quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O autor Gabriel Ferreira, os fotógrafos Helena Gomes, Victória Gearini, Guilherme Tavares e o livro Aspirando e Expelindo (Editora Chiado)

Gabriel Ferreira, 20 anos, jornalista em formação. Escreve sobre músicas, livros e filmes, desde 2010 no Portal Gabriel. Escritor, lançando seu primeiro livro de poemas.

Sinopse: Aspirando e Expelindo” do jovem autor Gabriel Ferreira traz sisudos poemas breves em que se misturam figuras de linguagem com esquemas comunicativos leves, mas de forte sinestesia. É a poesia falando de coração para coração e de si para si mesmo. São reflexões sobre o passar do tempo, sobre os lugares de estar em companhia do ser amado. Há poema com versos cada um de uma palavra só, mas, de repente, o leitor encontra uma frase poética que é uma prosa reflexiva. O poeta apresenta o amor na figura “dela”, sempre caricata, mas imaginável em carne e ossos, olhos e rosto, abraçando e beijando. Mesmo com temas tão diversos, há uma linha unitária firme, nenhum poema é longo ou enfastiante. O único problema é que se termina de ler a obra toda e fica um gosto muito forte de “quero mais”.

ENTREVISTA:

Conexão Literatura: Poderia contar para os nossos leitores como foi o seu início no meio literário?


Gabriel Ferreira: Sempre gostei de ler e escrever, desde criança, então logo emplaquei os meus primeiros projetos literários, ainda na escola, lá por 2005 e 2006, mas foram livros bem pontuais e sem nenhum grande lançamento. 
Conexão Literatura: Você é autor do livro “Aspirando e Expelindo” (Editora Chiado). Poderia comentar?

Gabriel Ferreira:  Aos 14 anos comecei escrever poemas, frases, pensamentos, sentimentos e que foram se juntando por todo esse tempo, até  o inicio de 2017, que foi quando decidi compactar tudo e enviar para a editora e aos poucos foi nascendo o livro com 57 poemas.

Conexão Literatura: Poderia falar mais sobre o fotógrafo e as fotografias contidas em seu livro?


Gabriel Ferreira: Em um primeiro momento teriam só os poemas, mas a editora chegou com a ideia das fotografias, então eu decidi que gostaria de fazer fotos inéditas e que poderiam representar a minha mensagem, de uma maneira que fizesse sentido na minha cabeça. Então logo convidei o meu amigo Guilherme e expliquei como que eu gostaria que ficassem as imagens e surpreendentemente ele conseguiu entender a essência do “Aspirando e Expelindo”. Só que depois coloquei na cabeça que eu gostaria de mais duas fotos, ai lembrei das fotos de uma amiga, a Victória que tinha uma fotografia, da qual representava muito um dos poemas. E também teve a foto de outra amiga, a Helena, que foi uma das primeiras imagens a serem escolhidas, logo quando ficou decidido que entraria fotos no livro, porque é uma imagem que representa muito a vibe do livro, além de aparecer o meu pé (dentro de um tênis, claro kkk).

Conexão Literatura: Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seu livro?

Gabriel Ferreira: Não ocorreu pesquisas, foi muito mais relacionado a vivências e observações. Os poemas foram escritos dos 14 aos 19 anos. Depois uns 8 meses de preparação e ajustes, até chegar nas lojas.

Conexão Literatura: Poderia destacar um trecho do qual você acha especial em seu livro?

Gabriel Ferreira: São tantos... Mas eu vou falar esse aqui
XXXIII
Eu vou cambaleando por aí
Eu vou sendo feliz por aí
Eu vou ir pelo caminho mais difícil
Eu vou ir pela contramão
Eu vou tentar levar a alegria no bolso.
Eu vou andar todo torto
Eu vou andar dançando  por aí
Eu vou ir cantando, mesmo a minha voz não sendo boa.

Conexão Literatura: Como o leitor interessado deverá proceder para adquirir um exemplar do seu livro e saber um pouco mais sobre você e o seu trabalho literário?

Gabriel Ferreira: O livro está disponível em algumas livrarias: Martins Fontes, Amazon, Livraria Cultura e Saraiva. E para saber mais sobre o meu trabalho, só acompanhar o www.portalgabriel.com e o instagram.com\santanagabriel

Conexão Literatura: Existem novos projetos em pauta?

Gabriel Ferreira: Ah sim sempre, mas a ideia é que eu continue divulgando o meu livro, pelo menos até o final do ano, mas quem sabe antes disso surja alguma novidade.
Perguntas rápidas:   
Um livro: Elixir
Um (a) autor (a): Stephen Chbosky
Um ator ou atriz: Craig Roberts
Um filme: Mar Adentro
Um dia especial: 15 de abril de 2018- Primeira sessão de autógrafos do Aspirando e Expelindo

Conexão Literatura: Deseja encerrar com mais algum comentário?

Gabriel Ferreira: Gostaria de convidar a todos os leitores da Conexão Literatura para ler o meu livro de poemas, Aspirando e Expelindo.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Baixe a Revista (Clique Sobre a Capa)

baixar

E-mail: ademirpascale@gmail.com

>> Para Divulgação Literária: Clique aqui

Curta Nossa Fanpage

Siga Conexão Literatura Nas Redes Sociais:

Receba nossas novidades por e-mail (você receberá um email de confirmação):

Anuncie e Publique Conosco

Posts mais acessados da semana

SROMERO PUBLISHER

LIVRO DESTAQUE

LIVRO: TRAVESTIS BRASILEIRAS EM PORTUGAL

FUTURO! - ROBERTO FIORI

ENCONTRE UMA EDITORA PARA O SEU LIVRO

LIVRO: TRAVESSURAS DA MINHA MENINA MÁ

Passaram por aqui


Labels