quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Laura Figueiredo e o livro O mistério de D. Amélia e outros contos, por Sérgio Simka e Cida Simka

Laura Figueiredo - Foto divulgação
Fale-nos sobre você.

Sou natural de uma pequena cidade do interior paulista chamada Guará. Vivi lá por 20 anos, até o dia em que vim para a cidade grande (ABC Paulista, mais precisamente Santo André). Minha irmã já morava aqui. Veio tentar a vida por aqui e eu a acompanhei. Minha irmã se engajou no mundo do teatro, o que deu muito certo, pois se tornou uma grande atriz. Eu também subi aos palcos algumas vezes. Por exemplo, trabalhei como atriz nas peças: “As aventuras de Ripió Lacraia” - direção de Jonas Block - com Marcos Frota; “Veredas da Salvação” de Jorge  Andrade, direção Augusto Maciel; “O Inspetor Geral” de Nicolai Gogol e “Desgraças de uma criança” – Martins Pena, ambas sob direção de Haydée Figueiredo (minha irmã). Saí de cena para me casar, tive três filhos e passei um longo tempo me dedicando a eles, do que tenho muito orgulho. Depois que eles fizeram suas escolhas, eu voltei a pensar em realizar o meu sonho que era cursar Letras. Ingressei na graduação da UniABC em Letras onde conheci um dos meus mentores, o Prof. Dr. Flávio Botton, além de outros grandes mestres, que eu não poderia deixar de citá-los, visto que todos fazem parte dessa minha jornada, como meus incentivadores: Fernanda Verdasca Botton, Telma Mafra, Eliana Palomares, Marcelo Ribeiro, e outros. Foi em um dos Concursos de Poesias da UniABC, organizado pelo Prof. Dr. Flávio Botton, e incentivada por ele, que participei e fui premiada (3º lugar no IV CONCURSO UNIABC DE POESIA com o poema “TRIBUTO A ROSA”). E isso foi o gatilho para que eu nunca mais parasse de escrever. Atualmente, sou professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura na escola de reforço O PONTO DO ESTUDANTE, em São Caetano do Sul (SP).

ENTREVISTA:

Fale-nos sobre seus livros.


Venho compondo há mais ou menos dez anos, e tinha uma produção de 60 poemas e 30 contos. Resolvi mandá-los ao Prof. Flávio Botton, para sua avaliação. Para minha surpresa, ele não só gostou das minhas poesias, como propôs uma publicação. No ano de 2016, “A semântica do caos e outros poemas” foi publicado pela Editora Todas as Musas e neste ano de 2018, mais precisamente no dia 30 de junho, foi lançado o meu livro de contos “O mistério de D. Amélia e outros contos”.

Fale-nos sobre seu processo de criação.
 
Não há um processo predeterminado de criação que todos podem seguir. As poesias surgem como flashes em minha mente e em menos de meia hora estão na tela do computador. É a busca do entendimento da alma; é tentar reconhecer o irreconhecível; é olhar-se sem máscaras. Quanto aos contos, eles representam a visão contada além da realidade; a realidade irreal. Os contos têm resquícios de “causos” ouvidos na minha infância. As poesias revelam uma busca constante de libertação da alma, já os contos me transportam para uma dimensão que vai além do mundo que conhecemos.

Como o leitor interessado deverá proceder para saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho?

O leitor interessado em me conhecer melhor, basta ler minhas obras que estão disponíveis na Livraria da Editora Todas as Musas (www.todasasmusas.org).
Também acessar minha página no Facebook: (https://www.facebook.com/lauramaria.figueiredobartoloni)

Como analisa a questão da leitura no país?


A maioria dos brasileiros não tem o hábito de ler e, isso, está intimamente ligado ao sucateamento da educação no país. Não é apenas a educação escolar, mas, também, o suporte educacional familiar. Na minha opinião, a leitura tem que ser inserida na vida do indivíduo desde a primeira infância. Por experiência própria, o livro deve ser apresentado à criança, mesmo antes de ser alfabetizada. Os meus filhos cresceram ouvindo e acompanhando pelos livros histórias de clássicos infantis, e assim passaram a gostar da leitura.  É difícil fazer o adolescente que não tem o hábito da leitura ler clássicos como Guimarães Rosa ou Carlos Drummond de Andrade. E hoje, com a facilidade da pesquisa na internet, a leitura está cada vez mais distante do aluno, principalmente do adolescente, pelo fácil acesso aos resumos de qualquer livro. Podemos observar que quando os pais têm o hábito da leitura, os filhos também têm.
Um dos caminhos para que a criança passe a gostar da leitura é a implantação de leituras lúdicas, inerentes a cada faixa etária, com continuidade fora da escola, ou seja, em casa, com supervisão dos pais.

O que tem lido ultimamente?

Eu gosto de todo tipo de leitura. Gosto de reler os clássicos, tais como, Sagarana de Guimarães Rosa, que me inspira a explorar ao máximo o significado de cada palavra para minhas criações. Há pouco li dois livros: Escritos do sobrado morto de Manoel Guaranha e Terra Sonâmbula de Mia Couto. Gosto de ler e fazer comparações entre as obras. Tenho na minha cabeceira Laços de Família de Clarice Lispector.

Quais os seus próximos projetos?

Continuo compondo minhas poesias e já dei início a uma outra série de contos, em que certamente haverá um grande mistério a ser desvendado.

*Sérgio Simka é professor universitário desde 1999. Autor de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a coleção Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin e integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.

Cida Simka é licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (Wak, 2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (Wak, 2016), O enigma da velha casa (Uirapuru, 2016) e “Nóis sabe português” (Wak, 2017). Integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels