidez  e fertilidade de ideias. E nessa nova fase que experimento, estou também mais exigente e crítico  com minha escrita.

Conexão Literatura: Você é autor do livro “As Borboletas no Muro do Cemitério”. Poderia comentar?

Rogério Lima Goulart: Este livro é uma narrativa sobre a história de um menino que estudava num prédio antigo e histórico de sua cidade, próximo onde existe um cemitério, hoje em ruína com um muro, onde tudo aconteceu. O menino  que encontra e  fica admirado  com  as borboletas  passa a interagir de uma forma incrível e desenvolve uma forma de comunicar-se com elas. O livro  possui uma linguagem leve e acessível, ao mesmo tempo questiona e faz uma reflexão sobre os valores da vida, a fragilidade de cada um e o respeito ao próximo. Poderia pensar que esta  história é um resgate do menino interiro que habita em cada um de nós, nosso olhar  gentil e curioso que  às vezes se perde  no universo de responsabilidades que a fase adulta nos impõe.

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Rogério Lima Goulart: Busquei informações técnicas sobre os hábitos das borboletas. O restante já estava pronto dentro de minha cabeça, fruto de um sonho que desde a noite em que ele me tomou, passei a escrever até concluir. Foram menos de três meses até a conclusão. Depois o trabalho  de  adaptar a linguagem e fazer com que a história pudesse ser interessante não apenas para os moradores locais, mas que tivesse mensagens que pudessem ser  lidas e entendidas por  todos que lessem, e esse  foi um  grande desafio, pois durante todos esses anos eu escrevia com o enfoque local,  foi uma aventura conseguir tirar algumas  questões peculiares e características da cidade. Meu texto é  de uma escrita simples e afetuosa, são as minhas memórias de menino que se revelam através dessa história.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Rogério Lima Goulart: Creio que as reflexões que o garoto faz em relação ao respeito pelo animais, ao meio ambiente e sobre tudo. A forma como ele decide aceitar e cumprir com as orientações de sua professora para atingir os seus objetivos como aluno. Acredito que este comportamento poderá sugerir uma influência positiva aos leitores, sejam eles crianças ou adultos. Sobre a dedicação e empenho  para atingir os objetivos de vida. Eu  me preocupo  em deixar  através de meus livros uma mensagem otimista,  contribuir de alguma forma  com uma reflexão  sobre  essas questões tão atuais, especialmente para o público jovem.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Rogério Lima Goulart: O livro  esta à disposição através do site da www.amazon.com.br  website da editora  www.sromeropublisher.com Fanpage: www.facebook.com/sromeropublisher 
Eu  mantenho uma página sobre o livro  e  com  curiosidades: https://www.facebook.com/asborboletasnomurodocemiterio

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Conexão Literatura: Estou me preparando para uma jornada diferente, como roda de leituras nas escolas, contação de história e outras ações geradas pelo livro As borboletas no muro do cemitério. Também estou iniciando a escrever sobre temas fora da realidade local de minha cidade. Tenho vários projetos neste sentido e alguns já bem avançados para finalização. Estou trabalhando também  em um  novo  projeto em um cenário de distopia, que  também foi uma história gerada por um sonho. Meu  próximo semestre promete ser de muita dedicação e trabalho.

Perguntas rápidas:
Um livro: "A Metamorfose", Franz Kafka
Um (a) autor (a): Victor Hugo
Um ator ou atriz: Fernanda Montenegro
Um filme: "E o Vento Levou"
Um dia especial:  todos os dias em que você consegue sorrir, ser sincero e distribuir amor às pessoas, sejam quais forem.

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Rogério Lima Goulart: Precisamos estar sempre abertos e receptivos para as oportunidades, trabalhar arduamente para melhorar a qualidade do que escrevemos. Este ano  está  sendo  muito importante para  minha carreira de escritor,  com essa minha primeira publicação através de editora com distribuição  internacional,  e também  com  o  convite para ser patrono da 30ª Feira do  Livro de minha  cidade no próximo mês de outubro. São  sonhos  que aos poucos vão se tornando realidade e isso me estimula a seguir minha jornada, e não deixar de sonhar.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: contato@fabricadeebooks.com.br

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

EDITORA DRAGO

EDITORA PENALUX

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels